FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2938 |
Resumo: | De um dia para o outro tudo parou. No dia 13 de março de 2020, a necessidade de isolamento social foi informada a partir do decreto n° 46970/2020 do governo do Estado do Rio de Janeiro. Saímos na sexta-feira do trabalho para nosso merecido descanso de fim de semana e fomos surpreendidos e informados de que havia uma pandemia e da necessidade de afastamento social. Logo, precisaríamos fechar a nossa instituição. No primeiro mês ficamos bastante assustados com tamanha gravidade da COVID-19. Realmente estávamos tentando compreender tudo que estava ocorrendo e tentando nos adaptar à nova rotina. Neste contexto, a Unidade Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho (UMEI) buscou reaproximação entre seus profissionais, pelos aplicativos de comunicação com o intuito de nos confortar. Em seguida, a direção da UMEI lançou a reflexão de pensarmos, juntos, possibilidades de reaproximação com as famílias, no momento seguinte, iniciamos uma formação para os profissionais de forma remota. Assim, este artigo busca dar ênfase aos eixos apresentados e discutidos pelas autoras. Para isso, destacamos os princípios da autonomia e da afetividade, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema. Diante do exposto acima, o presente estudo propõe compartilhar as discussões e reflexões que profissionais da Educação Infantil teceram no período da quarentena. |
id |
CP2-1_491465d4db9514ee6db7c9fd4e05ad97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2938 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTILEducação InfantilCurrículoPandemia.De um dia para o outro tudo parou. No dia 13 de março de 2020, a necessidade de isolamento social foi informada a partir do decreto n° 46970/2020 do governo do Estado do Rio de Janeiro. Saímos na sexta-feira do trabalho para nosso merecido descanso de fim de semana e fomos surpreendidos e informados de que havia uma pandemia e da necessidade de afastamento social. Logo, precisaríamos fechar a nossa instituição. No primeiro mês ficamos bastante assustados com tamanha gravidade da COVID-19. Realmente estávamos tentando compreender tudo que estava ocorrendo e tentando nos adaptar à nova rotina. Neste contexto, a Unidade Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho (UMEI) buscou reaproximação entre seus profissionais, pelos aplicativos de comunicação com o intuito de nos confortar. Em seguida, a direção da UMEI lançou a reflexão de pensarmos, juntos, possibilidades de reaproximação com as famílias, no momento seguinte, iniciamos uma formação para os profissionais de forma remota. Assim, este artigo busca dar ênfase aos eixos apresentados e discutidos pelas autoras. Para isso, destacamos os princípios da autonomia e da afetividade, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema. Diante do exposto acima, o presente estudo propõe compartilhar as discussões e reflexões que profissionais da Educação Infantil teceram no período da quarentena.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2938Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2938/1857Pinto, Amanda LoboscoLidugério, Danielli Cristina MachadoAlmeida, Kathlyn Bernardo Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T10:43:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2938Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-11-30T10:43:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL Pinto, Amanda Lobosco Educação Infantil Currículo Pandemia. |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
author |
Pinto, Amanda Lobosco |
author_facet |
Pinto, Amanda Lobosco Lidugério, Danielli Cristina Machado Almeida, Kathlyn Bernardo Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Lidugério, Danielli Cristina Machado Almeida, Kathlyn Bernardo Duarte |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Amanda Lobosco Lidugério, Danielli Cristina Machado Almeida, Kathlyn Bernardo Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Currículo Pandemia. |
topic |
Educação Infantil Currículo Pandemia. |
description |
De um dia para o outro tudo parou. No dia 13 de março de 2020, a necessidade de isolamento social foi informada a partir do decreto n° 46970/2020 do governo do Estado do Rio de Janeiro. Saímos na sexta-feira do trabalho para nosso merecido descanso de fim de semana e fomos surpreendidos e informados de que havia uma pandemia e da necessidade de afastamento social. Logo, precisaríamos fechar a nossa instituição. No primeiro mês ficamos bastante assustados com tamanha gravidade da COVID-19. Realmente estávamos tentando compreender tudo que estava ocorrendo e tentando nos adaptar à nova rotina. Neste contexto, a Unidade Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho (UMEI) buscou reaproximação entre seus profissionais, pelos aplicativos de comunicação com o intuito de nos confortar. Em seguida, a direção da UMEI lançou a reflexão de pensarmos, juntos, possibilidades de reaproximação com as famílias, no momento seguinte, iniciamos uma formação para os profissionais de forma remota. Assim, este artigo busca dar ênfase aos eixos apresentados e discutidos pelas autoras. Para isso, destacamos os princípios da autonomia e da afetividade, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema. Diante do exposto acima, o presente estudo propõe compartilhar as discussões e reflexões que profissionais da Educação Infantil teceram no período da quarentena. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2938 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2938/1857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020) 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178046328832 |