RELAÇÕES DE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Paiva, Marilza Maia de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1081
Resumo: O trabalho que ora assino é constituído de muitas vozes que têm se somado a fim de aliar a reflexão acerca de nossos saberes e de nossos fazeres nos processos de ensino de língua portuguesa nos anos iniciais. Para tanto, é importante destacar nossa concepção de linguagem, atrelada a um caminho metodológico ancorado nas relações de ensino, segundo o percurso teórico de Smolka (2012) e de Geraldi (1996; 1997; 2011). Entender que a aprendizagem só acontece num ambiente de interação implica considerar que o material de nossas aulas é a língua em uso e não a cristalizada nos compêndios que sistematizam as regras. O corpus apresentado tem o objetivo de discutir de modo mais particular o modo como a produção de textos, ainda que em situação escolar de escrita, pode se tornar uma prática significativa no processo de ensino no eixo da escrita.  
id CP2-1_4267d906b2e192ad8e5b21b4789ccff0
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1081
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling RELAÇÕES DE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOConcepção de linguagemRelações de ensinoProdução de textoInteraçãoEpilinguagem.O trabalho que ora assino é constituído de muitas vozes que têm se somado a fim de aliar a reflexão acerca de nossos saberes e de nossos fazeres nos processos de ensino de língua portuguesa nos anos iniciais. Para tanto, é importante destacar nossa concepção de linguagem, atrelada a um caminho metodológico ancorado nas relações de ensino, segundo o percurso teórico de Smolka (2012) e de Geraldi (1996; 1997; 2011). Entender que a aprendizagem só acontece num ambiente de interação implica considerar que o material de nossas aulas é a língua em uso e não a cristalizada nos compêndios que sistematizam as regras. O corpus apresentado tem o objetivo de discutir de modo mais particular o modo como a produção de textos, ainda que em situação escolar de escrita, pode se tornar uma prática significativa no processo de ensino no eixo da escrita.  Anos Iniciais em Revista2017-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1081Anos Iniciais em Revista; v. 1 n. 1 (2016): Anos Iniciais em Revista2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1081/786de Paiva, Marilza Maia de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-17T10:50:39Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1081Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-05-17T10:50:39Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES DE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO
title RELAÇÕES DE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO
spellingShingle RELAÇÕES DE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO
de Paiva, Marilza Maia de Souza
Concepção de linguagem
Relações de ensino
Produção de texto
Interação
Epilinguagem.
title_short RELAÇÕES DE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO
title_full RELAÇÕES DE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO
title_fullStr RELAÇÕES DE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO
title_full_unstemmed RELAÇÕES DE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO
title_sort RELAÇÕES DE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO
author de Paiva, Marilza Maia de Souza
author_facet de Paiva, Marilza Maia de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Paiva, Marilza Maia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Concepção de linguagem
Relações de ensino
Produção de texto
Interação
Epilinguagem.
topic Concepção de linguagem
Relações de ensino
Produção de texto
Interação
Epilinguagem.
description O trabalho que ora assino é constituído de muitas vozes que têm se somado a fim de aliar a reflexão acerca de nossos saberes e de nossos fazeres nos processos de ensino de língua portuguesa nos anos iniciais. Para tanto, é importante destacar nossa concepção de linguagem, atrelada a um caminho metodológico ancorado nas relações de ensino, segundo o percurso teórico de Smolka (2012) e de Geraldi (1996; 1997; 2011). Entender que a aprendizagem só acontece num ambiente de interação implica considerar que o material de nossas aulas é a língua em uso e não a cristalizada nos compêndios que sistematizam as regras. O corpus apresentado tem o objetivo de discutir de modo mais particular o modo como a produção de textos, ainda que em situação escolar de escrita, pode se tornar uma prática significativa no processo de ensino no eixo da escrita.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1081
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1081/786
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista; v. 1 n. 1 (2016): Anos Iniciais em Revista
2526-7191
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042179814227968