Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Entre-Lugar (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5132 |
Resumo: | Vivemos atualmente em um mundo cada vez mais imagético, onde as imagens são utilizadas como linguagem não verbal para os mais diversos interesses. Considerando a facilidade de se obter uma fotografia e os muitos sentidos que nela podemos encontrar, entendemos que essa linguagem pode ser um meio de ler o espaço geográfico, apresentando-se como texto e não apenas como ilustração para o ensino de geografia. Sendo assim, este trabalho visa experimentar uma aproximação entre linguagem artística fotográfica e linguagem cientifica geográfica, observando como diferentes grupos com faixas etárias distintas leem o espaço geográfico através de fotografias. Tendo como foco o ambiente escolar, temos em vista a necessidade de se trabalhar os diversos meios imagéticos que estão cada vez mais presentes nos materiais didáticos do ensino de geografia. Apresentamos então, como proposta, uma experimentação em que alunos do ensino fundamental e médio irão fotografar aquilo que para eles representa a cidade. A análise será realizada observando possíveis diferenças e/ou aspectos comuns nas fotografias de acordo com a faixa etária dos grupos de alunos, procurando descobrir como o espaço geográfico vem sendo lido pelos alunos através de imagens e como esta experimentação pode contribuir no ensino básico da disciplina de geografia. |
id |
UFGD-5_bd0be1bffeac6905318599438b765e07 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5132 |
network_acronym_str |
UFGD-5 |
network_name_str |
Entre-Lugar (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagensGeografia. Linguagens. Fotografia.Vivemos atualmente em um mundo cada vez mais imagético, onde as imagens são utilizadas como linguagem não verbal para os mais diversos interesses. Considerando a facilidade de se obter uma fotografia e os muitos sentidos que nela podemos encontrar, entendemos que essa linguagem pode ser um meio de ler o espaço geográfico, apresentando-se como texto e não apenas como ilustração para o ensino de geografia. Sendo assim, este trabalho visa experimentar uma aproximação entre linguagem artística fotográfica e linguagem cientifica geográfica, observando como diferentes grupos com faixas etárias distintas leem o espaço geográfico através de fotografias. Tendo como foco o ambiente escolar, temos em vista a necessidade de se trabalhar os diversos meios imagéticos que estão cada vez mais presentes nos materiais didáticos do ensino de geografia. Apresentamos então, como proposta, uma experimentação em que alunos do ensino fundamental e médio irão fotografar aquilo que para eles representa a cidade. A análise será realizada observando possíveis diferenças e/ou aspectos comuns nas fotografias de acordo com a faixa etária dos grupos de alunos, procurando descobrir como o espaço geográfico vem sendo lido pelos alunos através de imagens e como esta experimentação pode contribuir no ensino básico da disciplina de geografia.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5132ENTRE-LUGAR; v. 5 n. 10 (2014); 52-672177-78292176-9559reponame:Entre-Lugar (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5132/2649Silva, Ailclécia FernandesRamírez, Rosa Cerarolsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-22T22:40:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5132Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugarPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/oaimarcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br10.306122177-78292176-9559opendoar:2019-09-22T22:40:36Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens |
title |
Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens |
spellingShingle |
Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens Silva, Ailclécia Fernandes Geografia. Linguagens. Fotografia. |
title_short |
Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens |
title_full |
Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens |
title_fullStr |
Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens |
title_full_unstemmed |
Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens |
title_sort |
Geografia e imagens fotográficas: aproximações entre linguagens |
author |
Silva, Ailclécia Fernandes |
author_facet |
Silva, Ailclécia Fernandes Ramírez, Rosa Cerarols |
author_role |
author |
author2 |
Ramírez, Rosa Cerarols |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ailclécia Fernandes Ramírez, Rosa Cerarols |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia. Linguagens. Fotografia. |
topic |
Geografia. Linguagens. Fotografia. |
description |
Vivemos atualmente em um mundo cada vez mais imagético, onde as imagens são utilizadas como linguagem não verbal para os mais diversos interesses. Considerando a facilidade de se obter uma fotografia e os muitos sentidos que nela podemos encontrar, entendemos que essa linguagem pode ser um meio de ler o espaço geográfico, apresentando-se como texto e não apenas como ilustração para o ensino de geografia. Sendo assim, este trabalho visa experimentar uma aproximação entre linguagem artística fotográfica e linguagem cientifica geográfica, observando como diferentes grupos com faixas etárias distintas leem o espaço geográfico através de fotografias. Tendo como foco o ambiente escolar, temos em vista a necessidade de se trabalhar os diversos meios imagéticos que estão cada vez mais presentes nos materiais didáticos do ensino de geografia. Apresentamos então, como proposta, uma experimentação em que alunos do ensino fundamental e médio irão fotografar aquilo que para eles representa a cidade. A análise será realizada observando possíveis diferenças e/ou aspectos comuns nas fotografias de acordo com a faixa etária dos grupos de alunos, procurando descobrir como o espaço geográfico vem sendo lido pelos alunos através de imagens e como esta experimentação pode contribuir no ensino básico da disciplina de geografia. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5132 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/entre-lugar/article/view/5132/2649 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
ENTRE-LUGAR; v. 5 n. 10 (2014); 52-67 2177-7829 2176-9559 reponame:Entre-Lugar (Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Entre-Lugar (Online) |
collection |
Entre-Lugar (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Entre-Lugar (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
marcosmondardo@yahoo.com.br||charleisilva@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1809280509871652864 |