TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA COM O RECONTO - UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO NO CP II
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1079 |
Resumo: | O artigo trata da experiência realizada no terceiro trimestre de 2015 com a turma 304 do Campus Humaitá I, no qual foi proposto às crianças o desafio de recontar uma história a partir da visão de uma personagem. Narrar na perspectiva de uma personagem não é uma tarefa fácil. As personagens têm características que se impõem ao leitor e é preciso conhecê-las bem para contar a história a partir de seu ponto de vista. A primeira tarefa foi escolher um conto. A turma quis expandir os tradicionais contos de fada e Peter Pan foi escolhido. Foram apresentadas diferentes versões, nas quais se destacavam características dos personagens e o enredo da história. O próximo passo era escolher uma personagem para ser o narrador da história. Escrever, ler, escrever novamente, reler em busca de consolidar diferentes aspectos da língua. |
id |
CP2-1_32387510a820bbb5010fec1b0597f28d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1079 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA COM O RECONTO - UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO NO CP IILiteraturaReescritaAlfabetizaçãoContosO artigo trata da experiência realizada no terceiro trimestre de 2015 com a turma 304 do Campus Humaitá I, no qual foi proposto às crianças o desafio de recontar uma história a partir da visão de uma personagem. Narrar na perspectiva de uma personagem não é uma tarefa fácil. As personagens têm características que se impõem ao leitor e é preciso conhecê-las bem para contar a história a partir de seu ponto de vista. A primeira tarefa foi escolher um conto. A turma quis expandir os tradicionais contos de fada e Peter Pan foi escolhido. Foram apresentadas diferentes versões, nas quais se destacavam características dos personagens e o enredo da história. O próximo passo era escolher uma personagem para ser o narrador da história. Escrever, ler, escrever novamente, reler em busca de consolidar diferentes aspectos da língua.Anos Iniciais em Revista2017-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1079Anos Iniciais em Revista; v. 1 n. 1 (2016): Anos Iniciais em Revista2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1079/784Freitas, Márcia da SilvaVilela, Laila PintoSant´Anna, Cristiane Marcelinoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-17T10:47:37Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1079Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-05-17T10:47:37Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA COM O RECONTO - UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO NO CP II |
title |
TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA COM O RECONTO - UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO NO CP II |
spellingShingle |
TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA COM O RECONTO - UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO NO CP II Freitas, Márcia da Silva Literatura Reescrita Alfabetização Contos |
title_short |
TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA COM O RECONTO - UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO NO CP II |
title_full |
TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA COM O RECONTO - UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO NO CP II |
title_fullStr |
TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA COM O RECONTO - UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO NO CP II |
title_full_unstemmed |
TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA COM O RECONTO - UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO NO CP II |
title_sort |
TRABALHANDO O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA COM O RECONTO - UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE TERCEIRO ANO NO CP II |
author |
Freitas, Márcia da Silva |
author_facet |
Freitas, Márcia da Silva Vilela, Laila Pinto Sant´Anna, Cristiane Marcelino |
author_role |
author |
author2 |
Vilela, Laila Pinto Sant´Anna, Cristiane Marcelino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Márcia da Silva Vilela, Laila Pinto Sant´Anna, Cristiane Marcelino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Reescrita Alfabetização Contos |
topic |
Literatura Reescrita Alfabetização Contos |
description |
O artigo trata da experiência realizada no terceiro trimestre de 2015 com a turma 304 do Campus Humaitá I, no qual foi proposto às crianças o desafio de recontar uma história a partir da visão de uma personagem. Narrar na perspectiva de uma personagem não é uma tarefa fácil. As personagens têm características que se impõem ao leitor e é preciso conhecê-las bem para contar a história a partir de seu ponto de vista. A primeira tarefa foi escolher um conto. A turma quis expandir os tradicionais contos de fada e Peter Pan foi escolhido. Foram apresentadas diferentes versões, nas quais se destacavam características dos personagens e o enredo da história. O próximo passo era escolher uma personagem para ser o narrador da história. Escrever, ler, escrever novamente, reler em busca de consolidar diferentes aspectos da língua. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1079 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1079/784 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Anos Iniciais em Revista; v. 1 n. 1 (2016): Anos Iniciais em Revista 2526-7191 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042179811082240 |