Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1573 |
Resumo: | Este trabalho analisa livros didáticos de mulheres professoras em três diferentes espaços educativos: a formação de professores para a escolarização formal, o ensino superior de música e a formação teórico-analítica para intérpretes em cursos privados, representados respectivamente por Ceição de Barros Barreto, Antonietta de Souza e Sofia Melo Oliveira. As autoras selecionadas fazem parte de um conjunto estudado em pesquisa anterior no âmbito da História da Educação, que analisou a produção de 36 diferentes autoras entre as seis primeiras décadas do século XX. Como resultados, conclui-se que o impresso foi o meio privilegiado para os materiais didáticos e que a prática musical é privilegiada nos processos de aprendizagem musical. Pretende-se, portanto, demonstrar a importância do livro didático de música como fonte para a história da educação musical no Brasil em seus múltiplos contextos. |
id |
CP2-1_26785fe171a29547eebd0aeb931add68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1573 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográficoMulheres professorasLivro didáticoHistória da Educação Musical no Brasil.Este trabalho analisa livros didáticos de mulheres professoras em três diferentes espaços educativos: a formação de professores para a escolarização formal, o ensino superior de música e a formação teórico-analítica para intérpretes em cursos privados, representados respectivamente por Ceição de Barros Barreto, Antonietta de Souza e Sofia Melo Oliveira. As autoras selecionadas fazem parte de um conjunto estudado em pesquisa anterior no âmbito da História da Educação, que analisou a produção de 36 diferentes autoras entre as seis primeiras décadas do século XX. Como resultados, conclui-se que o impresso foi o meio privilegiado para os materiais didáticos e que a prática musical é privilegiada nos processos de aprendizagem musical. Pretende-se, portanto, demonstrar a importância do livro didático de música como fonte para a história da educação musical no Brasil em seus múltiplos contextos. Colégio Pedro II2018-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1573Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 4 n. 6 (2016): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 49-642594407X2236121910.33025/irdemcp2.v4i6reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1573/1138Igayara-Souza, Susana Ceciliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T00:39:14Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1573Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-29T00:39:14Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico |
title |
Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico |
spellingShingle |
Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico Igayara-Souza, Susana Cecilia Mulheres professoras Livro didático História da Educação Musical no Brasil. |
title_short |
Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico |
title_full |
Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico |
title_fullStr |
Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico |
title_full_unstemmed |
Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico |
title_sort |
Mulheres professoras de música e sua produção didática: um olhar historiográfico |
author |
Igayara-Souza, Susana Cecilia |
author_facet |
Igayara-Souza, Susana Cecilia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Igayara-Souza, Susana Cecilia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres professoras Livro didático História da Educação Musical no Brasil. |
topic |
Mulheres professoras Livro didático História da Educação Musical no Brasil. |
description |
Este trabalho analisa livros didáticos de mulheres professoras em três diferentes espaços educativos: a formação de professores para a escolarização formal, o ensino superior de música e a formação teórico-analítica para intérpretes em cursos privados, representados respectivamente por Ceição de Barros Barreto, Antonietta de Souza e Sofia Melo Oliveira. As autoras selecionadas fazem parte de um conjunto estudado em pesquisa anterior no âmbito da História da Educação, que analisou a produção de 36 diferentes autoras entre as seis primeiras décadas do século XX. Como resultados, conclui-se que o impresso foi o meio privilegiado para os materiais didáticos e que a prática musical é privilegiada nos processos de aprendizagem musical. Pretende-se, portanto, demonstrar a importância do livro didático de música como fonte para a história da educação musical no Brasil em seus múltiplos contextos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1573 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1573/1138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 4 n. 6 (2016): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 49-64 2594407X 22361219 10.33025/irdemcp2.v4i6 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181416452096 |