ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Leonardo da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Brum, Fábio, Santos, José Henrique dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3403
Resumo: Este estudo teve por objetivo caracterizar e comparar em função do sexo as orientações motivacionais de estudantes do Ensino Médio (EM) nas aulas de Educação Física (EF). A amostra foi composta por 110 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 14 e 19 anos (16,1±1,16), de um Colégio Técnico Federal de um município da Baixada Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado foi o Perception of Success Questionnaire (POSQ). No geral, a amostra apresentou na orientação para a tarefa índice médio de 3,51±0,76 e em orientação para o ego média de 2,77±0,82. Os meninos apresentaram média superior nas duas orientações em comparação com as meninas, mas não foi encontrada diferença significante. Conclui-se que os estudantes investigados estão mais motivados intrinsecamente, com predominância de uma orientação para a tarefa, o que favorece à maior perseverança no engajamento das atividades propostas na EF escolar.
id CP2-1_2a3d50d8c2296061744a6a1e0f3ca72a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3403
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICAEste estudo teve por objetivo caracterizar e comparar em função do sexo as orientações motivacionais de estudantes do Ensino Médio (EM) nas aulas de Educação Física (EF). A amostra foi composta por 110 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 14 e 19 anos (16,1±1,16), de um Colégio Técnico Federal de um município da Baixada Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado foi o Perception of Success Questionnaire (POSQ). No geral, a amostra apresentou na orientação para a tarefa índice médio de 3,51±0,76 e em orientação para o ego média de 2,77±0,82. Os meninos apresentaram média superior nas duas orientações em comparação com as meninas, mas não foi encontrada diferença significante. Conclui-se que os estudantes investigados estão mais motivados intrinsecamente, com predominância de uma orientação para a tarefa, o que favorece à maior perseverança no engajamento das atividades propostas na EF escolar.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3403Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 3 (2021): AGO/DEZ 2021; 1-172525-591610.33025/tefe.v6i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3403/pdf_40Santos, Leonardo da SilvaBrum, FábioSantos, José Henrique dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T15:19:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3403Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-03T15:19:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Santos, Leonardo da Silva
title_short ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort ORIENTAÇÃO MOTIVACIONAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO FEDERAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
author Santos, Leonardo da Silva
author_facet Santos, Leonardo da Silva
Brum, Fábio
Santos, José Henrique dos
author_role author
author2 Brum, Fábio
Santos, José Henrique dos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Leonardo da Silva
Brum, Fábio
Santos, José Henrique dos
description Este estudo teve por objetivo caracterizar e comparar em função do sexo as orientações motivacionais de estudantes do Ensino Médio (EM) nas aulas de Educação Física (EF). A amostra foi composta por 110 estudantes de ambos os sexos, com idades entre 14 e 19 anos (16,1±1,16), de um Colégio Técnico Federal de um município da Baixada Fluminense, do Estado do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado foi o Perception of Success Questionnaire (POSQ). No geral, a amostra apresentou na orientação para a tarefa índice médio de 3,51±0,76 e em orientação para o ego média de 2,77±0,82. Os meninos apresentaram média superior nas duas orientações em comparação com as meninas, mas não foi encontrada diferença significante. Conclui-se que os estudantes investigados estão mais motivados intrinsecamente, com predominância de uma orientação para a tarefa, o que favorece à maior perseverança no engajamento das atividades propostas na EF escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3403
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3403/pdf_40
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 6 n. 3 (2021): AGO/DEZ 2021; 1-17
2525-5916
10.33025/tefe.v6i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178874703872