Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ailclécia Fernandes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ramírez, Rosa Cerarols
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Entre-Lugar (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5132
Resumo: Vivemos atualmente em um mundo cada vez mais imagético, onde as imagens são utilizadas como linguagem não verbal para os mais diversos interesses. Considerando a facilidade de se obter uma fotografia e os muitos sentidos que nela podemos encontrar, entendemos que essa linguagem pode ser um meio de ler o espaço geográfico, apresentando-se como texto e não apenas como ilustração para o ensino de geografia. Sendo assim, este trabalho visa experimentar uma aproximação entre linguagem artística fotográfica e linguagem cientifica geográfica, observando como diferentes grupos com faixas etárias distintas leem o espaço geográfico através de fotografias. Tendo como foco o ambiente escolar, temos em vista a necessidade de se trabalhar os diversos meios imagéticos que estão cada vez mais presentes nos materiais didáticos do ensino de geografia. Apresentamos então, como proposta, uma experimentação em que alunos do ensino fundamental e médio irão fotografar aquilo que para eles representa a cidade. A análise será realizada observando possíveis diferenças e/ou aspectos comuns nas fotografias de acordo com a faixa etária dos grupos de alunos, procurando descobrir como o espaço geográfico vem sendo lido pelos alunos através de imagens e como esta experimentação pode contribuir no ensino básico da disciplina de geografia.
id UFGD-5_bd0be1bffeac6905318599438b765e07
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5132
network_acronym_str UFGD-5
network_name_str Entre-Lugar (Online)
repository_id_str
spelling Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagensGeografia. Linguagens. Fotografia.Vivemos atualmente em um mundo cada vez mais imagético, onde as imagens são utilizadas como linguagem não verbal para os mais diversos interesses. Considerando a facilidade de se obter uma fotografia e os muitos sentidos que nela podemos encontrar, entendemos que essa linguagem pode ser um meio de ler o espaço geográfico, apresentando-se como texto e não apenas como ilustração para o ensino de geografia. Sendo assim, este trabalho visa experimentar uma aproximação entre linguagem artística fotográfica e linguagem cientifica geográfica, observando como diferentes grupos com faixas etárias distintas leem o espaço geográfico através de fotografias. Tendo como foco o ambiente escolar, temos em vista a necessidade de se trabalhar os diversos meios imagéticos que estão cada vez mais presentes nos materiais didáticos do ensino de geografia. Apresentamos então, como proposta, uma experimentação em que alunos do ensino fundamental e médio irão fotografar aquilo que para eles representa a cidade. A análise será realizada observando possíveis diferenças e/ou aspectos comuns nas fotografias de acordo com a faixa etária dos grupos de alunos, procurando descobrir como o espaço geográfico vem sendo lido pelos alunos através de imagens e como esta experimentação pode contribuir no ensino básico da disciplina de geografia.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5132ENTRE-LUGAR; v. 5 n. 10 (2014); 52-672177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5132/2649Silva, Ailclécia FernandesRamírez, Rosa Cerarolsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T22:40:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5132Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T22:40:36Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens
title Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens
spellingShingle Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens
Silva, Ailclécia Fernandes
Geografia. Linguagens. Fotografia.
title_short Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens
title_full Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens
title_fullStr Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens
title_full_unstemmed Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens
title_sort Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens
author Silva, Ailclécia Fernandes
author_facet Silva, Ailclécia Fernandes
Ramírez, Rosa Cerarols
author_role author
author2 Ramírez, Rosa Cerarols
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ailclécia Fernandes
Ramírez, Rosa Cerarols
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia. Linguagens. Fotografia.
topic Geografia. Linguagens. Fotografia.
description Vivemos atualmente em um mundo cada vez mais imagético, onde as imagens são utilizadas como linguagem não verbal para os mais diversos interesses. Considerando a facilidade de se obter uma fotografia e os muitos sentidos que nela podemos encontrar, entendemos que essa linguagem pode ser um meio de ler o espaço geográfico, apresentando-se como texto e não apenas como ilustração para o ensino de geografia. Sendo assim, este trabalho visa experimentar uma aproximação entre linguagem artística fotográfica e linguagem cientifica geográfica, observando como diferentes grupos com faixas etárias distintas leem o espaço geográfico através de fotografias. Tendo como foco o ambiente escolar, temos em vista a necessidade de se trabalhar os diversos meios imagéticos que estão cada vez mais presentes nos materiais didáticos do ensino de geografia. Apresentamos então, como proposta, uma experimentação em que alunos do ensino fundamental e médio irão fotografar aquilo que para eles representa a cidade. A análise será realizada observando possíveis diferenças e/ou aspectos comuns nas fotografias de acordo com a faixa etária dos grupos de alunos, procurando descobrir como o espaço geográfico vem sendo lido pelos alunos através de imagens e como esta experimentação pode contribuir no ensino básico da disciplina de geografia.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5132
url https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5132/2649
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv ENTRE-LUGAR; v. 5 n. 10 (2014); 52-67
2177-7829
2176-9559
reponame:Entre-Lugar (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Entre-Lugar (Online)
collection Entre-Lugar (Online)
repository.name.fl_str_mv Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1809280509871652864