Educação de surdos no Brasil e Bilinguismo: um olhar sobre o tema.
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3160 |
Resumo: | RESUMO: O objetivo deste texto consiste em fazer um levantamento do processo histórico da educação de surdos no Brasil e introduzir elementos que cooperem para a reflexão sobre a complexidade do que temos entendido como bilinguismo, com enfoque para a relevância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no ensino de pessoas surdas e sua influência no processo formativo. É importante compreender que a educação de surdos no Brasil ficou historicamente inserida no campo da educação especial desde os seus primeiros registros e durante, praticamente, todo o século XX. Disputas ideológicas se fizeram presente e o debate sobre a língua ideal para a escolarização de surdos transitou entre a língua de sinais, o oralismo e a comunicação total. Somente nas últimas duas décadas desse século, o bilinguismo assumiu centralidade dos debates sobre educação de surdos e, desde então, vem se estabelecendo como uma tendência e influenciando a forma de se compreender a surdez, atualmente, nos estudos surdos, entendida a partir de um enfoque da diferença. Assim, através de fontes bibliográficas, a investigação se ocupará de apresentar os marcos essenciais da educação de surdos no Brasil, apresentar reflexões sobre a língua e a ausência de língua e evidenciar a relevância do bilinguismo na educação de surdos. Destacamos que esse artigo traz um recorte do referencial teórico da dissertação de mestrado intitulada “Uma investigação das expectativas de jovens surdos para a etapa final da educação básica: em discussão o ensino médio técnico integrado.” |
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Educação de surdos no Brasil e Bilinguismo: um olhar sobre o tema.Palavras-ChaveEnsinoEducação de surdosBilinguismo RESUMO: O objetivo deste texto consiste em fazer um levantamento do processo histórico da educação de surdos no Brasil e introduzir elementos que cooperem para a reflexão sobre a complexidade do que temos entendido como bilinguismo, com enfoque para a relevância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no ensino de pessoas surdas e sua influência no processo formativo. É importante compreender que a educação de surdos no Brasil ficou historicamente inserida no campo da educação especial desde os seus primeiros registros e durante, praticamente, todo o século XX. Disputas ideológicas se fizeram presente e o debate sobre a língua ideal para a escolarização de surdos transitou entre a língua de sinais, o oralismo e a comunicação total. Somente nas últimas duas décadas desse século, o bilinguismo assumiu centralidade dos debates sobre educação de surdos e, desde então, vem se estabelecendo como uma tendência e influenciando a forma de se compreender a surdez, atualmente, nos estudos surdos, entendida a partir de um enfoque da diferença. Assim, através de fontes bibliográficas, a investigação se ocupará de apresentar os marcos essenciais da educação de surdos no Brasil, apresentar reflexões sobre a língua e a ausência de língua e evidenciar a relevância do bilinguismo na educação de surdos. Destacamos que esse artigo traz um recorte do referencial teórico da dissertação de mestrado intitulada “Uma investigação das expectativas de jovens surdos para a etapa final da educação básica: em discussão o ensino médio técnico integrado.”Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3160Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 176-1942525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3160/2282Nordio, Vera AparecidaNeves, Rogério da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3160Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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