Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Tatiana de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Eduardo de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2587
Resumo: A produção de materiais didáticos é um processo desafiador de construção do conhecimento, especialmente quando consideramos o uso de recursos estatísticos e cartográficos para sua elaboração. Em um contexto de pandemia em que se amplia a pressão pelo contato online com os estudantes, a confecção e envio de materiais didáticos que dialoguem com o momento atual foi um caminho de trabalho que escolhemos. Neste processo, os dados estatísticos e a produção cartográfica foram ferramentas utilizadas na tentativa de debater o COVID-19 considerando as desigualdades regionais nas escalas nacional e municipal da cidade do Rio de Janeiro. A partir da análise, mais do que padrões espaciais de desigualdade e segregação ligados ao COVID-19, diferentes insuficiências encontradas nos dados possibilitaram pensar em uma geografia das ausências, isto é, a possibilidade metodológica de abordar conteúdos, fenômenos e processos socioespaciais a partir da falta, ou seja, daquilo que os dados aparentemente não revelam, não contabilizam estatisticamente, ou mesmo invisibilizam.  Apontamos neste artigo a possibilidade da ausência como categoria de análise geográfica que pode ser usada enquanto recurso na produção de materiais didáticos.
id CP2-1_1ec90d943982d3af3d673e7aadd968ef
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2587
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticosGeografiaEstatísticaCartografiaSegregaçãoEstado.Geografia Escolar. PandemiaA produção de materiais didáticos é um processo desafiador de construção do conhecimento, especialmente quando consideramos o uso de recursos estatísticos e cartográficos para sua elaboração. Em um contexto de pandemia em que se amplia a pressão pelo contato online com os estudantes, a confecção e envio de materiais didáticos que dialoguem com o momento atual foi um caminho de trabalho que escolhemos. Neste processo, os dados estatísticos e a produção cartográfica foram ferramentas utilizadas na tentativa de debater o COVID-19 considerando as desigualdades regionais nas escalas nacional e municipal da cidade do Rio de Janeiro. A partir da análise, mais do que padrões espaciais de desigualdade e segregação ligados ao COVID-19, diferentes insuficiências encontradas nos dados possibilitaram pensar em uma geografia das ausências, isto é, a possibilidade metodológica de abordar conteúdos, fenômenos e processos socioespaciais a partir da falta, ou seja, daquilo que os dados aparentemente não revelam, não contabilizam estatisticamente, ou mesmo invisibilizam.  Apontamos neste artigo a possibilidade da ausência como categoria de análise geográfica que pode ser usada enquanto recurso na produção de materiais didáticos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2587Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 79-932358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2587/1952Ferreira, Tatiana de SouzaRodrigues, Eduardo de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2587Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos
title Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos
spellingShingle Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos
Ferreira, Tatiana de Souza
Geografia
Estatística
Cartografia
Segregação
Estado.
Geografia Escolar. Pandemia
title_short Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos
title_full Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos
title_fullStr Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos
title_full_unstemmed Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos
title_sort Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos
author Ferreira, Tatiana de Souza
author_facet Ferreira, Tatiana de Souza
Rodrigues, Eduardo de Oliveira
author_role author
author2 Rodrigues, Eduardo de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Tatiana de Souza
Rodrigues, Eduardo de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Estatística
Cartografia
Segregação
Estado.
Geografia Escolar. Pandemia
topic Geografia
Estatística
Cartografia
Segregação
Estado.
Geografia Escolar. Pandemia
description A produção de materiais didáticos é um processo desafiador de construção do conhecimento, especialmente quando consideramos o uso de recursos estatísticos e cartográficos para sua elaboração. Em um contexto de pandemia em que se amplia a pressão pelo contato online com os estudantes, a confecção e envio de materiais didáticos que dialoguem com o momento atual foi um caminho de trabalho que escolhemos. Neste processo, os dados estatísticos e a produção cartográfica foram ferramentas utilizadas na tentativa de debater o COVID-19 considerando as desigualdades regionais nas escalas nacional e municipal da cidade do Rio de Janeiro. A partir da análise, mais do que padrões espaciais de desigualdade e segregação ligados ao COVID-19, diferentes insuficiências encontradas nos dados possibilitaram pensar em uma geografia das ausências, isto é, a possibilidade metodológica de abordar conteúdos, fenômenos e processos socioespaciais a partir da falta, ou seja, daquilo que os dados aparentemente não revelam, não contabilizam estatisticamente, ou mesmo invisibilizam.  Apontamos neste artigo a possibilidade da ausência como categoria de análise geográfica que pode ser usada enquanto recurso na produção de materiais didáticos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2587
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2587/1952
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 79-93
2358-4467
10.33025/grgcp2.v7i13
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177093173248