Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2573 |
Resumo: | Trata-se de um fragmento de uma pesquisa-experimentação. Um exercício de pensamento com e pelas imagens na educação geográfica. Uma escrita que intenciona problematizar o continente africano na geografia escolar através de imagens que circulam em livros didáticos, mas também com e a partir delas criar outras composições. Pela via das experimentações enquanto exercício do pensamento, as imagens presentes nos livros didáticos oportunizaram um debate a respeito de uma África, para a partir de outros encontros compormos outras Áfricas. Entre as experimentações, está a colagem. A partir dessa técnica foi possível tratar a própria imagem como espaço de experiência, deslocando-as desse lugar de ilustração, representação, informação para criar outros modos de lidar com elas. Para isso foi preciso desarranjar, deslocar, suprimir legendas, mover o continente que está fixo nas páginas dos livros didáticos, e levar essas imagens para passear, movimentá-las e experimentar com e a partir delas outros encontros, outras imagens. Esses outros encontros mostraram que é possível conceber um pensamento espacial mobilizado pelas diferenças geográficas, marcado pelo reconhecimento de que os outros existem e têm suas próprias estórias como propõe Doreen Massey. |
id |
CP2-1_440ddc39b4a8da6ba0b0477d207fd22e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2573 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográficaImagemÁfricaEducação GeográficaExperimentaçõesComposições.Educação GeográficaTrata-se de um fragmento de uma pesquisa-experimentação. Um exercício de pensamento com e pelas imagens na educação geográfica. Uma escrita que intenciona problematizar o continente africano na geografia escolar através de imagens que circulam em livros didáticos, mas também com e a partir delas criar outras composições. Pela via das experimentações enquanto exercício do pensamento, as imagens presentes nos livros didáticos oportunizaram um debate a respeito de uma África, para a partir de outros encontros compormos outras Áfricas. Entre as experimentações, está a colagem. A partir dessa técnica foi possível tratar a própria imagem como espaço de experiência, deslocando-as desse lugar de ilustração, representação, informação para criar outros modos de lidar com elas. Para isso foi preciso desarranjar, deslocar, suprimir legendas, mover o continente que está fixo nas páginas dos livros didáticos, e levar essas imagens para passear, movimentá-las e experimentar com e a partir delas outros encontros, outras imagens. Esses outros encontros mostraram que é possível conceber um pensamento espacial mobilizado pelas diferenças geográficas, marcado pelo reconhecimento de que os outros existem e têm suas próprias estórias como propõe Doreen Massey. Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2573Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 10 (2018): GIRAMUNDO, DÉCIMA EDIÇÃO; 7-182358-446710.33025/grgcp2.v5i10reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2573/1712Desiderio, Raphaela de Toledoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-17T11:40:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2573Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-17T11:40:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica |
title |
Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica |
spellingShingle |
Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica Desiderio, Raphaela de Toledo Imagem África Educação Geográfica Experimentações Composições. Educação Geográfica |
title_short |
Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica |
title_full |
Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica |
title_fullStr |
Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica |
title_full_unstemmed |
Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica |
title_sort |
Composições de Fotoáfricas: experimentações na educação geográfica |
author |
Desiderio, Raphaela de Toledo |
author_facet |
Desiderio, Raphaela de Toledo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Desiderio, Raphaela de Toledo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem África Educação Geográfica Experimentações Composições. Educação Geográfica |
topic |
Imagem África Educação Geográfica Experimentações Composições. Educação Geográfica |
description |
Trata-se de um fragmento de uma pesquisa-experimentação. Um exercício de pensamento com e pelas imagens na educação geográfica. Uma escrita que intenciona problematizar o continente africano na geografia escolar através de imagens que circulam em livros didáticos, mas também com e a partir delas criar outras composições. Pela via das experimentações enquanto exercício do pensamento, as imagens presentes nos livros didáticos oportunizaram um debate a respeito de uma África, para a partir de outros encontros compormos outras Áfricas. Entre as experimentações, está a colagem. A partir dessa técnica foi possível tratar a própria imagem como espaço de experiência, deslocando-as desse lugar de ilustração, representação, informação para criar outros modos de lidar com elas. Para isso foi preciso desarranjar, deslocar, suprimir legendas, mover o continente que está fixo nas páginas dos livros didáticos, e levar essas imagens para passear, movimentá-las e experimentar com e a partir delas outros encontros, outras imagens. Esses outros encontros mostraram que é possível conceber um pensamento espacial mobilizado pelas diferenças geográficas, marcado pelo reconhecimento de que os outros existem e têm suas próprias estórias como propõe Doreen Massey. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2573 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2573/1712 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 5 n. 10 (2018): GIRAMUNDO, DÉCIMA EDIÇÃO; 7-18 2358-4467 10.33025/grgcp2.v5i10 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177084784640 |