Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Igayara-Souza, Susana Cecilia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1573
Resumo: Este trabalho analisa livros didáticos de mulheres professoras em três diferentes espaços educativos: a formação de professores para a escolarização formal, o ensino superior de música e a formação teórico-analítica para intérpretes em cursos privados, representados respectivamente por Ceição de Barros Barreto, Antonietta de Souza e Sofia Melo Oliveira. As autoras selecionadas fazem parte de um conjunto estudado em pesquisa anterior no âmbito da História da Educação, que analisou a produção de 36 diferentes autoras entre as seis primeiras décadas do século XX. Como resultados, conclui-se que o impresso foi o meio privilegiado para os materiais didáticos e que a prática musical é privilegiada nos processos de aprendizagem musical. Pretende-se, portanto, demonstrar a importância do livro didático de música como fonte para a história da educação musical no Brasil em seus múltiplos contextos. 
id CP2-1_26785fe171a29547eebd0aeb931add68
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1573
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográficoMulheres professorasLivro didáticoHistória da Educação Musical no Brasil.Este trabalho analisa livros didáticos de mulheres professoras em três diferentes espaços educativos: a formação de professores para a escolarização formal, o ensino superior de música e a formação teórico-analítica para intérpretes em cursos privados, representados respectivamente por Ceição de Barros Barreto, Antonietta de Souza e Sofia Melo Oliveira. As autoras selecionadas fazem parte de um conjunto estudado em pesquisa anterior no âmbito da História da Educação, que analisou a produção de 36 diferentes autoras entre as seis primeiras décadas do século XX. Como resultados, conclui-se que o impresso foi o meio privilegiado para os materiais didáticos e que a prática musical é privilegiada nos processos de aprendizagem musical. Pretende-se, portanto, demonstrar a importância do livro didático de música como fonte para a história da educação musical no Brasil em seus múltiplos contextos. Colégio Pedro II2018-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1573Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 4 n. 6 (2016): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 49-642594407X2236121910.33025/irdemcp2.v4i6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1573/1138Igayara-Souza, Susana Ceciliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T00:39:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1573Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-29T00:39:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico
title Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico
spellingShingle Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico
Igayara-Souza, Susana Cecilia
Mulheres professoras
Livro didático
História da Educação Musical no Brasil.
title_short Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico
title_full Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico
title_fullStr Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico
title_full_unstemmed Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico
title_sort Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico
author Igayara-Souza, Susana Cecilia
author_facet Igayara-Souza, Susana Cecilia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Igayara-Souza, Susana Cecilia
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres professoras
Livro didático
História da Educação Musical no Brasil.
topic Mulheres professoras
Livro didático
História da Educação Musical no Brasil.
description Este trabalho analisa livros didáticos de mulheres professoras em três diferentes espaços educativos: a formação de professores para a escolarização formal, o ensino superior de música e a formação teórico-analítica para intérpretes em cursos privados, representados respectivamente por Ceição de Barros Barreto, Antonietta de Souza e Sofia Melo Oliveira. As autoras selecionadas fazem parte de um conjunto estudado em pesquisa anterior no âmbito da História da Educação, que analisou a produção de 36 diferentes autoras entre as seis primeiras décadas do século XX. Como resultados, conclui-se que o impresso foi o meio privilegiado para os materiais didáticos e que a prática musical é privilegiada nos processos de aprendizagem musical. Pretende-se, portanto, demonstrar a importância do livro didático de música como fonte para a história da educação musical no Brasil em seus múltiplos contextos. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1573
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1573/1138
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 4 n. 6 (2016): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 49-64
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v4i6
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181416452096