Inquietudes e incertezas do ensino de Arte : Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Margarida Helena Camurça
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42360
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.
id UNB_2142349d955b550cdc5403a543aa448b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/42360
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Inquietudes e incertezas do ensino de Arte : Base Nacional Comum Curricular do Ensino FundamentalComponente curricular - ArteNeoliberalismoBase Nacional Comum Curricular (BNCC)Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.O presente trabalho vincula-se à linha de Pesquisa Educação em Artes Visuais, do Programa de Pós- Graduação em Arte Visuais, do Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Consiste em um estudo de como foi organizado o ensino de Arte no Brasil, com ênfase na reestruturação econômica mundial reconfiguração do Estado que passa a priorizar as iniciativas que reduzem o raio de ação no campo das políticas sociais com a retração do gasto público e baixos investimentos na área social. Dessa forma, o estudo propôs a observar as mudanças provocadas na educação, especificamente no componente curricular Arte, focalizando o processo de criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica. A pesquisa abarca o recorte temporal de 2015 a 2017, período de discussão, elaboração e homologação da BNCC. De caráter qualitativo, a metodologia adotada consiste em quatro procedimentos metodológicos, sendo duas análises de conteúdos a primeira refere-se à análise de textos científicos sobre o ensino de Arte e a BNCC, procurando sintetizar e compreender o conteúdo dos argumentos utilizados nas produções científicas. Em seguida, procedeu-se à observação nos Encontros de Formação do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular – Educação Infantil e Ensino Fundamental, realizados em Brasília referente a (re)elaboração dos currículos estaduais e distrital do componente curricular Arte. O terceiro procedimento, dedicou-se à segunda análise de conteúdo das discussões do grupo de professores e técnicos (representantes) estaduais e distritais por meio do aplicativo de celular WhatsApp sobre a (re)elaboração do currículo de Arte e a BNCC. Finalmente, o quarto e último procedimento, a aplicação de questionário composto por 25 questões fechadas, destinado ao mesmo grupo de representantes, visando identificar suas percepções e expectativas com a implementação da BNCC e ensino de Arte. Ao longo do estudo constatou-se a existência de uma relação dinâmica da Base Nacional Comum Curricular e as determinações econômicas, políticas e educacionais. Observou-se que nesse jogo de interesse o componente curricular Arte se apresenta como algo incerto e limitado. Concluiu-se que o Ensino de Arte no Brasil passou por várias fases que se acrescentam umas às outras, se intercalam, raramente dialogam, como se estivessem em permanentes transição, mesmo com a luta dos arte-educadores, a Arte não conseguiu formar uma identidade. A partir desses dados, problematiza-se: Pode-se atribuir a inserção do componente curricular Arte no currículo de Educação Básica como um palimpsesto, um não-lugar?The present work is linked to the Research in Education in Visual Arts, of the Postgraduate Program in Visual Art, of the Institute of Arts of the University of Brasília. It consists of a study of how the art education was organized in Brazil, with an emphasis on the global economic restructuring that took place from the 1990s, which created a new economic rationale demanding the reconfiguration of the State that starts to prioritize initiatives that reduce the distance of action in the field of social policies with the retraction of public spending and low investments in the social area. Therefore, the study proposed to observe the changes caused in education, specifically in the curricular component Art, focusing on the process of creating the National Common Curricular Base (BNCC) - normative document that defines the progressive set of essential learning that all students must develop throughout Basic Education. The research has a time frame from 2015 to 2017, a period of discussion, preparation and approval of the BNCC. Qualitative, the methodology adopted consists of fourmethodological procedures, with two content analyzes, the first referring to the analysis of scientific texts on Art teaching and BNCC, seeking to synthesize and understand the content of the arguments used in the scientific productions. Then, observation was carried out at the Training Meetings of the Support Program for the Implementation of the Common National Curriculum Base - Early Childhood Education and Elementary Education, held in Brasília regarding the (re)elaboration of state and district for the curricular component Art. The third procedure was dedicated to the second content analysis of the discussions of the group of state and district teachers and technicians (representatives) through the WhatsApp mobile application on the (re)elaboration of the Art curriculum and the BNCC. Finally, the fourth and final procedure, the application of a questionnaire composed of 25 closed questions, aimed at the same group of representatives, aiming to identify their perceptions and expectations with the implementation of the BNCC and teaching Art. Throughout the study it was found that there is a dynamic relationship between the National Common Curricular Base and the economic, political and educational determinations. It was observed that in this dispute of interest the curricular component Art presents itself as something uncertain and limited. It was concluded that the Teaching of Art in Brazil went through several phases that are added to each other, interspersed, rarely dialogue, as if they were in permanent transition, even with the struggle of art educators, Art wa unable to form an identity. Based on these data, the following questions arise: Can the insertion of the curricular component Art in the Basic Education curriculum be attributed as a palimpsest, a non-place?Costa, Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues daMartins, Margarida Helena Camurça2021-11-17T06:07:39Z2021-11-17T06:07:39Z2021-11-172021-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMARTINS, Margarida Helena Camurça. Inquietudes e incertezas do ensino de Arte: Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. 2021. 246 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://repositorio.unb.br/handle/10482/42360A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-10T12:52:11Zoai:repositorio.unb.br:10482/42360Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-10T12:52:11Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Inquietudes e incertezas do ensino de Arte : Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental
title Inquietudes e incertezas do ensino de Arte : Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental
spellingShingle Inquietudes e incertezas do ensino de Arte : Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental
Martins, Margarida Helena Camurça
Componente curricular - Arte
Neoliberalismo
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
title_short Inquietudes e incertezas do ensino de Arte : Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental
title_full Inquietudes e incertezas do ensino de Arte : Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental
title_fullStr Inquietudes e incertezas do ensino de Arte : Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Inquietudes e incertezas do ensino de Arte : Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental
title_sort Inquietudes e incertezas do ensino de Arte : Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental
author Martins, Margarida Helena Camurça
author_facet Martins, Margarida Helena Camurça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Margarida Helena Camurça
dc.subject.por.fl_str_mv Componente curricular - Arte
Neoliberalismo
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
topic Componente curricular - Arte
Neoliberalismo
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-17T06:07:39Z
2021-11-17T06:07:39Z
2021-11-17
2021-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARTINS, Margarida Helena Camurça. Inquietudes e incertezas do ensino de Arte: Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. 2021. 246 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42360
identifier_str_mv MARTINS, Margarida Helena Camurça. Inquietudes e incertezas do ensino de Arte: Base Nacional Comum Curricular do Ensino Fundamental. 2021. 246 f., il. Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/42360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580918844260352