AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Maria Carolina da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Paula, Flavia Ernestina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2735
Resumo: Este artigo tem como temática a importância das brincadeiras para o ensino da Matemática. Ele é resultado de reflexões realizadas no curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente, ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG) em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG. Teve como objetivo geral analisar as contribuições das brincadeiras na construção do conceito de número com crianças de 5/6 anos de idade. O trabalho foi realizado com uma turma de crianças de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). Utilizando-se das contribuições de autores com Piaget (1978), Vygotsky (1991), Kamii (1995) e Smole (2006), foram propostas brincadeiras direcionadas que tinham objetivos pedagógicos a serem alcançados, no que se refere à construção do conceito de número. A realização das brincadeiras mostrou-se bastante significativa para as crianças, que puderam refletir sobre a presença dos números em diferentes contextos. Além disso, essas brincadeiras permitiram reafirmar a importância da ludicidade nas práticas de educação infantil e para a garantia dos direitos das crianças a experiências significativas nesse momento de sua escolarização.
id CP2-1_487e23c439cce10d2054680802ab6880
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2735
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOSEducação infantilEnsino de MatemáticaBrincadeirasJogosNúmeros.Este artigo tem como temática a importância das brincadeiras para o ensino da Matemática. Ele é resultado de reflexões realizadas no curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente, ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG) em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG. Teve como objetivo geral analisar as contribuições das brincadeiras na construção do conceito de número com crianças de 5/6 anos de idade. O trabalho foi realizado com uma turma de crianças de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). Utilizando-se das contribuições de autores com Piaget (1978), Vygotsky (1991), Kamii (1995) e Smole (2006), foram propostas brincadeiras direcionadas que tinham objetivos pedagógicos a serem alcançados, no que se refere à construção do conceito de número. A realização das brincadeiras mostrou-se bastante significativa para as crianças, que puderam refletir sobre a presença dos números em diferentes contextos. Além disso, essas brincadeiras permitiram reafirmar a importância da ludicidade nas práticas de educação infantil e para a garantia dos direitos das crianças a experiências significativas nesse momento de sua escolarização.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2735Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 6-222525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2735/2275Caldeira, Maria Carolina da Silvade Paula, Flavia Ernestinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2735Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS
title AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS
Caldeira, Maria Carolina da Silva
Educação infantil
Ensino de Matemática
Brincadeiras
Jogos
Números.
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DAS BRINCADEIRAS NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO PARA AS CRIANÇAS DE 5/6 ANOS
author Caldeira, Maria Carolina da Silva
author_facet Caldeira, Maria Carolina da Silva
de Paula, Flavia Ernestina
author_role author
author2 de Paula, Flavia Ernestina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Maria Carolina da Silva
de Paula, Flavia Ernestina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ensino de Matemática
Brincadeiras
Jogos
Números.
topic Educação infantil
Ensino de Matemática
Brincadeiras
Jogos
Números.
description Este artigo tem como temática a importância das brincadeiras para o ensino da Matemática. Ele é resultado de reflexões realizadas no curso de pós-graduação lato sensu Residência Docente, ofertado pelo Centro Pedagógico da UFMG (CP/UFMG) em parceria com a Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG. Teve como objetivo geral analisar as contribuições das brincadeiras na construção do conceito de número com crianças de 5/6 anos de idade. O trabalho foi realizado com uma turma de crianças de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). Utilizando-se das contribuições de autores com Piaget (1978), Vygotsky (1991), Kamii (1995) e Smole (2006), foram propostas brincadeiras direcionadas que tinham objetivos pedagógicos a serem alcançados, no que se refere à construção do conceito de número. A realização das brincadeiras mostrou-se bastante significativa para as crianças, que puderam refletir sobre a presença dos números em diferentes contextos. Além disso, essas brincadeiras permitiram reafirmar a importância da ludicidade nas práticas de educação infantil e para a garantia dos direitos das crianças a experiências significativas nesse momento de sua escolarização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2735
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2735/2275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 6-22
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180528308224