Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Tiago Boruchovitch
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3309
Resumo: O conceito de metodologias ativas de ensino tem recebido destaque como potencial transformador do modelo escolar, tido como tradicional e problemático por centralizar o exercício docente na transmissão de informações pelos professores. Apesar da popularização recente dessa perspectiva, sabe-se que preocupações e proposições semelhantes estiveram presentes nos debates pedagógicos por décadas. O crescimento da utilização da terminologia “metodologias ativas” ocorre, por vezes, sem a consolidação de debates teóricos primordiais para sua introdução crítica nos ensinos disciplinares. Assim, tal perspectiva tem sido apropriada de diversas maneiras, trazendo inovações mais ou menos consistentes em relação à lógica do ensino tradicional. Dessa forma, o objetivo do presente artigo configura-se em compreender as formas pelas quais a noção de metodologias ativas tem sido apropriada em práticas de ensino de Geografia no segmento do Ensino Fundamental II. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática que localizou quatorze trabalhos que apresentaram práticas pedagógicas na geografia do Ensino Fundamental II e que se identificaram explicitamente com a perspectiva das metodologias ativas. Os trabalhos foram objetos de análises quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram amplo crescimento recente da introdução de metodologias ativas na Geografia do Ensino Fundamental II, muitas vezes marcada pela ausência de discussões teóricas sobre essa perspectiva. Os trabalhos ancorados em debates teóricos consolidados na pedagogia foram mais capazes de produzir práticas de ensino coerentes com os princípios das metodologias ativas, quando comparados com aqueles que enfatizaram a discussão em torno das referências específicas sobre metodologias ativas, sem dialogar com outros debates pedagógicos.
id CP2-1_29f1bd743827a4dbd4958cb71dda0fa4
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3309
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução críticaEnsino de GeografiaGeografia EscolarEnsino Fundamental IIMetodologias AtivasMetodologia de EnsinoO conceito de metodologias ativas de ensino tem recebido destaque como potencial transformador do modelo escolar, tido como tradicional e problemático por centralizar o exercício docente na transmissão de informações pelos professores. Apesar da popularização recente dessa perspectiva, sabe-se que preocupações e proposições semelhantes estiveram presentes nos debates pedagógicos por décadas. O crescimento da utilização da terminologia “metodologias ativas” ocorre, por vezes, sem a consolidação de debates teóricos primordiais para sua introdução crítica nos ensinos disciplinares. Assim, tal perspectiva tem sido apropriada de diversas maneiras, trazendo inovações mais ou menos consistentes em relação à lógica do ensino tradicional. Dessa forma, o objetivo do presente artigo configura-se em compreender as formas pelas quais a noção de metodologias ativas tem sido apropriada em práticas de ensino de Geografia no segmento do Ensino Fundamental II. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática que localizou quatorze trabalhos que apresentaram práticas pedagógicas na geografia do Ensino Fundamental II e que se identificaram explicitamente com a perspectiva das metodologias ativas. Os trabalhos foram objetos de análises quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram amplo crescimento recente da introdução de metodologias ativas na Geografia do Ensino Fundamental II, muitas vezes marcada pela ausência de discussões teóricas sobre essa perspectiva. Os trabalhos ancorados em debates teóricos consolidados na pedagogia foram mais capazes de produzir práticas de ensino coerentes com os princípios das metodologias ativas, quando comparados com aqueles que enfatizaram a discussão em torno das referências específicas sobre metodologias ativas, sem dialogar com outros debates pedagógicos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3309Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 20-322358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3309/2482Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Tiago Boruchovitch2023-12-31T12:56:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3309Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:56:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica
title Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica
spellingShingle Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica
Fonseca, Tiago Boruchovitch
Ensino de Geografia
Geografia Escolar
Ensino Fundamental II
Metodologias Ativas
Metodologia de Ensino
title_short Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica
title_full Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica
title_fullStr Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica
title_full_unstemmed Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica
title_sort Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica
author Fonseca, Tiago Boruchovitch
author_facet Fonseca, Tiago Boruchovitch
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Tiago Boruchovitch
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Geografia Escolar
Ensino Fundamental II
Metodologias Ativas
Metodologia de Ensino
topic Ensino de Geografia
Geografia Escolar
Ensino Fundamental II
Metodologias Ativas
Metodologia de Ensino
description O conceito de metodologias ativas de ensino tem recebido destaque como potencial transformador do modelo escolar, tido como tradicional e problemático por centralizar o exercício docente na transmissão de informações pelos professores. Apesar da popularização recente dessa perspectiva, sabe-se que preocupações e proposições semelhantes estiveram presentes nos debates pedagógicos por décadas. O crescimento da utilização da terminologia “metodologias ativas” ocorre, por vezes, sem a consolidação de debates teóricos primordiais para sua introdução crítica nos ensinos disciplinares. Assim, tal perspectiva tem sido apropriada de diversas maneiras, trazendo inovações mais ou menos consistentes em relação à lógica do ensino tradicional. Dessa forma, o objetivo do presente artigo configura-se em compreender as formas pelas quais a noção de metodologias ativas tem sido apropriada em práticas de ensino de Geografia no segmento do Ensino Fundamental II. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática que localizou quatorze trabalhos que apresentaram práticas pedagógicas na geografia do Ensino Fundamental II e que se identificaram explicitamente com a perspectiva das metodologias ativas. Os trabalhos foram objetos de análises quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram amplo crescimento recente da introdução de metodologias ativas na Geografia do Ensino Fundamental II, muitas vezes marcada pela ausência de discussões teóricas sobre essa perspectiva. Os trabalhos ancorados em debates teóricos consolidados na pedagogia foram mais capazes de produzir práticas de ensino coerentes com os princípios das metodologias ativas, quando comparados com aqueles que enfatizaram a discussão em torno das referências específicas sobre metodologias ativas, sem dialogar com outros debates pedagógicos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3309
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3309/2482
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 20-32
2358-4467
10.33025/grgcp2.v9i17
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177496875008