O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA ALVES, PAULO TIAGO
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Nunes, Cicera, Venâncio, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3936
Resumo: O objetivo deste trabalho foi compreender o atual processo de formação inicial dos estudantes concluentes do curso de Licenciatura em Educação Física, no que concerne à formação para as relações étnico-raciais no Instituto Federal do Ceará - Campus Juazeiro do Norte e o papel das pessoas envolvidas com os núcleos de estudos relacionados a temática. O procedimento metodológico adotado foi por meio estudo de campo, de cunho qualitativo, por intermédio de entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física, ocupantes de cargos relevantes para o tema. Foram entrevistados discentes, fundadores do primeiro núcleo de estudos relacionado à temática. Os resultados revelam que as ações pedagógicas que buscam espaço para as relações étnico-raciais no currículo ocorrem precipuamente devido ao esforço de um docente negro, ligado ao movimento negro, que com apoio de estudantes, criaram um núcleo de investigação étnico-racial, de maneira autônoma e tensionaram espaço institucional. Concluímos que a lenta implementação na justiça epistemológica, em especial em um curso de licenciatura é urgente, se quisermos avançar na solidificação de uma educação crítica e antirracista.
id CP2-1_46ce8eeeff4bc7b7b452371b15b43a9b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3936
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial RelationsEducação AntirracistaEducação Física escolarFormação de professoresO objetivo deste trabalho foi compreender o atual processo de formação inicial dos estudantes concluentes do curso de Licenciatura em Educação Física, no que concerne à formação para as relações étnico-raciais no Instituto Federal do Ceará - Campus Juazeiro do Norte e o papel das pessoas envolvidas com os núcleos de estudos relacionados a temática. O procedimento metodológico adotado foi por meio estudo de campo, de cunho qualitativo, por intermédio de entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física, ocupantes de cargos relevantes para o tema. Foram entrevistados discentes, fundadores do primeiro núcleo de estudos relacionado à temática. Os resultados revelam que as ações pedagógicas que buscam espaço para as relações étnico-raciais no currículo ocorrem precipuamente devido ao esforço de um docente negro, ligado ao movimento negro, que com apoio de estudantes, criaram um núcleo de investigação étnico-racial, de maneira autônoma e tensionaram espaço institucional. Concluímos que a lenta implementação na justiça epistemológica, em especial em um curso de licenciatura é urgente, se quisermos avançar na solidificação de uma educação crítica e antirracista.Imperial Editora do Colégio Pedro II2023-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3936Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e23042525-591610.33025/tefe.v8ireponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3936/2451Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA ALVES, PAULO TIAGONunes, CiceraVenâncio, Luciana2024-04-27T19:52:02Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3936Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2024-04-27T19:52:02Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations
title O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations
spellingShingle O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations
OLIVEIRA ALVES, PAULO TIAGO
Educação Antirracista
Educação Física escolar
Formação de professores
title_short O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations
title_full O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations
title_fullStr O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations
title_full_unstemmed O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations
title_sort O PAPEL DO NIGER NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: The Role of Niger In The Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará – Juazeiro Do Norte Campus In The Training Of Physical Education Teachers In The Education for Ethnic-Racial Relations
author OLIVEIRA ALVES, PAULO TIAGO
author_facet OLIVEIRA ALVES, PAULO TIAGO
Nunes, Cicera
Venâncio, Luciana
author_role author
author2 Nunes, Cicera
Venâncio, Luciana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA ALVES, PAULO TIAGO
Nunes, Cicera
Venâncio, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Antirracista
Educação Física escolar
Formação de professores
topic Educação Antirracista
Educação Física escolar
Formação de professores
description O objetivo deste trabalho foi compreender o atual processo de formação inicial dos estudantes concluentes do curso de Licenciatura em Educação Física, no que concerne à formação para as relações étnico-raciais no Instituto Federal do Ceará - Campus Juazeiro do Norte e o papel das pessoas envolvidas com os núcleos de estudos relacionados a temática. O procedimento metodológico adotado foi por meio estudo de campo, de cunho qualitativo, por intermédio de entrevistas semiestruturadas com professores de Educação Física, ocupantes de cargos relevantes para o tema. Foram entrevistados discentes, fundadores do primeiro núcleo de estudos relacionado à temática. Os resultados revelam que as ações pedagógicas que buscam espaço para as relações étnico-raciais no currículo ocorrem precipuamente devido ao esforço de um docente negro, ligado ao movimento negro, que com apoio de estudantes, criaram um núcleo de investigação étnico-racial, de maneira autônoma e tensionaram espaço institucional. Concluímos que a lenta implementação na justiça epistemológica, em especial em um curso de licenciatura é urgente, se quisermos avançar na solidificação de uma educação crítica e antirracista.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3936
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/3936/2451
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Temas em Educação Física Escolar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 8 (2023): JAN/DEZ Publicação contínua; e2304
2525-5916
10.33025/tefe.v8i
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178969075712