O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3936 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi compreender o atual processo de formação inicial dos estudantes concluentes do curso de Licenciatura em Educação Física, no que concerne à formação para as relações étnico-raciais no Instituto Federal do Ceará - Campus Juazeiro do Norte e o papel das pessoas envolvidas com os núcleos de estudos relacionados a temática. O procedimento metodológico adotado foi por meio estudo de campo, de cunho qualitativo, por intermédio de entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física, ocupantes de cargos relevantes para o tema. Foram entrevistados discentes, fundadores do primeiro núcleo de estudos relacionado à temática. Os resultados revelam que as ações pedagógicas que buscam espaço para as relações étnico-raciais no currículo ocorrem precipuamente devido ao esforço de um docente negro, ligado ao movimento negro, que com apoio de estudantes, criaram um núcleo de investigação étnico-racial, de maneira autônoma e tensionaram espaço institucional. Concluímos que a lenta implementação na justiça epistemológica, em especial em um curso de licenciatura é urgente, se quisermos avançar na solidificação de uma educação crítica e antirracista. |
id |
CP2-1_46ce8eeeff4bc7b7b452371b15b43a9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3936 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial RelationsEducação AntirracistaEducação Física escolarFormação de professoresO objetivo deste trabalho foi compreender o atual processo de formação inicial dos estudantes concluentes do curso de Licenciatura em Educação Física, no que concerne à formação para as relações étnico-raciais no Instituto Federal do Ceará - Campus Juazeiro do Norte e o papel das pessoas envolvidas com os núcleos de estudos relacionados a temática. O procedimento metodológico adotado foi por meio estudo de campo, de cunho qualitativo, por intermédio de entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física, ocupantes de cargos relevantes para o tema. Foram entrevistados discentes, fundadores do primeiro núcleo de estudos relacionado à temática. Os resultados revelam que as ações pedagógicas que buscam espaço para as relações étnico-raciais no currículo ocorrem precipuamente devido ao esforço de um docente negro, ligado ao movimento negro, que com apoio de estudantes, criaram um núcleo de investigação étnico-racial, de maneira autônoma e tensionaram espaço institucional. Concluímos que a lenta implementação na justiça epistemológica, em especial em um curso de licenciatura é urgente, se quisermos avançar na solidificação de uma educação crítica e antirracista.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3936Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e23042525-591610.33025/tefe.v8ireponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3936/2451Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA ALVES, PAULO TIAGONunes, CiceraVenâncio, Luciana2024-04-27T19:52:02Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3936Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-27T19:52:02Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations |
title |
O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations |
spellingShingle |
O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations OLIVEIRA ALVES, PAULO TIAGO Educação Antirracista Educação Física escolar Formação de professores |
title_short |
O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations |
title_full |
O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations |
title_fullStr |
O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations |
title_full_unstemmed |
O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations |
title_sort |
O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations |
author |
OLIVEIRA ALVES, PAULO TIAGO |
author_facet |
OLIVEIRA ALVES, PAULO TIAGO Nunes, Cicera Venâncio, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Cicera Venâncio, Luciana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA ALVES, PAULO TIAGO Nunes, Cicera Venâncio, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Antirracista Educação Física escolar Formação de professores |
topic |
Educação Antirracista Educação Física escolar Formação de professores |
description |
O objetivo deste trabalho foi compreender o atual processo de formação inicial dos estudantes concluentes do curso de Licenciatura em Educação Física, no que concerne à formação para as relações étnico-raciais no Instituto Federal do Ceará - Campus Juazeiro do Norte e o papel das pessoas envolvidas com os núcleos de estudos relacionados a temática. O procedimento metodológico adotado foi por meio estudo de campo, de cunho qualitativo, por intermédio de entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física, ocupantes de cargos relevantes para o tema. Foram entrevistados discentes, fundadores do primeiro núcleo de estudos relacionado à temática. Os resultados revelam que as ações pedagógicas que buscam espaço para as relações étnico-raciais no currículo ocorrem precipuamente devido ao esforço de um docente negro, ligado ao movimento negro, que com apoio de estudantes, criaram um núcleo de investigação étnico-racial, de maneira autônoma e tensionaram espaço institucional. Concluímos que a lenta implementação na justiça epistemológica, em especial em um curso de licenciatura é urgente, se quisermos avançar na solidificação de uma educação crítica e antirracista. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3936 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3936/2451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e2304 2525-5916 10.33025/tefe.v8i reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178969075712 |