Problematizações de escrita: caminho para a revisão e reescrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzoni, Leandro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/192583
Resumo: A escolha do tema relacionado aos problemas de escrita fizemo-la por existirem várias informações desencontradas acerca de quais equívocos podem ser considerados normais e previsíveis ou atípicos e inadequados para um aluno do 6º e 7º anos do ensino fundamental. Além disso, de acordo com Menegassi (1998), a nota das produções textuais realizadas em sala de aula tem-se tornado o produto final de todo o processo de escrita e reescrita, sem a esperada devolutiva com as devidas intervenções, algo necessário para o desenvolvimento do letramento escrito do aluno. Outrossim, levamos em consideração o exposto por Ruiz (2015), no que diz respeito às principais maneiras de corrigir uma produção textual na escola, em cujo processo trabalhem juntos aluno e professor. O trabalho enfatizou a reescrita de um conto de terror infanto-juvenil, intitulado “Devolva minha aliança”, de Rosa Amanda Strausz, destacando as problematizações da escrita, em uma perspectiva reflexiva e dialógica, de acordo com os pressupostos de Bakhtin (2010). Após a análise dos textos dos alunos, elaboramos uma proposta de intervenção intitulada Oficina de Reescrita, cujo objetivo é aprimorar a habilidade escritora dos discentes. O objetivo geral foi trabalhar com produção escrita do gênero “narrativo” nas séries acima citadas de uma escola pertencente à Diretoria de Ensino de Presidente Prudente. A intenção foi promover uma situação de aprendizagem de forma que a produção escrita fosse entendida como um processo, considerando-se que, segundo os ensinamentos de Koch (2001), foi necessário que se levassem em conta os aspectos relacionados, de preferência, à coerência textual. Os alunos apresentaram como produto final a reescrita de seu próprio texto, fruto da análise reflexiva do seu trabalho, com a intermediação do professor. Para tanto, utilizamos também as reflexões de Marcuschi (2001), no que diz respeito à presença de marcas da oralidade na escrita. Consideramos o resultado final das produções textuais satisfatório, uma vez que os discentes refletiram sobre alguns processos linguísticos que norteiam a escrita.
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