Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, José Roberto Pereira Peres
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/revistaddav/article/view/1163
Resumo: O presente trabalho discute o papel que o ensino de Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança) adquiriu na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Apresenta, também, quais são as concepções de ensino, da referida área de conhecimento, bem como avalia o processo de participação dos Arte-Educadores na elaboração e na recepção da última versão do documento. A metodologia consiste em analisar a discussão da temática, tomando como base o último Congresso da Federação de Arte-Educadores do Brasil realizada em Fortaleza/CE em 2015 e as posições geradas a partir desse evento, amplamente divulgadas nas redes sociais. Como embasamento teórico, foram adotados autores que discutem as principais indagações suscitadas pela BNCC, autores que tratam da formação de professores, sobre a história do Ensino de Arte no Brasil e a relevância dessa área do conhecimento para a formação humana. As principais questões do trabalho são: “Qual a concepção de ensino de Artes presente na BNCC?”, “Qual a posição dessa área e o seu papel no currículo da Educação Básica?”, “Quais as inferências na formação de professores de Arte?”. A hipótese é de que a BNCC enfraquece a posição da Arte no currículo escolar, configurando-se como um retrocesso de todas as conquistas desse campo disciplinar.
id CP2-1_43a3545895cf6a0d1bd9b4b07eab5ca1
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1163
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum CurricularEnsino de ArtesBase Nacional Curricular ComumFormação de Professores de ArtesO presente trabalho discute o papel que o ensino de Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança) adquiriu na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Apresenta, também, quais são as concepções de ensino, da referida área de conhecimento, bem como avalia o processo de participação dos Arte-Educadores na elaboração e na recepção da última versão do documento. A metodologia consiste em analisar a discussão da temática, tomando como base o último Congresso da Federação de Arte-Educadores do Brasil realizada em Fortaleza/CE em 2015 e as posições geradas a partir desse evento, amplamente divulgadas nas redes sociais. Como embasamento teórico, foram adotados autores que discutem as principais indagações suscitadas pela BNCC, autores que tratam da formação de professores, sobre a história do Ensino de Arte no Brasil e a relevância dessa área do conhecimento para a formação humana. As principais questões do trabalho são: “Qual a concepção de ensino de Artes presente na BNCC?”, “Qual a posição dessa área e o seu papel no currículo da Educação Básica?”, “Quais as inferências na formação de professores de Arte?”. A hipótese é de que a BNCC enfraquece a posição da Arte no currículo escolar, configurando-se como um retrocesso de todas as conquistas desse campo disciplinar. Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais2017-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/revistaddav/article/view/1163Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais; v. 1 n. 1 (1): Edição de Lançamento; 24reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/revistaddav/article/view/1163/859Peres, José Roberto Pereira Peresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-11T12:05:02Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1163Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-12-11T12:05:02Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular
title Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular
spellingShingle Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular
Peres, José Roberto Pereira Peres
Ensino de Artes
Base Nacional Curricular Comum
Formação de Professores de Artes
title_short Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular
title_full Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular
title_fullStr Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular
title_full_unstemmed Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular
title_sort Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular
author Peres, José Roberto Pereira Peres
author_facet Peres, José Roberto Pereira Peres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres, José Roberto Pereira Peres
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Artes
Base Nacional Curricular Comum
Formação de Professores de Artes
topic Ensino de Artes
Base Nacional Curricular Comum
Formação de Professores de Artes
description O presente trabalho discute o papel que o ensino de Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança) adquiriu na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Apresenta, também, quais são as concepções de ensino, da referida área de conhecimento, bem como avalia o processo de participação dos Arte-Educadores na elaboração e na recepção da última versão do documento. A metodologia consiste em analisar a discussão da temática, tomando como base o último Congresso da Federação de Arte-Educadores do Brasil realizada em Fortaleza/CE em 2015 e as posições geradas a partir desse evento, amplamente divulgadas nas redes sociais. Como embasamento teórico, foram adotados autores que discutem as principais indagações suscitadas pela BNCC, autores que tratam da formação de professores, sobre a história do Ensino de Arte no Brasil e a relevância dessa área do conhecimento para a formação humana. As principais questões do trabalho são: “Qual a concepção de ensino de Artes presente na BNCC?”, “Qual a posição dessa área e o seu papel no currículo da Educação Básica?”, “Quais as inferências na formação de professores de Arte?”. A hipótese é de que a BNCC enfraquece a posição da Arte no currículo escolar, configurando-se como um retrocesso de todas as conquistas desse campo disciplinar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/revistaddav/article/view/1163
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/revistaddav/article/view/1163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/revistaddav/article/view/1163/859
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais
publisher.none.fl_str_mv Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais; v. 1 n. 1 (1): Edição de Lançamento; 24
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181483560960