ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARRITANO, Solange
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: TABAGIBA, Laudicéia Duarte Lopes de, HAUSMANN, Pedro Paulo, DUARTE, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2229
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a presença da disciplina de estudos Sociais nos 30 anos de existência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. A investigação centrada em Estudos Sociais se justifica diante das características dessa matéria, que ajudam a pensar a escola de forma plural. Ou seja, o colégio necessita se reinventar para atender às demandas sociais que constituem o novo corpo discente. Há uma crescente crise econômica no país, com reflexos no emprego da população. O Pedro II, inserido neste ambiente, tem recebido alunos oriundos de famílias em dificuldade econômica e precisa criar e pensar estratégias para tornar a escola um espaço acolhedor, que consiga contemplar não só a permanência deste aluno durante os anos iniciais, como vislumbrar um processor formativo de qualidade.
id CP2-1_2f35c2184f1db3ace667e37c673d60db
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2229
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTESColégio Pedro IIAlfabetizaçãoEstudos Sociais.O objetivo deste trabalho é investigar a presença da disciplina de estudos Sociais nos 30 anos de existência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. A investigação centrada em Estudos Sociais se justifica diante das características dessa matéria, que ajudam a pensar a escola de forma plural. Ou seja, o colégio necessita se reinventar para atender às demandas sociais que constituem o novo corpo discente. Há uma crescente crise econômica no país, com reflexos no emprego da população. O Pedro II, inserido neste ambiente, tem recebido alunos oriundos de famílias em dificuldade econômica e precisa criar e pensar estratégias para tornar a escola um espaço acolhedor, que consiga contemplar não só a permanência deste aluno durante os anos iniciais, como vislumbrar um processor formativo de qualidade.Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2229Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2229/1526GARRITANO, SolangeTABAGIBA, Laudicéia Duarte Lopes deHAUSMANN, Pedro PauloDUARTE, Cláudiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-12T05:17:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2229Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-12T05:17:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES
title ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES
spellingShingle ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES
GARRITANO, Solange
Colégio Pedro II
Alfabetização
Estudos Sociais.
title_short ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES
title_full ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES
title_fullStr ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES
title_full_unstemmed ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES
title_sort ESTUDOS SOCIAIS E O PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO PEDRO II: UM OLHAR HISTÓRICO E OS NOVOS HORIZONTES
author GARRITANO, Solange
author_facet GARRITANO, Solange
TABAGIBA, Laudicéia Duarte Lopes de
HAUSMANN, Pedro Paulo
DUARTE, Cláudia
author_role author
author2 TABAGIBA, Laudicéia Duarte Lopes de
HAUSMANN, Pedro Paulo
DUARTE, Cláudia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GARRITANO, Solange
TABAGIBA, Laudicéia Duarte Lopes de
HAUSMANN, Pedro Paulo
DUARTE, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Pedro II
Alfabetização
Estudos Sociais.
topic Colégio Pedro II
Alfabetização
Estudos Sociais.
description O objetivo deste trabalho é investigar a presença da disciplina de estudos Sociais nos 30 anos de existência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. A investigação centrada em Estudos Sociais se justifica diante das características dessa matéria, que ajudam a pensar a escola de forma plural. Ou seja, o colégio necessita se reinventar para atender às demandas sociais que constituem o novo corpo discente. Há uma crescente crise econômica no país, com reflexos no emprego da população. O Pedro II, inserido neste ambiente, tem recebido alunos oriundos de famílias em dificuldade econômica e precisa criar e pensar estratégias para tornar a escola um espaço acolhedor, que consiga contemplar não só a permanência deste aluno durante os anos iniciais, como vislumbrar um processor formativo de qualidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2229
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2229
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2229/1526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”
2526-7191
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180116217856