O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Manuela Isaías Afonso da, 1965-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2563
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_de282f1a147fb8ea7b4603d649e8ec36
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O valor da música na educação na perspectiva de Keith SwanwickEducação musicalSwanwick, KeithTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Esta dissertação aborda os principais aspectos envolvidos na educação musical a partir do estudo da obra de Keith Swanwick, um dos autores que mais marcou a reflexão contemporânea sobre a educação musical. O seu pensamento sobre a natureza da música deu origem a uma teoria acerca da educação musical e sobre a natureza e exigências de um currículo no ensino da música. Começa-se com uma perspectiva histórica que procura enquadrar a actual reflexão sobre o ensino da música. Procura-se explicar a diferença entre a música como experiência estética e a música como praxis. Apresenta-se o modelo defendido por Swanwick que consiste na integração de três actividades fundamentais: a composição, a execução/interpretação e a audição, sendo a audição a actividade primordial. Swanwick parte da teoria de Piaget enquanto teoria do desenvolvimento das estruturas mentais. O desenvolvimento das competências musicais surge como uma instância (uma concretização) do processo geral do desenvolvimento das capacidades cognitivas, com algumas restrições críticas que são decorrentes da especificidade da música. Este modelo, organizado em espiral será igualmente objecto de análise. À teoria de Swanwick, assente numa vertente estética da música, opôs-se a teoria praxialista, cuja figura mais representativa foi David Elliott. Neste estudo, procurar-se-á identificar as principais características de uma e de outra, acentuar as diferenças entre elas e colocá-las face à realidade do mundo contemporâneo.This essay discusses the major issues involved in music education, taking as a starting point the study of the work of Keith Swanwick, one of the authors that more vividly marked the contemporary reflection on the musical education. His thinking about the nature of music gave rise to a theory about the musical education and on the nature and requirements of a curriculum in music education. It begins with an historical perspective that seeks to frame the current reflection on the teaching of music. It seeks to explain the difference between music as an aesthetic experience and music as praxis. It displays the model advocated by Swanwick, which consists in integrating three fundamental activities: composition, performance and audition, being audition the primary activity. Swanwick takes Piaget's theory of the development of mental structures as a starting point. The development of musical skills comes as an instance (an implementation) of the overall process of development of thinking skills, with some critical restrictions that arise from the specific character of music. This model, organized into spiral, is also under consideration. To Swanwick`s theory, based on the aesthetic aspect of music, it opposed the praxialist theory, whose most representative figure was David Elliott. This study will identify the main features of both theories, accentuate the differences between them and place them face to the reality of the contemporary world.Pombo, Olga, 1946-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Maria Manuela Isaías Afonso da, 1965-2011-02-23T10:45:19Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2563porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:55.555617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick
title O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick
spellingShingle O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick
Costa, Maria Manuela Isaías Afonso da, 1965-
Educação musical
Swanwick, Keith
Teses de mestrado - 2010
title_short O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick
title_full O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick
title_fullStr O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick
title_full_unstemmed O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick
title_sort O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick
author Costa, Maria Manuela Isaías Afonso da, 1965-
author_facet Costa, Maria Manuela Isaías Afonso da, 1965-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pombo, Olga, 1946-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Manuela Isaías Afonso da, 1965-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Swanwick, Keith
Teses de mestrado - 2010
topic Educação musical
Swanwick, Keith
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Educação (Formação Pessoal e Social), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-02-23T10:45:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2563
url http://hdl.handle.net/10451/2563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134173035757568