A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriela de Holanda [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51877
Resumo: "O presente trabalho tem como intuito analisar e relatar uma experiência realizada por meio de uma ação do Projeto de Extensão Clube da Matemática, que tem por tema “Brincando com matemática na Educação Infantil”. Este trabalho foi realizado através de um modelo descritivo, como um relato de experiência, onde tem como base tecer observações e relatar o ensino de matemática na Educação Infantil, mais especificamente, por meio de jogos e brincadeiras e suas construções numéricas. Para isso, foi realizado um trabalho de observações entre o período do dia quinze de abril a trinta de abril, no primeiro semestre de 2019, em uma turma de Estágio I (4 a 5 anos) da Escola da Prefeitura de Guarulhos Professor Milton Luiz Ziller. Desse modo, por meio de uma ação da extensão foi analisado como as crianças apreendem e desenvolvem conceitos e noções numéricas por meio da ludicidade, tal como a importância do educador nesse processo. Para aprofundar a análise foram eleitos, como base, alguns teóricos como Lorenzato (2015) e Moretti & Souza (2015), além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (1998). Com base nesses autores, discorro sobre a importância do papel do educador no processo de ensino-aprendizagem das crianças, tal como sua mediação, para que, assim, as atividades propostas a elas sejam de referidas as suas compreensões e necessidades, respeitando suas particularidades e singularidades a fim de obter um resultado onde a criança possa obter a significação de suas próprias atividades e de todo o processo. "
id UFSP_696f4eb5a1cce8f19f05462fd3cf6366
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/51877
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricasThe construction of mathematical concepts in children education: a report of experience on the development of numeral notionsensino de matemáticaeducação infantiljogos e brincadeiras"O presente trabalho tem como intuito analisar e relatar uma experiência realizada por meio de uma ação do Projeto de Extensão Clube da Matemática, que tem por tema “Brincando com matemática na Educação Infantil”. Este trabalho foi realizado através de um modelo descritivo, como um relato de experiência, onde tem como base tecer observações e relatar o ensino de matemática na Educação Infantil, mais especificamente, por meio de jogos e brincadeiras e suas construções numéricas. Para isso, foi realizado um trabalho de observações entre o período do dia quinze de abril a trinta de abril, no primeiro semestre de 2019, em uma turma de Estágio I (4 a 5 anos) da Escola da Prefeitura de Guarulhos Professor Milton Luiz Ziller. Desse modo, por meio de uma ação da extensão foi analisado como as crianças apreendem e desenvolvem conceitos e noções numéricas por meio da ludicidade, tal como a importância do educador nesse processo. Para aprofundar a análise foram eleitos, como base, alguns teóricos como Lorenzato (2015) e Moretti & Souza (2015), além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (1998). Com base nesses autores, discorro sobre a importância do papel do educador no processo de ensino-aprendizagem das crianças, tal como sua mediação, para que, assim, as atividades propostas a elas sejam de referidas as suas compreensões e necessidades, respeitando suas particularidades e singularidades a fim de obter um resultado onde a criança possa obter a significação de suas próprias atividades e de todo o processo. "Universidade Federal de São PauloMoretti, Vanessa Dias [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0324707549177305Silva, Gabriela de Holanda [UNIFESP]2020-01-27T16:45:39Z2020-01-27T16:45:39Z2019-07-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion43 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51877porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T23:05:39Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/51877Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T23:05:39Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricas
The construction of mathematical concepts in children education: a report of experience on the development of numeral notions
title A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricas
spellingShingle A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricas
Silva, Gabriela de Holanda [UNIFESP]
ensino de matemática
educação infantil
jogos e brincadeiras
title_short A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricas
title_full A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricas
title_fullStr A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricas
title_full_unstemmed A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricas
title_sort A construção de conceitos matemáticos na Educação Infantil: um relato de experiência acerca do desenvolvimento de noções numéricas
author Silva, Gabriela de Holanda [UNIFESP]
author_facet Silva, Gabriela de Holanda [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/0324707549177305
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriela de Holanda [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de matemática
educação infantil
jogos e brincadeiras
topic ensino de matemática
educação infantil
jogos e brincadeiras
description "O presente trabalho tem como intuito analisar e relatar uma experiência realizada por meio de uma ação do Projeto de Extensão Clube da Matemática, que tem por tema “Brincando com matemática na Educação Infantil”. Este trabalho foi realizado através de um modelo descritivo, como um relato de experiência, onde tem como base tecer observações e relatar o ensino de matemática na Educação Infantil, mais especificamente, por meio de jogos e brincadeiras e suas construções numéricas. Para isso, foi realizado um trabalho de observações entre o período do dia quinze de abril a trinta de abril, no primeiro semestre de 2019, em uma turma de Estágio I (4 a 5 anos) da Escola da Prefeitura de Guarulhos Professor Milton Luiz Ziller. Desse modo, por meio de uma ação da extensão foi analisado como as crianças apreendem e desenvolvem conceitos e noções numéricas por meio da ludicidade, tal como a importância do educador nesse processo. Para aprofundar a análise foram eleitos, como base, alguns teóricos como Lorenzato (2015) e Moretti & Souza (2015), além do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (1998). Com base nesses autores, discorro sobre a importância do papel do educador no processo de ensino-aprendizagem das crianças, tal como sua mediação, para que, assim, as atividades propostas a elas sejam de referidas as suas compreensões e necessidades, respeitando suas particularidades e singularidades a fim de obter um resultado onde a criança possa obter a significação de suas próprias atividades e de todo o processo. "
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-10
2020-01-27T16:45:39Z
2020-01-27T16:45:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51877
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268342450520064