Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ulhôa, Leonardo Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3301
Resumo: Este artigo procede de algumas reflexões que problematizam o uso das imagens como recurso didático-metodológico no ensino de Geografia, destacando, em particular, as dificuldades e os limites impostos pela fotografia ao funcionar como mediadora entre o mundo real e a possível leitura da mesma pelos alunos que a utilizam. Para tanto, apoiamo-nos, fundamentalmente, nas abordagens téoricas desenvolvidas por Regis Debray (2011), Jean-Jacques Wunenburger (2007) e Roland Barthes (2003), tendo em vista seus profícuos estudos acerca do status e dos equívocos imputados à imagem. Assim, considerando que as imagens fotográficas podem ser compreendidas, simultaneamente, como presença e sucedâneo de algo que se encontra distante do leitor, interrogamos se elas representam um reflexo fiel da realidade. A outra face da questão diz respeito aos códigos invisíveis que se encontram nas imagens, os quais, muitas vezes, impossibilitam ou dificultam sua decodificação e leitura. Propomo-nos, então, realizar uma discussão epistemológica sobre a noção de imagem, articulada a um referente externo, a realidade. Inadvertidamente, um observador ingênuo poderia pensar que as imagens são as janelas do mundo. Porém, cumpre-nos ressaltar que elas não são obtidas espontaneamente; por isso, devem ser entendidas como uma elaboração da realidade, e não a realidade em si mesma.
id CP2-1_26f52d9123af914a7618fefa39ca97fd
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3301
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representadaImagemFotografiaRepresentaçãoEnsinoGeografiaEnsino de GeografiaImagensEste artigo procede de algumas reflexões que problematizam o uso das imagens como recurso didático-metodológico no ensino de Geografia, destacando, em particular, as dificuldades e os limites impostos pela fotografia ao funcionar como mediadora entre o mundo real e a possível leitura da mesma pelos alunos que a utilizam. Para tanto, apoiamo-nos, fundamentalmente, nas abordagens téoricas desenvolvidas por Regis Debray (2011), Jean-Jacques Wunenburger (2007) e Roland Barthes (2003), tendo em vista seus profícuos estudos acerca do status e dos equívocos imputados à imagem. Assim, considerando que as imagens fotográficas podem ser compreendidas, simultaneamente, como presença e sucedâneo de algo que se encontra distante do leitor, interrogamos se elas representam um reflexo fiel da realidade. A outra face da questão diz respeito aos códigos invisíveis que se encontram nas imagens, os quais, muitas vezes, impossibilitam ou dificultam sua decodificação e leitura. Propomo-nos, então, realizar uma discussão epistemológica sobre a noção de imagem, articulada a um referente externo, a realidade. Inadvertidamente, um observador ingênuo poderia pensar que as imagens são as janelas do mundo. Porém, cumpre-nos ressaltar que elas não são obtidas espontaneamente; por isso, devem ser entendidas como uma elaboração da realidade, e não a realidade em si mesma.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3301Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 7-192358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3301/2483Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessUlhôa, Leonardo Moreira2023-12-31T12:57:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3301Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:57Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada
title Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada
spellingShingle Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada
Ulhôa, Leonardo Moreira
Imagem
Fotografia
Representação
Ensino
Geografia
Ensino de Geografia
Imagens
title_short Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada
title_full Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada
title_fullStr Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada
title_full_unstemmed Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada
title_sort Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada
author Ulhôa, Leonardo Moreira
author_facet Ulhôa, Leonardo Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ulhôa, Leonardo Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Fotografia
Representação
Ensino
Geografia
Ensino de Geografia
Imagens
topic Imagem
Fotografia
Representação
Ensino
Geografia
Ensino de Geografia
Imagens
description Este artigo procede de algumas reflexões que problematizam o uso das imagens como recurso didático-metodológico no ensino de Geografia, destacando, em particular, as dificuldades e os limites impostos pela fotografia ao funcionar como mediadora entre o mundo real e a possível leitura da mesma pelos alunos que a utilizam. Para tanto, apoiamo-nos, fundamentalmente, nas abordagens téoricas desenvolvidas por Regis Debray (2011), Jean-Jacques Wunenburger (2007) e Roland Barthes (2003), tendo em vista seus profícuos estudos acerca do status e dos equívocos imputados à imagem. Assim, considerando que as imagens fotográficas podem ser compreendidas, simultaneamente, como presença e sucedâneo de algo que se encontra distante do leitor, interrogamos se elas representam um reflexo fiel da realidade. A outra face da questão diz respeito aos códigos invisíveis que se encontram nas imagens, os quais, muitas vezes, impossibilitam ou dificultam sua decodificação e leitura. Propomo-nos, então, realizar uma discussão epistemológica sobre a noção de imagem, articulada a um referente externo, a realidade. Inadvertidamente, um observador ingênuo poderia pensar que as imagens são as janelas do mundo. Porém, cumpre-nos ressaltar que elas não são obtidas espontaneamente; por isso, devem ser entendidas como uma elaboração da realidade, e não a realidade em si mesma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3301
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3301/2483
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 7-19
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i17
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177494777856