Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Desiderio, Raphaela de Toledo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2573
Resumo: Trata-se de um fragmento de uma pesquisa-experimentação. Um exercício de pensamento com e pelas imagens na educação geográfica. Uma escrita que intenciona problematizar o continente africano na geografia escolar através de imagens que circulam em livros didáticos, mas também com e a partir delas criar outras composições. Pela via das experimentações enquanto exercício do pensamento, as imagens presentes nos livros didáticos oportunizaram um debate a respeito de uma África, para a partir de outros encontros compormos outras Áfricas. Entre as experimentações, está a colagem. A partir dessa técnica foi possível tratar a própria imagem como espaço de experiência, deslocando-as desse lugar de ilustração, representação, informação para criar outros modos de lidar com elas. Para isso foi preciso desarranjar, deslocar, suprimir legendas, mover o continente que está fixo nas páginas dos livros didáticos, e levar essas imagens para passear, movimentá-las e experimentar com e a partir delas outros encontros, outras imagens. Esses outros encontros mostraram que é possível conceber um pensamento espacial mobilizado pelas diferenças geográficas, marcado pelo reconhecimento de que os outros existem e têm suas próprias estórias como propõe Doreen Massey. 
id CP2-1_440ddc39b4a8da6ba0b0477d207fd22e
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2573
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográficaImagemÁfricaEducação GeográficaExperimentaçõesComposições.Educação GeográficaTrata-se de um fragmento de uma pesquisa-experimentação. Um exercício de pensamento com e pelas imagens na educação geográfica. Uma escrita que intenciona problematizar o continente africano na geografia escolar através de imagens que circulam em livros didáticos, mas também com e a partir delas criar outras composições. Pela via das experimentações enquanto exercício do pensamento, as imagens presentes nos livros didáticos oportunizaram um debate a respeito de uma África, para a partir de outros encontros compormos outras Áfricas. Entre as experimentações, está a colagem. A partir dessa técnica foi possível tratar a própria imagem como espaço de experiência, deslocando-as desse lugar de ilustração, representação, informação para criar outros modos de lidar com elas. Para isso foi preciso desarranjar, deslocar, suprimir legendas, mover o continente que está fixo nas páginas dos livros didáticos, e levar essas imagens para passear, movimentá-las e experimentar com e a partir delas outros encontros, outras imagens. Esses outros encontros mostraram que é possível conceber um pensamento espacial mobilizado pelas diferenças geográficas, marcado pelo reconhecimento de que os outros existem e têm suas próprias estórias como propõe Doreen Massey. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2573Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 10 (2018): GIRAMUNDO, DÉCIMA EDIÇÃO; 7-182358-446710.33025/grgcp2.v5i10reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2573/1712Desiderio, Raphaela de Toledoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-17T11:40:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2573Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-17T11:40:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica
title Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica
spellingShingle Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica
Desiderio, Raphaela de Toledo
Imagem
África
Educação Geográfica
Experimentações
Composições.
Educação Geográfica
title_short Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica
title_full Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica
title_fullStr Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica
title_full_unstemmed Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica
title_sort Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica
author Desiderio, Raphaela de Toledo
author_facet Desiderio, Raphaela de Toledo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Desiderio, Raphaela de Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
África
Educação Geográfica
Experimentações
Composições.
Educação Geográfica
topic Imagem
África
Educação Geográfica
Experimentações
Composições.
Educação Geográfica
description Trata-se de um fragmento de uma pesquisa-experimentação. Um exercício de pensamento com e pelas imagens na educação geográfica. Uma escrita que intenciona problematizar o continente africano na geografia escolar através de imagens que circulam em livros didáticos, mas também com e a partir delas criar outras composições. Pela via das experimentações enquanto exercício do pensamento, as imagens presentes nos livros didáticos oportunizaram um debate a respeito de uma África, para a partir de outros encontros compormos outras Áfricas. Entre as experimentações, está a colagem. A partir dessa técnica foi possível tratar a própria imagem como espaço de experiência, deslocando-as desse lugar de ilustração, representação, informação para criar outros modos de lidar com elas. Para isso foi preciso desarranjar, deslocar, suprimir legendas, mover o continente que está fixo nas páginas dos livros didáticos, e levar essas imagens para passear, movimentá-las e experimentar com e a partir delas outros encontros, outras imagens. Esses outros encontros mostraram que é possível conceber um pensamento espacial mobilizado pelas diferenças geográficas, marcado pelo reconhecimento de que os outros existem e têm suas próprias estórias como propõe Doreen Massey. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2573
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2573/1712
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 10 (2018): GIRAMUNDO, DÉCIMA EDIÇÃO; 7-18
2358-4467
10.33025/grgcp2.v5i10
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177084784640