Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3301 |
Resumo: | Este artigo procede de algumas reflexões que problematizam o uso das imagens como recurso didático-metodológico no ensino de Geografia, destacando, em particular, as dificuldades e os limites impostos pela fotografia ao funcionar como mediadora entre o mundo real e a possível leitura da mesma pelos alunos que a utilizam. Para tanto, apoiamo-nos, fundamentalmente, nas abordagens téoricas desenvolvidas por Regis Debray (2011), Jean-Jacques Wunenburger (2007) e Roland Barthes (2003), tendo em vista seus profícuos estudos acerca do status e dos equívocos imputados à imagem. Assim, considerando que as imagens fotográficas podem ser compreendidas, simultaneamente, como presença e sucedâneo de algo que se encontra distante do leitor, interrogamos se elas representam um reflexo fiel da realidade. A outra face da questão diz respeito aos códigos invisíveis que se encontram nas imagens, os quais, muitas vezes, impossibilitam ou dificultam sua decodificação e leitura. Propomo-nos, então, realizar uma discussão epistemológica sobre a noção de imagem, articulada a um referente externo, a realidade. Inadvertidamente, um observador ingênuo poderia pensar que as imagens são as janelas do mundo. Porém, cumpre-nos ressaltar que elas não são obtidas espontaneamente; por isso, devem ser entendidas como uma elaboração da realidade, e não a realidade em si mesma. |
id |
CP2-1_26f52d9123af914a7618fefa39ca97fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3301 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representadaImagemFotografiaRepresentaçãoEnsinoGeografiaEnsino de GeografiaImagensEste artigo procede de algumas reflexões que problematizam o uso das imagens como recurso didático-metodológico no ensino de Geografia, destacando, em particular, as dificuldades e os limites impostos pela fotografia ao funcionar como mediadora entre o mundo real e a possível leitura da mesma pelos alunos que a utilizam. Para tanto, apoiamo-nos, fundamentalmente, nas abordagens téoricas desenvolvidas por Regis Debray (2011), Jean-Jacques Wunenburger (2007) e Roland Barthes (2003), tendo em vista seus profícuos estudos acerca do status e dos equívocos imputados à imagem. Assim, considerando que as imagens fotográficas podem ser compreendidas, simultaneamente, como presença e sucedâneo de algo que se encontra distante do leitor, interrogamos se elas representam um reflexo fiel da realidade. A outra face da questão diz respeito aos códigos invisíveis que se encontram nas imagens, os quais, muitas vezes, impossibilitam ou dificultam sua decodificação e leitura. Propomo-nos, então, realizar uma discussão epistemológica sobre a noção de imagem, articulada a um referente externo, a realidade. Inadvertidamente, um observador ingênuo poderia pensar que as imagens são as janelas do mundo. Porém, cumpre-nos ressaltar que elas não são obtidas espontaneamente; por isso, devem ser entendidas como uma elaboração da realidade, e não a realidade em si mesma.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3301Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 7-192358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3301/2483Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessUlhôa, Leonardo Moreira2023-12-31T12:57:00Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3301Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:57Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada |
title |
Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada |
spellingShingle |
Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada Ulhôa, Leonardo Moreira Imagem Fotografia Representação Ensino Geografia Ensino de Geografia Imagens |
title_short |
Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada |
title_full |
Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada |
title_fullStr |
Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada |
title_full_unstemmed |
Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada |
title_sort |
Sobre o uso e os paradoxos das imagens no ensino de Geografia: obstáculos entre a fotografia e a realidade representada |
author |
Ulhôa, Leonardo Moreira |
author_facet |
Ulhôa, Leonardo Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ulhôa, Leonardo Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem Fotografia Representação Ensino Geografia Ensino de Geografia Imagens |
topic |
Imagem Fotografia Representação Ensino Geografia Ensino de Geografia Imagens |
description |
Este artigo procede de algumas reflexões que problematizam o uso das imagens como recurso didático-metodológico no ensino de Geografia, destacando, em particular, as dificuldades e os limites impostos pela fotografia ao funcionar como mediadora entre o mundo real e a possível leitura da mesma pelos alunos que a utilizam. Para tanto, apoiamo-nos, fundamentalmente, nas abordagens téoricas desenvolvidas por Regis Debray (2011), Jean-Jacques Wunenburger (2007) e Roland Barthes (2003), tendo em vista seus profícuos estudos acerca do status e dos equívocos imputados à imagem. Assim, considerando que as imagens fotográficas podem ser compreendidas, simultaneamente, como presença e sucedâneo de algo que se encontra distante do leitor, interrogamos se elas representam um reflexo fiel da realidade. A outra face da questão diz respeito aos códigos invisíveis que se encontram nas imagens, os quais, muitas vezes, impossibilitam ou dificultam sua decodificação e leitura. Propomo-nos, então, realizar uma discussão epistemológica sobre a noção de imagem, articulada a um referente externo, a realidade. Inadvertidamente, um observador ingênuo poderia pensar que as imagens são as janelas do mundo. Porém, cumpre-nos ressaltar que elas não são obtidas espontaneamente; por isso, devem ser entendidas como uma elaboração da realidade, e não a realidade em si mesma. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3301 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3301/2483 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 7-19 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i17 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177494777856 |