O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Gustavo Cravo de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/68
Resumo: O presente artigo tem como objetivo investigar como é lecionado o conteúdo democracia nas aulas da disciplina Sociologia, presente obrigatoriamente nas três séries do Ensino Médio a partir do ano de 2010, segundo lei nº 11.684, de junho de 2008. Sem a pretensão de esgotar o assunto, proponho nesse texto, sob diferentes pontos de vista, e através da aplicação de questionário para 28 professores da disciplina que lecionam no ensino regular, montar um "retrato" de como o tema vem sendo tratado na escola de nível médio. Vista a existência de uma proposta curricular para o ensino da disciplina e a flexibilidade com que os temas podem ser trabalhados em sala, não é óbvio como, em quantas aulas, em que anos, apoiados em que livros, didáticos ou não, é lecionado o conteúdo Democracia no Ensino Médio. O trabalho em questão pode ser visto como um apanhado da prática da transposição didáticado conteúdo da Democracia dos professores da rede pública e seus usos e aplicações no Ensino Médio.
id GPCS-1_745c4efb01c1b86260bfb735d7d72306
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/68
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina SociologiaEnsino de SociologiaTransposição didáticaDemocracia.O presente artigo tem como objetivo investigar como é lecionado o conteúdo democracia nas aulas da disciplina Sociologia, presente obrigatoriamente nas três séries do Ensino Médio a partir do ano de 2010, segundo lei nº 11.684, de junho de 2008. Sem a pretensão de esgotar o assunto, proponho nesse texto, sob diferentes pontos de vista, e através da aplicação de questionário para 28 professores da disciplina que lecionam no ensino regular, montar um "retrato" de como o tema vem sendo tratado na escola de nível médio. Vista a existência de uma proposta curricular para o ensino da disciplina e a flexibilidade com que os temas podem ser trabalhados em sala, não é óbvio como, em quantas aulas, em que anos, apoiados em que livros, didáticos ou não, é lecionado o conteúdo Democracia no Ensino Médio. O trabalho em questão pode ser visto como um apanhado da prática da transposição didáticado conteúdo da Democracia dos professores da rede pública e seus usos e aplicações no Ensino Médio.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/68Revista Café com Sociologia; v. 2 n. 2 (2013): maio./jun. 2013; 79-942317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/68/pdfAzevedo, Gustavo Cravo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-13T14:17:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/68Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2024-05-13T14:17:51Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia
title O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia
spellingShingle O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia
Azevedo, Gustavo Cravo de
Ensino de Sociologia
Transposição didática
Democracia.
title_short O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia
title_full O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia
title_fullStr O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia
title_full_unstemmed O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia
title_sort O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia
author Azevedo, Gustavo Cravo de
author_facet Azevedo, Gustavo Cravo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Gustavo Cravo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
Transposição didática
Democracia.
topic Ensino de Sociologia
Transposição didática
Democracia.
description O presente artigo tem como objetivo investigar como é lecionado o conteúdo democracia nas aulas da disciplina Sociologia, presente obrigatoriamente nas três séries do Ensino Médio a partir do ano de 2010, segundo lei nº 11.684, de junho de 2008. Sem a pretensão de esgotar o assunto, proponho nesse texto, sob diferentes pontos de vista, e através da aplicação de questionário para 28 professores da disciplina que lecionam no ensino regular, montar um "retrato" de como o tema vem sendo tratado na escola de nível médio. Vista a existência de uma proposta curricular para o ensino da disciplina e a flexibilidade com que os temas podem ser trabalhados em sala, não é óbvio como, em quantas aulas, em que anos, apoiados em que livros, didáticos ou não, é lecionado o conteúdo Democracia no Ensino Médio. O trabalho em questão pode ser visto como um apanhado da prática da transposição didáticado conteúdo da Democracia dos professores da rede pública e seus usos e aplicações no Ensino Médio.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/68
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/68/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 2 n. 2 (2013): maio./jun. 2013; 79-94
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949644430999552