Educação de surdos no Brasil e Bilinguismo: um olhar sobre o tema.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nordio, Vera Aparecida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Neves, Rogério da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3160
Resumo:  RESUMO: O objetivo deste texto consiste em fazer um levantamento do processo histórico da educação de surdos no Brasil e introduzir elementos que cooperem para a reflexão sobre a complexidade do que temos entendido como bilinguismo, com enfoque para a relevância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no ensino de pessoas surdas e sua influência no processo formativo. É importante compreender que a educação de surdos no Brasil ficou historicamente inserida no campo da educação especial desde os seus primeiros registros e durante, praticamente, todo o século XX. Disputas ideológicas se fizeram presente e o debate sobre a língua ideal para a escolarização de surdos transitou entre a língua de sinais, o oralismo e a comunicação total. Somente nas últimas duas décadas desse século, o bilinguismo assumiu centralidade dos debates sobre educação de surdos e, desde então, vem se estabelecendo como uma tendência e influenciando a forma de se compreender a surdez, atualmente, nos estudos surdos, entendida a partir de um enfoque da diferença.  Assim, através de fontes bibliográficas, a investigação se ocupará de apresentar os marcos essenciais da educação de surdos no Brasil, apresentar reflexões sobre a língua e a ausência de língua e evidenciar a relevância do bilinguismo na educação de surdos. Destacamos que esse artigo traz um recorte do referencial teórico da dissertação de mestrado intitulada “Uma investigação das expectativas de jovens surdos para a etapa final da educação básica: em discussão o ensino médio técnico integrado.”
id CP2-1_26be2474628072890109e471164d7e59
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3160
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Educação de surdos no Brasil e Bilinguismo: um olhar sobre o tema.Palavras-ChaveEnsinoEducação de surdosBilinguismo RESUMO: O objetivo deste texto consiste em fazer um levantamento do processo histórico da educação de surdos no Brasil e introduzir elementos que cooperem para a reflexão sobre a complexidade do que temos entendido como bilinguismo, com enfoque para a relevância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no ensino de pessoas surdas e sua influência no processo formativo. É importante compreender que a educação de surdos no Brasil ficou historicamente inserida no campo da educação especial desde os seus primeiros registros e durante, praticamente, todo o século XX. Disputas ideológicas se fizeram presente e o debate sobre a língua ideal para a escolarização de surdos transitou entre a língua de sinais, o oralismo e a comunicação total. Somente nas últimas duas décadas desse século, o bilinguismo assumiu centralidade dos debates sobre educação de surdos e, desde então, vem se estabelecendo como uma tendência e influenciando a forma de se compreender a surdez, atualmente, nos estudos surdos, entendida a partir de um enfoque da diferença.  Assim, através de fontes bibliográficas, a investigação se ocupará de apresentar os marcos essenciais da educação de surdos no Brasil, apresentar reflexões sobre a língua e a ausência de língua e evidenciar a relevância do bilinguismo na educação de surdos. Destacamos que esse artigo traz um recorte do referencial teórico da dissertação de mestrado intitulada “Uma investigação das expectativas de jovens surdos para a etapa final da educação básica: em discussão o ensino médio técnico integrado.”Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3160Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 176-1942525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3160/2282Nordio, Vera AparecidaNeves, Rogério da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3160Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação de surdos no Brasil e Bilinguismo: um olhar sobre o tema.
title Educação de surdos no Brasil e Bilinguismo: um olhar sobre o tema.
spellingShingle Educação de surdos no Brasil e Bilinguismo: um olhar sobre o tema.
Nordio, Vera Aparecida
Palavras-Chave
Ensino
Educação de surdos
Bilinguismo
title_short Educação de surdos no Brasil e Bilinguismo: um olhar sobre o tema.
title_full Educação de surdos no Brasil e Bilinguismo: um olhar sobre o tema.
title_fullStr Educação de surdos no Brasil e Bilinguismo: um olhar sobre o tema.
title_full_unstemmed Educação de surdos no Brasil e Bilinguismo: um olhar sobre o tema.
title_sort Educação de surdos no Brasil e Bilinguismo: um olhar sobre o tema.
author Nordio, Vera Aparecida
author_facet Nordio, Vera Aparecida
Neves, Rogério da Costa
author_role author
author2 Neves, Rogério da Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nordio, Vera Aparecida
Neves, Rogério da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-Chave
Ensino
Educação de surdos
Bilinguismo
topic Palavras-Chave
Ensino
Educação de surdos
Bilinguismo
description  RESUMO: O objetivo deste texto consiste em fazer um levantamento do processo histórico da educação de surdos no Brasil e introduzir elementos que cooperem para a reflexão sobre a complexidade do que temos entendido como bilinguismo, com enfoque para a relevância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) no ensino de pessoas surdas e sua influência no processo formativo. É importante compreender que a educação de surdos no Brasil ficou historicamente inserida no campo da educação especial desde os seus primeiros registros e durante, praticamente, todo o século XX. Disputas ideológicas se fizeram presente e o debate sobre a língua ideal para a escolarização de surdos transitou entre a língua de sinais, o oralismo e a comunicação total. Somente nas últimas duas décadas desse século, o bilinguismo assumiu centralidade dos debates sobre educação de surdos e, desde então, vem se estabelecendo como uma tendência e influenciando a forma de se compreender a surdez, atualmente, nos estudos surdos, entendida a partir de um enfoque da diferença.  Assim, através de fontes bibliográficas, a investigação se ocupará de apresentar os marcos essenciais da educação de surdos no Brasil, apresentar reflexões sobre a língua e a ausência de língua e evidenciar a relevância do bilinguismo na educação de surdos. Destacamos que esse artigo traz um recorte do referencial teórico da dissertação de mestrado intitulada “Uma investigação das expectativas de jovens surdos para a etapa final da educação básica: em discussão o ensino médio técnico integrado.”
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3160
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3160/2282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 176-194
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180920475648