AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2735 |
Resumo: | Este artigo tem como temática a importância das brincadeiras para o ensino da Matemática. Ele é resultado de reflexões realizadas no curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente, ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG) em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG. Teve como objetivo geral analisar as contribuições das brincadeiras na construção do conceito de número com crianças de 5/6 anos de idade. O trabalho foi realizado com uma turma de crianças de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). Utilizando-se das contribuições de autores com Piaget (1978), Vygotsky (1991), Kamii (1995) e Smole (2006), foram propostas brincadeiras direcionadas que tinham objetivos pedagógicos a serem alcançados, no que se refere à construção do conceito de número. A realização das brincadeiras mostrou-se bastante significativa para as crianças, que puderam refletir sobre a presença dos números em diferentes contextos. Além disso, essas brincadeiras permitiram reafirmar a importância da ludicidade nas práticas de educação infantil e para a garantia dos direitos das crianças a experiências significativas nesse momento de sua escolarização. |
id |
CP2-1_487e23c439cce10d2054680802ab6880 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2735 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOSEducação infantilEnsino de MatemáticaBrincadeirasJogosNúmeros.Este artigo tem como temática a importância das brincadeiras para o ensino da Matemática. Ele é resultado de reflexões realizadas no curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente, ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG) em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG. Teve como objetivo geral analisar as contribuições das brincadeiras na construção do conceito de número com crianças de 5/6 anos de idade. O trabalho foi realizado com uma turma de crianças de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). Utilizando-se das contribuições de autores com Piaget (1978), Vygotsky (1991), Kamii (1995) e Smole (2006), foram propostas brincadeiras direcionadas que tinham objetivos pedagógicos a serem alcançados, no que se refere à construção do conceito de número. A realização das brincadeiras mostrou-se bastante significativa para as crianças, que puderam refletir sobre a presença dos números em diferentes contextos. Além disso, essas brincadeiras permitiram reafirmar a importância da ludicidade nas práticas de educação infantil e para a garantia dos direitos das crianças a experiências significativas nesse momento de sua escolarização.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2735Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 6-222525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2735/2275Caldeira, Maria Carolina da Silvade Paula, Flavia Ernestinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2735Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS Caldeira, Maria Carolina da Silva Educação infantil Ensino de Matemática Brincadeiras Jogos Números. |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS |
author |
Caldeira, Maria Carolina da Silva |
author_facet |
Caldeira, Maria Carolina da Silva de Paula, Flavia Ernestina |
author_role |
author |
author2 |
de Paula, Flavia Ernestina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caldeira, Maria Carolina da Silva de Paula, Flavia Ernestina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Ensino de Matemática Brincadeiras Jogos Números. |
topic |
Educação infantil Ensino de Matemática Brincadeiras Jogos Números. |
description |
Este artigo tem como temática a importância das brincadeiras para o ensino da Matemática. Ele é resultado de reflexões realizadas no curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente, ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG) em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG. Teve como objetivo geral analisar as contribuições das brincadeiras na construção do conceito de número com crianças de 5/6 anos de idade. O trabalho foi realizado com uma turma de crianças de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). Utilizando-se das contribuições de autores com Piaget (1978), Vygotsky (1991), Kamii (1995) e Smole (2006), foram propostas brincadeiras direcionadas que tinham objetivos pedagógicos a serem alcançados, no que se refere à construção do conceito de número. A realização das brincadeiras mostrou-se bastante significativa para as crianças, que puderam refletir sobre a presença dos números em diferentes contextos. Além disso, essas brincadeiras permitiram reafirmar a importância da ludicidade nas práticas de educação infantil e para a garantia dos direitos das crianças a experiências significativas nesse momento de sua escolarização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2735 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2735 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2735/2275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 6-22 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180528308224 |