O ENSINO DE GEOGRAFIA SOBRE A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NAS CIDADES BRASILEIRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Mugiany Oliveira Brito
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geografar
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/65346
Resumo:  As cidades brasileiras apresentam desafios, no que se refere ao espaço urbano, que não são indiferentes à realidade do processo de ensino-aprendizagem na educação básica, sobretudo quando estudados pela compreensão da Geografia. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivos entender o que pode ser estudado na escola básica quando o assunto é segregação socioespacial e contribuir para a orientação da mediação didática do professor de Geografia ao trabalhar esse assunto. Apresentam-se duas sínteses sobre as principais ideias acerca da segregação socioespacial, defendidas por autores estrangeiros e brasileiros, conforme Negri (2008) e Araújo (2017). Foram feitas algumas problematizações e sugestões sobre como mediar conhecimentos geográficos relacionados ao tema segregação socioespacial para a educação básica, como base nas proposições de Cavalcanti, (2014) e Portela, (2017). As ideias apresentadas reafirmam a importância da permanência do conhecimento geográfico em todos os níveis da Educação Básica bem como a indicação de que, sem entender o que é segregação socioespacial, as crianças e jovens perderão a possibilidade de se desenvolverem como cidadãos atuantes na cidade. 
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spelling O ENSINO DE GEOGRAFIA SOBRE A SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NAS CIDADES BRASILEIRASThe teaching of Geography on socio-spatial segregation in Brazilian citiesEnsino; Geografia; Segregação; Cidades. As cidades brasileiras apresentam desafios, no que se refere ao espaço urbano, que não são indiferentes à realidade do processo de ensino-aprendizagem na educação básica, sobretudo quando estudados pela compreensão da Geografia. Nessa perspectiva, este artigo tem como objetivos entender o que pode ser estudado na escola básica quando o assunto é segregação socioespacial e contribuir para a orientação da mediação didática do professor de Geografia ao trabalhar esse assunto. Apresentam-se duas sínteses sobre as principais ideias acerca da segregação socioespacial, defendidas por autores estrangeiros e brasileiros, conforme Negri (2008) e Araújo (2017). Foram feitas algumas problematizações e sugestões sobre como mediar conhecimentos geográficos relacionados ao tema segregação socioespacial para a educação básica, como base nas proposições de Cavalcanti, (2014) e Portela, (2017). As ideias apresentadas reafirmam a importância da permanência do conhecimento geográfico em todos os níveis da Educação Básica bem como a indicação de que, sem entender o que é segregação socioespacial, as crianças e jovens perderão a possibilidade de se desenvolverem como cidadãos atuantes na cidade. Brazilian cities present challenges with regard to urban space, which are not indifferent to the reality of the teaching-learning process in basic education, especially when studied by the understanding of Geography.  In this perspective, this article aims to understand what can be studied in elementary school   when   the   subject   is   socio   spatial   segregation   and   contribute   to   the   didactic   mediation orientation of the Geography teacher when working at this subject. Two summaries are presented about the main ideas about socio spatial segregation, defended by foreigners and Brazilian authors, according to Negri (2008) and Araújo (2017). Some problematizations and suggestions were made about how to mediate geographic knowledge related to the theme of socio spatial segregation for basic education, based on the propositions of Cavalcanti. (2014) and Portela (2017). The presented ideas reaffirm the importance of permanence of geographical knowledge in all levels of Basic Education as well as the indication that, without the understanding about what is socio spatial segregation, children and young people will lose the possibility of developing themselves as active citizens in the city.UFPRPortela, Mugiany Oliveira Brito2020-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/6534610.5380/geografar.v15i1.65346REVISTA GEOGRAFAR; v. 15, n. 1 (2020); 44-601981-089X10.5380/geografar.v15i1reponame:Revista Geografarinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/65346/40770https://revistas.ufpr.br/geografar/article/view/65346/41253https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/65346/38109https://revistas.ufpr.br/geografar/article/downloadSuppFile/65346/38110Direitos autorais 2020 REVISTA GEOGRAFARinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-31T22:42:46Zoai:revistas.ufpr.br:article/65346Revistahttps://revistas.ufpr.br/geografarPUBhttps://revistas.ufpr.br/geografar/oai||geografar@ufpr.br1981-089X1981-089Xopendoar:2020-07-31T22:42:46Revista Geografar - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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