O ritornelo, a teoria espiral e as metáforas: possíveis associações entre o pensamento de Deleuze e Guattari, e Swanwick
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1829 |
Resumo: | O presente texto apresenta o conceito de ritornelo de Deleuze e Guattari (1997) e, tem por objetivo, estabelecer conexões do conceito com o pensamento de Swanwick (2003; 2014) e Swanwick e Tillman (1986). Inicía-se com uma explanação acerca do ritornelo e, logo após, apresenta-se o pensamento de Swanwick, suas contribuições para a área da educação musical e propõe relações entre os autores apresentados. Embora não seja comprovada qualquer ligação entre os autores, busca-se, neste texto, demonstrar, por meio de uma revisão bibliográfica, a possibilidade de associação entre suas ideias. Conclui-se que o conhecimento do pensamento dos autores citados pode ser relevante para o trabalho dos educadores musicais, bem como podem ser encontradas conexões entre suas teorias. |
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O ritornelo, a teoria espiral e as metáforas: possíveis associações entre o pensamento de Deleuze e Guattari, e SwanwickRitorneloTeoria Espiral do Desenvolvimento MusicalGilles Deleuze. Félix GuattariKeith Swanwick.O presente texto apresenta o conceito de ritornelo de Deleuze e Guattari (1997) e, tem por objetivo, estabelecer conexões do conceito com o pensamento de Swanwick (2003; 2014) e Swanwick e Tillman (1986). Inicía-se com uma explanação acerca do ritornelo e, logo após, apresenta-se o pensamento de Swanwick, suas contribuições para a área da educação musical e propõe relações entre os autores apresentados. Embora não seja comprovada qualquer ligação entre os autores, busca-se, neste texto, demonstrar, por meio de uma revisão bibliográfica, a possibilidade de associação entre suas ideias. Conclui-se que o conhecimento do pensamento dos autores citados pode ser relevante para o trabalho dos educadores musicais, bem como podem ser encontradas conexões entre suas teorias.Colégio Pedro II2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1829Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 6 n. 9 (2018): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical; 65-782594407X2236121910.33025/irdemcp2.v6i9reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1829/1314França, Gustavo Rapozeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T16:49:11Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1829Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-29T16:49:11Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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