Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3309 |
Resumo: | O conceito de metodologias ativas de ensino tem recebido destaque como potencial transformador do modelo escolar, tido como tradicional e problemático por centralizar o exercício docente na transmissão de informações pelos professores. Apesar da popularização recente dessa perspectiva, sabe-se que preocupações e proposições semelhantes estiveram presentes nos debates pedagógicos por décadas. O crescimento da utilização da terminologia “metodologias ativas” ocorre, por vezes, sem a consolidação de debates teóricos primordiais para sua introdução crítica nos ensinos disciplinares. Assim, tal perspectiva tem sido apropriada de diversas maneiras, trazendo inovações mais ou menos consistentes em relação à lógica do ensino tradicional. Dessa forma, o objetivo do presente artigo configura-se em compreender as formas pelas quais a noção de metodologias ativas tem sido apropriada em práticas de ensino de Geografia no segmento do Ensino Fundamental II. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática que localizou quatorze trabalhos que apresentaram práticas pedagógicas na geografia do Ensino Fundamental II e que se identificaram explicitamente com a perspectiva das metodologias ativas. Os trabalhos foram objetos de análises quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram amplo crescimento recente da introdução de metodologias ativas na Geografia do Ensino Fundamental II, muitas vezes marcada pela ausência de discussões teóricas sobre essa perspectiva. Os trabalhos ancorados em debates teóricos consolidados na pedagogia foram mais capazes de produzir práticas de ensino coerentes com os princípios das metodologias ativas, quando comparados com aqueles que enfatizaram a discussão em torno das referências específicas sobre metodologias ativas, sem dialogar com outros debates pedagógicos. |
id |
CP2-1_29f1bd743827a4dbd4958cb71dda0fa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3309 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução críticaEnsino de GeografiaGeografia EscolarEnsino Fundamental IIMetodologias AtivasMetodologia de EnsinoO conceito de metodologias ativas de ensino tem recebido destaque como potencial transformador do modelo escolar, tido como tradicional e problemático por centralizar o exercício docente na transmissão de informações pelos professores. Apesar da popularização recente dessa perspectiva, sabe-se que preocupações e proposições semelhantes estiveram presentes nos debates pedagógicos por décadas. O crescimento da utilização da terminologia “metodologias ativas” ocorre, por vezes, sem a consolidação de debates teóricos primordiais para sua introdução crítica nos ensinos disciplinares. Assim, tal perspectiva tem sido apropriada de diversas maneiras, trazendo inovações mais ou menos consistentes em relação à lógica do ensino tradicional. Dessa forma, o objetivo do presente artigo configura-se em compreender as formas pelas quais a noção de metodologias ativas tem sido apropriada em práticas de ensino de Geografia no segmento do Ensino Fundamental II. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática que localizou quatorze trabalhos que apresentaram práticas pedagógicas na geografia do Ensino Fundamental II e que se identificaram explicitamente com a perspectiva das metodologias ativas. Os trabalhos foram objetos de análises quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram amplo crescimento recente da introdução de metodologias ativas na Geografia do Ensino Fundamental II, muitas vezes marcada pela ausência de discussões teóricas sobre essa perspectiva. Os trabalhos ancorados em debates teóricos consolidados na pedagogia foram mais capazes de produzir práticas de ensino coerentes com os princípios das metodologias ativas, quando comparados com aqueles que enfatizaram a discussão em torno das referências específicas sobre metodologias ativas, sem dialogar com outros debates pedagógicos.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3309Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 20-322358-446710.33025/grgcp2.v9i17reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3309/2482Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro IIinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Tiago Boruchovitch2023-12-31T12:56:58Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3309Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2023-12-31T12:56:58Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica |
title |
Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica |
spellingShingle |
Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica Fonseca, Tiago Boruchovitch Ensino de Geografia Geografia Escolar Ensino Fundamental II Metodologias Ativas Metodologia de Ensino |
title_short |
Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica |
title_full |
Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica |
title_fullStr |
Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica |
title_sort |
Metodologias ativas nas práticas pedagógicas da Geografia do Ensino Fundamental II: reflexões para uma introdução crítica |
author |
Fonseca, Tiago Boruchovitch |
author_facet |
Fonseca, Tiago Boruchovitch |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Tiago Boruchovitch |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Geografia Escolar Ensino Fundamental II Metodologias Ativas Metodologia de Ensino |
topic |
Ensino de Geografia Geografia Escolar Ensino Fundamental II Metodologias Ativas Metodologia de Ensino |
description |
O conceito de metodologias ativas de ensino tem recebido destaque como potencial transformador do modelo escolar, tido como tradicional e problemático por centralizar o exercício docente na transmissão de informações pelos professores. Apesar da popularização recente dessa perspectiva, sabe-se que preocupações e proposições semelhantes estiveram presentes nos debates pedagógicos por décadas. O crescimento da utilização da terminologia “metodologias ativas” ocorre, por vezes, sem a consolidação de debates teóricos primordiais para sua introdução crítica nos ensinos disciplinares. Assim, tal perspectiva tem sido apropriada de diversas maneiras, trazendo inovações mais ou menos consistentes em relação à lógica do ensino tradicional. Dessa forma, o objetivo do presente artigo configura-se em compreender as formas pelas quais a noção de metodologias ativas tem sido apropriada em práticas de ensino de Geografia no segmento do Ensino Fundamental II. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sistemática que localizou quatorze trabalhos que apresentaram práticas pedagógicas na geografia do Ensino Fundamental II e que se identificaram explicitamente com a perspectiva das metodologias ativas. Os trabalhos foram objetos de análises quantitativas e qualitativas. Os resultados evidenciaram amplo crescimento recente da introdução de metodologias ativas na Geografia do Ensino Fundamental II, muitas vezes marcada pela ausência de discussões teóricas sobre essa perspectiva. Os trabalhos ancorados em debates teóricos consolidados na pedagogia foram mais capazes de produzir práticas de ensino coerentes com os princípios das metodologias ativas, quando comparados com aqueles que enfatizaram a discussão em torno das referências específicas sobre metodologias ativas, sem dialogar com outros debates pedagógicos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3309 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/3309/2482 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 9 n. 17 (2022): GIRAMUNDO, DÉCIMA SÉTIMA EDIÇÃO; 20-32 2358-4467 10.33025/grgcp2.v9i17 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177496875008 |