Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/revistaddav/article/view/1163 |
Resumo: | O presente trabalho discute o papel que o ensino de Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança) adquiriu na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Apresenta, também, quais são as concepções de ensino, da referida área de conhecimento, bem como avalia o processo de participação dos Arte-Educadores na elaboração e na recepção da última versão do documento. A metodologia consiste em analisar a discussão da temática, tomando como base o último Congresso da Federação de Arte-Educadores do Brasil realizada em Fortaleza/CE em 2015 e as posições geradas a partir desse evento, amplamente divulgadas nas redes sociais. Como embasamento teórico, foram adotados autores que discutem as principais indagações suscitadas pela BNCC, autores que tratam da formação de professores, sobre a história do Ensino de Arte no Brasil e a relevância dessa área do conhecimento para a formação humana. As principais questões do trabalho são: “Qual a concepção de ensino de Artes presente na BNCC?”, “Qual a posição dessa área e o seu papel no currículo da Educação Básica?”, “Quais as inferências na formação de professores de Arte?”. A hipótese é de que a BNCC enfraquece a posição da Arte no currículo escolar, configurando-se como um retrocesso de todas as conquistas desse campo disciplinar. |
id |
CP2-1_43a3545895cf6a0d1bd9b4b07eab5ca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1163 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum CurricularEnsino de ArtesBase Nacional Curricular ComumFormação de Professores de ArtesO presente trabalho discute o papel que o ensino de Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança) adquiriu na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Apresenta, também, quais são as concepções de ensino, da referida área de conhecimento, bem como avalia o processo de participação dos Arte-Educadores na elaboração e na recepção da última versão do documento. A metodologia consiste em analisar a discussão da temática, tomando como base o último Congresso da Federação de Arte-Educadores do Brasil realizada em Fortaleza/CE em 2015 e as posições geradas a partir desse evento, amplamente divulgadas nas redes sociais. Como embasamento teórico, foram adotados autores que discutem as principais indagações suscitadas pela BNCC, autores que tratam da formação de professores, sobre a história do Ensino de Arte no Brasil e a relevância dessa área do conhecimento para a formação humana. As principais questões do trabalho são: “Qual a concepção de ensino de Artes presente na BNCC?”, “Qual a posição dessa área e o seu papel no currículo da Educação Básica?”, “Quais as inferências na formação de professores de Arte?”. A hipótese é de que a BNCC enfraquece a posição da Arte no currículo escolar, configurando-se como um retrocesso de todas as conquistas desse campo disciplinar. Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais2017-08-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/revistaddav/article/view/1163Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais; v. 1 n. 1 (1): Edição de Lançamento; 24reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/revistaddav/article/view/1163/859Peres, José Roberto Pereira Peresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-11T12:05:02Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1163Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-12-11T12:05:02Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular |
title |
Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular |
spellingShingle |
Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular Peres, José Roberto Pereira Peres Ensino de Artes Base Nacional Curricular Comum Formação de Professores de Artes |
title_short |
Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular |
title_full |
Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular |
title_fullStr |
Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular |
title_full_unstemmed |
Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular |
title_sort |
Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular |
author |
Peres, José Roberto Pereira Peres |
author_facet |
Peres, José Roberto Pereira Peres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, José Roberto Pereira Peres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Artes Base Nacional Curricular Comum Formação de Professores de Artes |
topic |
Ensino de Artes Base Nacional Curricular Comum Formação de Professores de Artes |
description |
O presente trabalho discute o papel que o ensino de Arte (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança) adquiriu na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Apresenta, também, quais são as concepções de ensino, da referida área de conhecimento, bem como avalia o processo de participação dos Arte-Educadores na elaboração e na recepção da última versão do documento. A metodologia consiste em analisar a discussão da temática, tomando como base o último Congresso da Federação de Arte-Educadores do Brasil realizada em Fortaleza/CE em 2015 e as posições geradas a partir desse evento, amplamente divulgadas nas redes sociais. Como embasamento teórico, foram adotados autores que discutem as principais indagações suscitadas pela BNCC, autores que tratam da formação de professores, sobre a história do Ensino de Arte no Brasil e a relevância dessa área do conhecimento para a formação humana. As principais questões do trabalho são: “Qual a concepção de ensino de Artes presente na BNCC?”, “Qual a posição dessa área e o seu papel no currículo da Educação Básica?”, “Quais as inferências na formação de professores de Arte?”. A hipótese é de que a BNCC enfraquece a posição da Arte no currículo escolar, configurando-se como um retrocesso de todas as conquistas desse campo disciplinar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/revistaddav/article/view/1163 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/revistaddav/article/view/1163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/revistaddav/article/view/1163/859 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista do Departamento de Desenho e Artes Visuais; v. 1 n. 1 (1): Edição de Lançamento; 24 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181483560960 |