A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2700 |
Resumo: | A Lei nº 11.502/2007 (BRASIL, 2007) modifica as competências, a estrutura organizacional da CAPES e apresenta a educação básica - e a formação de professores - como prioridade nacional. Em 2017, tivemos a última divulgação dos documentos de área e da avaliação quadrienal da CAPES. Através da observação dos relatórios das áreas (1) Antropologia, (2) Ciência Política e (3) Sociologia, buscamos saber como a agenda da Pós-Graduação brasileira nessas áreas, expressa nos documentos, colabora na superação de desafios da educação básica como a formação de professores e a melhora da qualidade. Através de análise documental, o trabalho possuiu como foco principal a pontuação da produção acadêmica prevista na Ficha de Avaliação dos Programas voltada para a melhora da qualidade da educação básica, no geral, e para a Sociologia no ensino médio, em particular. |
id |
CP2-1_39c37a6abdcd4321fb1c38e40862bd3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2700 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino MédioA Lei nº 11.502/2007 (BRASIL, 2007) modifica as competências, a estrutura organizacional da CAPES e apresenta a educação básica - e a formação de professores - como prioridade nacional. Em 2017, tivemos a última divulgação dos documentos de área e da avaliação quadrienal da CAPES. Através da observação dos relatórios das áreas (1) Antropologia, (2) Ciência Política e (3) Sociologia, buscamos saber como a agenda da Pós-Graduação brasileira nessas áreas, expressa nos documentos, colabora na superação de desafios da educação básica como a formação de professores e a melhora da qualidade. Através de análise documental, o trabalho possuiu como foco principal a pontuação da produção acadêmica prevista na Ficha de Avaliação dos Programas voltada para a melhora da qualidade da educação básica, no geral, e para a Sociologia no ensino médio, em particular.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2700Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 25: As múltiplas possibilidades do Ensino de Sociologia; 64-791983-007610.33025/rps.v0i25reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2700/1700Azevedo, Gustavo Cravo deReis, Jayme Karlos LopesMochel, Juliana Sousa de Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-13T18:21:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2700Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-13T18:21:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio |
title |
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio |
spellingShingle |
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio Azevedo, Gustavo Cravo de |
title_short |
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio |
title_full |
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio |
title_fullStr |
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio |
title_sort |
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio |
author |
Azevedo, Gustavo Cravo de |
author_facet |
Azevedo, Gustavo Cravo de Reis, Jayme Karlos Lopes Mochel, Juliana Sousa de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Jayme Karlos Lopes Mochel, Juliana Sousa de Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Gustavo Cravo de Reis, Jayme Karlos Lopes Mochel, Juliana Sousa de Araújo |
description |
A Lei nº 11.502/2007 (BRASIL, 2007) modifica as competências, a estrutura organizacional da CAPES e apresenta a educação básica - e a formação de professores - como prioridade nacional. Em 2017, tivemos a última divulgação dos documentos de área e da avaliação quadrienal da CAPES. Através da observação dos relatórios das áreas (1) Antropologia, (2) Ciência Política e (3) Sociologia, buscamos saber como a agenda da Pós-Graduação brasileira nessas áreas, expressa nos documentos, colabora na superação de desafios da educação básica como a formação de professores e a melhora da qualidade. Através de análise documental, o trabalho possuiu como foco principal a pontuação da produção acadêmica prevista na Ficha de Avaliação dos Programas voltada para a melhora da qualidade da educação básica, no geral, e para a Sociologia no ensino médio, em particular. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2700 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/2700/1700 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 25: As múltiplas possibilidades do Ensino de Sociologia; 64-79 1983-0076 10.33025/rps.v0i25 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176167280640 |