Orientação motivacional dos objetivos de realização nas aulas de educação física : estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma escola pública e privada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Pedro Alexandre de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25261
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário
id RCAP_f0f5befae01a7cb9e264ce6fd231773d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25261
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Orientação motivacional dos objetivos de realização nas aulas de educação física : estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma escola pública e privadaEstágioEnsinoEducação físicaMotivaçãoTraineeshipTeachingPhysical educationMotivation796:372.879.6372.878.6:796Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e SecundárioEste relatório pretende ser um documento reflexivo e ilustrativo da atividade desenvolvida durante a Prática de Ensino Supervisionada. Segundo Schön (1987), as aprendizagens mais significativas e duradouras são as que decorrem de experiências concretas e da experimentação ativa, implicando o envolvimento direto dos formandos em atividades e contextos reais de trabalho. Assim, são exploradas as vivências de Estágio, bem como os objetivos definidos e as metas alcançadas, as dificuldades, os problemas, as estratégias de superação e as principais reflexões daí emergentes numa perspetiva construtora da formação enquanto docente. Procurando uma perspetiva biográfica, ecológica e desenvolvimentalista do aprender a ensinar, este documento encontra-se dividido em cinco partes fundamentais. A primeira parte consiste na caracterização geral do estágio e é apresentada a pertinência da realização de um relatório e um enquadramento pessoal. Na segunda parte é realizado um enquadramento da prática profissional, quer a nível institucional, quer a nível funcional. Neste ponto apresentamos o plano geral de intervenção, onde estão contemplados os objetivos, estratégias de conceção, planeamento e realização e avaliação do ensino, sempre justificando a sua relevância à luz do contexto e da literatura. A terceira parte é o resultado da reflexão das vivências sobre a organização e gestão de atividades realizadas pelo núcleo de estágio e pelo departamento de expressões, a participação na escola e a relação com a comunidade. Na quarta parte são apresentadas e discutidas as conclusões do projeto de investigação, que tem por tema a “Orientação motivacional dos objetivos de realização nas Aulas de Educação Física. Estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma Escola Pública e Privada”. Por fim, a quinta parte corresponde à sistematização das considerações finais. Novos saberes, novos papéis, uma maior autonomia e um maior sentido de responsabilidade são alguns dos desafios e exigências retratados neste relatório.The purpose of this report is to be a document that reflects and illustrates the activity developed during the Supervised Teaching Practice. According to Schön (1987), meaningful and lasting learnings are those that come from specific experiences and active experimentation, which implies direct involvement of students in activities and real work. So, the experiences of traineeship, its goals, achievements and difficulties are explored, as well as the problems, the strategies for overcoming these problems and the main reflections attached, in a training construction outlook as teachers. This document is divided into five mains sections, in an attempt to give a biographical, ecological and developmental perspective in learning to teach. The first part consists of a traineeship general characterization, where the main objective is to show the relevance of making a report and a personal framework. In the second part a professional practice framework is created, both on an institutional and functional level. Here we present the general plan of intervention, where are included the objectives, conception strategies, planning, implementation and teaching evaluation, always justifying its relevance bearing in mind the context and literature. The third part is the result of the experiences reflection about the activities arrangement and management, carried out by traineeship and expressions department, the participation in school and the relationship with the community. The conclusions for the research project are presented and discussed in the fourth part, with the theme "Achievement goals for motivational orientation in physical education classes. Comparative study between teaching cycles in a public and private school". Finally, the fifth part addresses to the systematization of final considerations. New knowledge, new roles, greater autonomy and a greater sense of responsibility are some of the challenges and requirements depicted in this report.Pereira, Paulo Alberto da SilvaUniversidade do MinhoResende, Pedro Alexandre de Oliveira20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:25.199287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Orientação motivacional dos objetivos de realização nas aulas de educação física : estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma escola pública e privada
title Orientação motivacional dos objetivos de realização nas aulas de educação física : estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma escola pública e privada
spellingShingle Orientação motivacional dos objetivos de realização nas aulas de educação física : estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma escola pública e privada
Resende, Pedro Alexandre de Oliveira
Estágio
Ensino
Educação física
Motivação
Traineeship
Teaching
Physical education
Motivation
796:372.879.6
372.878.6:796
title_short Orientação motivacional dos objetivos de realização nas aulas de educação física : estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma escola pública e privada
title_full Orientação motivacional dos objetivos de realização nas aulas de educação física : estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma escola pública e privada
title_fullStr Orientação motivacional dos objetivos de realização nas aulas de educação física : estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma escola pública e privada
title_full_unstemmed Orientação motivacional dos objetivos de realização nas aulas de educação física : estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma escola pública e privada
title_sort Orientação motivacional dos objetivos de realização nas aulas de educação física : estudo comparativo entre ciclos de ensino de uma escola pública e privada
author Resende, Pedro Alexandre de Oliveira
author_facet Resende, Pedro Alexandre de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Paulo Alberto da Silva
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Pedro Alexandre de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio
Ensino
Educação física
Motivação
Traineeship
Teaching
Physical education
Motivation
796:372.879.6
372.878.6:796
topic Estágio
Ensino
Educação física
Motivação
Traineeship
Teaching
Physical education
Motivation
796:372.879.6
372.878.6:796
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física no Ensino Básico e Secundário
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/25261
url http://hdl.handle.net/1822/25261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132399552954368