FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Amanda Lobosco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lidugério, Danielli Cristina Machado, Almeida, Kathlyn Bernardo Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2938
Resumo: De um dia para o outro tudo parou. No dia 13 de março de 2020, a necessidade de isolamento social foi informada a partir do decreto n° 46970/2020 do governo do Estado do Rio de Janeiro. Saímos na sexta-feira do trabalho para nosso merecido descanso de fim de semana e fomos surpreendidos e informados de que havia uma pandemia e da necessidade de afastamento social. Logo, precisaríamos fechar a nossa instituição. No primeiro mês ficamos bastante assustados com tamanha gravidade da COVID-19. Realmente estávamos tentando compreender tudo que estava ocorrendo e tentando nos adaptar à nova rotina. Neste contexto, a Unidade Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho (UMEI) buscou reaproximação entre seus profissionais, pelos aplicativos de comunicação com o intuito de nos confortar. Em seguida, a direção da UMEI lançou a reflexão de pensarmos, juntos, possibilidades de reaproximação com as famílias, no momento seguinte, iniciamos uma formação para os profissionais de forma remota. Assim, este artigo busca dar ênfase aos eixos apresentados e discutidos pelas autoras. Para isso, destacamos os princípios da autonomia e da afetividade, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema. Diante do exposto acima, o presente estudo propõe compartilhar as discussões e reflexões que profissionais da Educação Infantil teceram no período da quarentena.
id CP2-1_491465d4db9514ee6db7c9fd4e05ad97
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2938
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTILEducação InfantilCurrículoPandemia.De um dia para o outro tudo parou. No dia 13 de março de 2020, a necessidade de isolamento social foi informada a partir do decreto n° 46970/2020 do governo do Estado do Rio de Janeiro. Saímos na sexta-feira do trabalho para nosso merecido descanso de fim de semana e fomos surpreendidos e informados de que havia uma pandemia e da necessidade de afastamento social. Logo, precisaríamos fechar a nossa instituição. No primeiro mês ficamos bastante assustados com tamanha gravidade da COVID-19. Realmente estávamos tentando compreender tudo que estava ocorrendo e tentando nos adaptar à nova rotina. Neste contexto, a Unidade Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho (UMEI) buscou reaproximação entre seus profissionais, pelos aplicativos de comunicação com o intuito de nos confortar. Em seguida, a direção da UMEI lançou a reflexão de pensarmos, juntos, possibilidades de reaproximação com as famílias, no momento seguinte, iniciamos uma formação para os profissionais de forma remota. Assim, este artigo busca dar ênfase aos eixos apresentados e discutidos pelas autoras. Para isso, destacamos os princípios da autonomia e da afetividade, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema. Diante do exposto acima, o presente estudo propõe compartilhar as discussões e reflexões que profissionais da Educação Infantil teceram no período da quarentena.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2938Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)2447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2938/1857Pinto, Amanda LoboscoLidugério, Danielli Cristina MachadoAlmeida, Kathlyn Bernardo Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T10:43:44Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2938Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-11-30T10:43:44Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Pinto, Amanda Lobosco
Educação Infantil
Currículo
Pandemia.
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Pinto, Amanda Lobosco
author_facet Pinto, Amanda Lobosco
Lidugério, Danielli Cristina Machado
Almeida, Kathlyn Bernardo Duarte
author_role author
author2 Lidugério, Danielli Cristina Machado
Almeida, Kathlyn Bernardo Duarte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Amanda Lobosco
Lidugério, Danielli Cristina Machado
Almeida, Kathlyn Bernardo Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Currículo
Pandemia.
topic Educação Infantil
Currículo
Pandemia.
description De um dia para o outro tudo parou. No dia 13 de março de 2020, a necessidade de isolamento social foi informada a partir do decreto n° 46970/2020 do governo do Estado do Rio de Janeiro. Saímos na sexta-feira do trabalho para nosso merecido descanso de fim de semana e fomos surpreendidos e informados de que havia uma pandemia e da necessidade de afastamento social. Logo, precisaríamos fechar a nossa instituição. No primeiro mês ficamos bastante assustados com tamanha gravidade da COVID-19. Realmente estávamos tentando compreender tudo que estava ocorrendo e tentando nos adaptar à nova rotina. Neste contexto, a Unidade Municipal de Educação Infantil Julieta Botelho (UMEI) buscou reaproximação entre seus profissionais, pelos aplicativos de comunicação com o intuito de nos confortar. Em seguida, a direção da UMEI lançou a reflexão de pensarmos, juntos, possibilidades de reaproximação com as famílias, no momento seguinte, iniciamos uma formação para os profissionais de forma remota. Assim, este artigo busca dar ênfase aos eixos apresentados e discutidos pelas autoras. Para isso, destacamos os princípios da autonomia e da afetividade, com o objetivo de ampliar a discussão sobre o tema. Diante do exposto acima, o presente estudo propõe compartilhar as discussões e reflexões que profissionais da Educação Infantil teceram no período da quarentena.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2938
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/2938/1857
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 5 n. 6 (2020)
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178046328832