ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3403 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo caracterizar e comparar em função do sexo as orientações motivacionais de estudantes do Ensino Médio (EM) nas aulas de Educação Física (EF). A amostra foi composta por 110 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 14 e 19 anos (16,1±1,16), de um Colégio Técnico Federal de um município da Baixada Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado foi o Perception of Success Questionnaire (POSQ). No geral, a amostra apresentou na orientação para a tarefa índice médio de 3,51±0,76 e em orientação para o ego média de 2,77±0,82. Os meninos apresentaram média superior nas duas orientações em comparação com as meninas, mas não foi encontrada diferença significante. Conclui-se que os estudantes investigados estão mais motivados intrinsecamente, com predominância de uma orientação para a tarefa, o que favorece à maior perseverança no engajamento das atividades propostas na EF escolar. |
id |
CP2-1_2a3d50d8c2296061744a6a1e0f3ca72a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3403 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICAEste estudo teve por objetivo caracterizar e comparar em função do sexo as orientações motivacionais de estudantes do Ensino Médio (EM) nas aulas de Educação Física (EF). A amostra foi composta por 110 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 14 e 19 anos (16,1±1,16), de um Colégio Técnico Federal de um município da Baixada Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado foi o Perception of Success Questionnaire (POSQ). No geral, a amostra apresentou na orientação para a tarefa índice médio de 3,51±0,76 e em orientação para o ego média de 2,77±0,82. Os meninos apresentaram média superior nas duas orientações em comparação com as meninas, mas não foi encontrada diferença significante. Conclui-se que os estudantes investigados estão mais motivados intrinsecamente, com predominância de uma orientação para a tarefa, o que favorece à maior perseverança no engajamento das atividades propostas na EF escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3403Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 3 (2021): AGO/DEZ 2021; 1-172525-591610.33025/tefe.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3403/pdf_40Santos, Leonardo da SilvaBrum, FábioSantos, José Henrique dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T15:19:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3403Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-03T15:19:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title |
ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
spellingShingle |
ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA Santos, Leonardo da Silva |
title_short |
ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full |
ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_fullStr |
ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_full_unstemmed |
ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
title_sort |
ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
author |
Santos, Leonardo da Silva |
author_facet |
Santos, Leonardo da Silva Brum, Fábio Santos, José Henrique dos |
author_role |
author |
author2 |
Brum, Fábio Santos, José Henrique dos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Leonardo da Silva Brum, Fábio Santos, José Henrique dos |
description |
Este estudo teve por objetivo caracterizar e comparar em função do sexo as orientações motivacionais de estudantes do Ensino Médio (EM) nas aulas de Educação Física (EF). A amostra foi composta por 110 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 14 e 19 anos (16,1±1,16), de um Colégio Técnico Federal de um município da Baixada Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado foi o Perception of Success Questionnaire (POSQ). No geral, a amostra apresentou na orientação para a tarefa índice médio de 3,51±0,76 e em orientação para o ego média de 2,77±0,82. Os meninos apresentaram média superior nas duas orientações em comparação com as meninas, mas não foi encontrada diferença significante. Conclui-se que os estudantes investigados estão mais motivados intrinsecamente, com predominância de uma orientação para a tarefa, o que favorece à maior perseverança no engajamento das atividades propostas na EF escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3403 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3403/pdf_40 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 3 (2021): AGO/DEZ 2021; 1-17 2525-5916 10.33025/tefe.v6i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178874703872 |