O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/68 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar como é lecionado o conteúdo democracia nas aulas da disciplina Sociologia, presente obrigatoriamente nas três séries do Ensino Médio a partir do ano de 2010, segundo lei nº 11.684, de junho de 2008. Sem a pretensão de esgotar o assunto, proponho nesse texto, sob diferentes pontos de vista, e através da aplicação de questionário para 28 professores da disciplina que lecionam no ensino regular, montar um "retrato" de como o tema vem sendo tratado na escola de nível médio. Vista a existência de uma proposta curricular para o ensino da disciplina e a flexibilidade com que os temas podem ser trabalhados em sala, não é óbvio como, em quantas aulas, em que anos, apoiados em que livros, didáticos ou não, é lecionado o conteúdo Democracia no Ensino Médio. O trabalho em questão pode ser visto como um apanhado da prática da transposição didáticado conteúdo da Democracia dos professores da rede pública e seus usos e aplicações no Ensino Médio. |
id |
GPCS-1_745c4efb01c1b86260bfb735d7d72306 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/68 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina SociologiaEnsino de SociologiaTransposição didáticaDemocracia.O presente artigo tem como objetivo investigar como é lecionado o conteúdo democracia nas aulas da disciplina Sociologia, presente obrigatoriamente nas três séries do Ensino Médio a partir do ano de 2010, segundo lei nº 11.684, de junho de 2008. Sem a pretensão de esgotar o assunto, proponho nesse texto, sob diferentes pontos de vista, e através da aplicação de questionário para 28 professores da disciplina que lecionam no ensino regular, montar um "retrato" de como o tema vem sendo tratado na escola de nível médio. Vista a existência de uma proposta curricular para o ensino da disciplina e a flexibilidade com que os temas podem ser trabalhados em sala, não é óbvio como, em quantas aulas, em que anos, apoiados em que livros, didáticos ou não, é lecionado o conteúdo Democracia no Ensino Médio. O trabalho em questão pode ser visto como um apanhado da prática da transposição didáticado conteúdo da Democracia dos professores da rede pública e seus usos e aplicações no Ensino Médio.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/68Revista Café com Sociologia; v. 2 n. 2 (2013): maio./jun. 2013; 79-942317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/68/pdfAzevedo, Gustavo Cravo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/68Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:51Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia |
title |
O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia |
spellingShingle |
O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia Azevedo, Gustavo Cravo de Ensino de Sociologia Transposição didática Democracia. |
title_short |
O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia |
title_full |
O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia |
title_fullStr |
O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia |
title_full_unstemmed |
O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia |
title_sort |
O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia |
author |
Azevedo, Gustavo Cravo de |
author_facet |
Azevedo, Gustavo Cravo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Gustavo Cravo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia Transposição didática Democracia. |
topic |
Ensino de Sociologia Transposição didática Democracia. |
description |
O presente artigo tem como objetivo investigar como é lecionado o conteúdo democracia nas aulas da disciplina Sociologia, presente obrigatoriamente nas três séries do Ensino Médio a partir do ano de 2010, segundo lei nº 11.684, de junho de 2008. Sem a pretensão de esgotar o assunto, proponho nesse texto, sob diferentes pontos de vista, e através da aplicação de questionário para 28 professores da disciplina que lecionam no ensino regular, montar um "retrato" de como o tema vem sendo tratado na escola de nível médio. Vista a existência de uma proposta curricular para o ensino da disciplina e a flexibilidade com que os temas podem ser trabalhados em sala, não é óbvio como, em quantas aulas, em que anos, apoiados em que livros, didáticos ou não, é lecionado o conteúdo Democracia no Ensino Médio. O trabalho em questão pode ser visto como um apanhado da prática da transposição didáticado conteúdo da Democracia dos professores da rede pública e seus usos e aplicações no Ensino Médio. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/68 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/68/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 2 n. 2 (2013): maio./jun. 2013; 79-94 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crisbodart@hotmail.com |
_version_ |
1798949644430999552 |