ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2229 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar a presença da disciplina de estudos Sociais nos 30 anos de existência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. A investigação centrada em Estudos Sociais se justifica diante das características dessa matéria, que ajudam a pensar a escola de forma plural. Ou seja, o colégio necessita se reinventar para atender às demandas sociais que constituem o novo corpo discente. Há uma crescente crise econômica no país, com reflexos no emprego da população. O Pedro II, inserido neste ambiente, tem recebido alunos oriundos de famílias em dificuldade econômica e precisa criar e pensar estratégias para tornar a escola um espaço acolhedor, que consiga contemplar não só a permanência deste aluno durante os anos iniciais, como vislumbrar um processor formativo de qualidade. |
id |
CP2-1_2f35c2184f1db3ace667e37c673d60db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2229 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTESColégio Pedro IIAlfabetizaçãoEstudos Sociais.O objetivo deste trabalho é investigar a presença da disciplina de estudos Sociais nos 30 anos de existência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. A investigação centrada em Estudos Sociais se justifica diante das características dessa matéria, que ajudam a pensar a escola de forma plural. Ou seja, o colégio necessita se reinventar para atender às demandas sociais que constituem o novo corpo discente. Há uma crescente crise econômica no país, com reflexos no emprego da população. O Pedro II, inserido neste ambiente, tem recebido alunos oriundos de famílias em dificuldade econômica e precisa criar e pensar estratégias para tornar a escola um espaço acolhedor, que consiga contemplar não só a permanência deste aluno durante os anos iniciais, como vislumbrar um processor formativo de qualidade.Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2229Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2229/1526GARRITANO, SolangeTABAGIBA, Laudicéia Duarte Lopes deHAUSMANN, Pedro PauloDUARTE, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-12T05:17:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2229Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-12T05:17:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES |
title |
ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES |
spellingShingle |
ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES GARRITANO, Solange Colégio Pedro II Alfabetização Estudos Sociais. |
title_short |
ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES |
title_full |
ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES |
title_fullStr |
ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES |
title_full_unstemmed |
ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES |
title_sort |
ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES |
author |
GARRITANO, Solange |
author_facet |
GARRITANO, Solange TABAGIBA, Laudicéia Duarte Lopes de HAUSMANN, Pedro Paulo DUARTE, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
TABAGIBA, Laudicéia Duarte Lopes de HAUSMANN, Pedro Paulo DUARTE, Cláudia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARRITANO, Solange TABAGIBA, Laudicéia Duarte Lopes de HAUSMANN, Pedro Paulo DUARTE, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colégio Pedro II Alfabetização Estudos Sociais. |
topic |
Colégio Pedro II Alfabetização Estudos Sociais. |
description |
O objetivo deste trabalho é investigar a presença da disciplina de estudos Sociais nos 30 anos de existência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. A investigação centrada em Estudos Sociais se justifica diante das características dessa matéria, que ajudam a pensar a escola de forma plural. Ou seja, o colégio necessita se reinventar para atender às demandas sociais que constituem o novo corpo discente. Há uma crescente crise econômica no país, com reflexos no emprego da população. O Pedro II, inserido neste ambiente, tem recebido alunos oriundos de famílias em dificuldade econômica e precisa criar e pensar estratégias para tornar a escola um espaço acolhedor, que consiga contemplar não só a permanência deste aluno durante os anos iniciais, como vislumbrar um processor formativo de qualidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2229 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2229/1526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente” 2526-7191 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180116217856 |