RELAÇÕES DE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTO
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1081 |
Resumo: | O trabalho que ora assino é constituído de muitas vozes que têm se somado a fim de aliar a reflexão acerca de nossos saberes e de nossos fazeres nos processos de ensino de língua portuguesa nos anos iniciais. Para tanto, é importante destacar nossa concepção de linguagem, atrelada a um caminho metodológico ancorado nas relações de ensino, segundo o percurso teórico de Smolka (2012) e de Geraldi (1996; 1997; 2011). Entender que a aprendizagem só acontece num ambiente de interação implica considerar que o material de nossas aulas é a língua em uso e não a cristalizada nos compêndios que sistematizam as regras. O corpus apresentado tem o objetivo de discutir de modo mais particular o modo como a produção de textos, ainda que em situação escolar de escrita, pode se tornar uma prática significativa no processo de ensino no eixo da escrita. |
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RELAÇÕES DE ENSINO E PRÁTICAS DISCURSIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO COM A PRODUÇÃO DE TEXTOConcepção de linguagemRelações de ensinoProdução de textoInteraçãoEpilinguagem.O trabalho que ora assino é constituído de muitas vozes que têm se somado a fim de aliar a reflexão acerca de nossos saberes e de nossos fazeres nos processos de ensino de língua portuguesa nos anos iniciais. Para tanto, é importante destacar nossa concepção de linguagem, atrelada a um caminho metodológico ancorado nas relações de ensino, segundo o percurso teórico de Smolka (2012) e de Geraldi (1996; 1997; 2011). Entender que a aprendizagem só acontece num ambiente de interação implica considerar que o material de nossas aulas é a língua em uso e não a cristalizada nos compêndios que sistematizam as regras. O corpus apresentado tem o objetivo de discutir de modo mais particular o modo como a produção de textos, ainda que em situação escolar de escrita, pode se tornar uma prática significativa no processo de ensino no eixo da escrita. Anos Iniciais em Revista2017-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1081Anos Iniciais em Revista; v. 1 n. 1 (2016): Anos Iniciais em Revista2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/1081/786de Paiva, Marilza Maia de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-17T10:50:39Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1081Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-05-17T10:50:39Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
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