Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2587 |
Resumo: | A produção de materiais didáticos é um processo desafiador de construção do conhecimento, especialmente quando consideramos o uso de recursos estatísticos e cartográficos para sua elaboração. Em um contexto de pandemia em que se amplia a pressão pelo contato online com os estudantes, a confecção e envio de materiais didáticos que dialoguem com o momento atual foi um caminho de trabalho que escolhemos. Neste processo, os dados estatísticos e a produção cartográfica foram ferramentas utilizadas na tentativa de debater o COVID-19 considerando as desigualdades regionais nas escalas nacional e municipal da cidade do Rio de Janeiro. A partir da análise, mais do que padrões espaciais de desigualdade e segregação ligados ao COVID-19, diferentes insuficiências encontradas nos dados possibilitaram pensar em uma geografia das ausências, isto é, a possibilidade metodológica de abordar conteúdos, fenômenos e processos socioespaciais a partir da falta, ou seja, daquilo que os dados aparentemente não revelam, não contabilizam estatisticamente, ou mesmo invisibilizam. Apontamos neste artigo a possibilidade da ausência como categoria de análise geográfica que pode ser usada enquanto recurso na produção de materiais didáticos. |
id |
CP2-1_1ec90d943982d3af3d673e7aadd968ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2587 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticosGeografiaEstatísticaCartografiaSegregaçãoEstado.Geografia Escolar. PandemiaA produção de materiais didáticos é um processo desafiador de construção do conhecimento, especialmente quando consideramos o uso de recursos estatísticos e cartográficos para sua elaboração. Em um contexto de pandemia em que se amplia a pressão pelo contato online com os estudantes, a confecção e envio de materiais didáticos que dialoguem com o momento atual foi um caminho de trabalho que escolhemos. Neste processo, os dados estatísticos e a produção cartográfica foram ferramentas utilizadas na tentativa de debater o COVID-19 considerando as desigualdades regionais nas escalas nacional e municipal da cidade do Rio de Janeiro. A partir da análise, mais do que padrões espaciais de desigualdade e segregação ligados ao COVID-19, diferentes insuficiências encontradas nos dados possibilitaram pensar em uma geografia das ausências, isto é, a possibilidade metodológica de abordar conteúdos, fenômenos e processos socioespaciais a partir da falta, ou seja, daquilo que os dados aparentemente não revelam, não contabilizam estatisticamente, ou mesmo invisibilizam. Apontamos neste artigo a possibilidade da ausência como categoria de análise geográfica que pode ser usada enquanto recurso na produção de materiais didáticos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2587Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 79-932358-446710.33025/grgcp2.v7i13reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2587/1952Ferreira, Tatiana de SouzaRodrigues, Eduardo de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-26T20:26:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2587Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-26T20:26Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos |
title |
Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos |
spellingShingle |
Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos Ferreira, Tatiana de Souza Geografia Estatística Cartografia Segregação Estado. Geografia Escolar. Pandemia |
title_short |
Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos |
title_full |
Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos |
title_fullStr |
Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos |
title_full_unstemmed |
Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos |
title_sort |
Cartografando segregação na pandemia: a geografia das ausências e o seu papel na produção de materiais didáticos |
author |
Ferreira, Tatiana de Souza |
author_facet |
Ferreira, Tatiana de Souza Rodrigues, Eduardo de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Eduardo de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Tatiana de Souza Rodrigues, Eduardo de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Estatística Cartografia Segregação Estado. Geografia Escolar. Pandemia |
topic |
Geografia Estatística Cartografia Segregação Estado. Geografia Escolar. Pandemia |
description |
A produção de materiais didáticos é um processo desafiador de construção do conhecimento, especialmente quando consideramos o uso de recursos estatísticos e cartográficos para sua elaboração. Em um contexto de pandemia em que se amplia a pressão pelo contato online com os estudantes, a confecção e envio de materiais didáticos que dialoguem com o momento atual foi um caminho de trabalho que escolhemos. Neste processo, os dados estatísticos e a produção cartográfica foram ferramentas utilizadas na tentativa de debater o COVID-19 considerando as desigualdades regionais nas escalas nacional e municipal da cidade do Rio de Janeiro. A partir da análise, mais do que padrões espaciais de desigualdade e segregação ligados ao COVID-19, diferentes insuficiências encontradas nos dados possibilitaram pensar em uma geografia das ausências, isto é, a possibilidade metodológica de abordar conteúdos, fenômenos e processos socioespaciais a partir da falta, ou seja, daquilo que os dados aparentemente não revelam, não contabilizam estatisticamente, ou mesmo invisibilizam. Apontamos neste artigo a possibilidade da ausência como categoria de análise geográfica que pode ser usada enquanto recurso na produção de materiais didáticos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2587 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2587/1952 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 13 (2020): DOSSIÊ GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA; 79-93 2358-4467 10.33025/grgcp2.v7i13 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177093173248 |