Currículo na educação infantil e formação de professores para infância: reflexões iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Jeniffer de [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Akuri, Juliana Guimarães Marcelino, Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141556
Resumo: Neste texto, a reflexão embasa-se em ações de projetos de pesquisa pertencentes ao programa de estudos e pesquisas “Especificidades da Docência na Educação Infantil” coordenado pela Drª. Elieuza Ap. de Lima na Unesp de Marília. Um dos projetos intitula-se: “Docência na Educação Infantil: percepções de professores de bebês de um município do interior paulista” (ARRUDA, 2013) e tem como principal objetivo identificar se, para os professores investigados, o trabalho realizado com os bebês tem especificidades em relação às ações educativas em outros níveis da Educação Básica; para isso utiliza-se da pesquisa bibliográfica e de campo. O outro projeto, “Currículo da (na) Educação Infantil: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural” (AKURI, 2013), tem como principal finalidade localizar, reunir e sistematizar proposições de livros, artigos, teses e dissertações com base na denominada Psicologia Histórico-Cultural, e, para isso, se embasa em pesquisa bibliográfica. Tais projetos buscam, em linhas gerais, contribuir para a qualificação da Educação Infantil, bem como colaborar com reflexões pertinentes a formação de professores para a educação na infância. Por se tratar de pesquisas em andamento, os resultados apresentados são preliminares.
id UNSP_24ed64c1e81d91905a39e7ad898d1081
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141556
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Currículo na educação infantil e formação de professores para infância: reflexões iniciaisEducação infantilDocênciaCurrículoNeste texto, a reflexão embasa-se em ações de projetos de pesquisa pertencentes ao programa de estudos e pesquisas “Especificidades da Docência na Educação Infantil” coordenado pela Drª. Elieuza Ap. de Lima na Unesp de Marília. Um dos projetos intitula-se: “Docência na Educação Infantil: percepções de professores de bebês de um município do interior paulista” (ARRUDA, 2013) e tem como principal objetivo identificar se, para os professores investigados, o trabalho realizado com os bebês tem especificidades em relação às ações educativas em outros níveis da Educação Básica; para isso utiliza-se da pesquisa bibliográfica e de campo. O outro projeto, “Currículo da (na) Educação Infantil: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural” (AKURI, 2013), tem como principal finalidade localizar, reunir e sistematizar proposições de livros, artigos, teses e dissertações com base na denominada Psicologia Histórico-Cultural, e, para isso, se embasa em pesquisa bibliográfica. Tais projetos buscam, em linhas gerais, contribuir para a qualificação da Educação Infantil, bem como colaborar com reflexões pertinentes a formação de professores para a educação na infância. Por se tratar de pesquisas em andamento, os resultados apresentados são preliminares.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, BrasilEscola Municipal de Marília, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Escola Municipal de MaríliaArruda, Jeniffer de [UNESP]Akuri, Juliana Guimarães MarcelinoLima, Elieuza Aparecida de [UNESP]2016-07-19T12:59:28Z2016-07-19T12:59:28Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2116-2126application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2116-21262357-7819http://hdl.handle.net/11449/141556ISSN2357-7819-2014-2116-2126.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T19:48:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141556Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:48:13Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo na educação infantil e formação de professores para infância: reflexões iniciais
title Currículo na educação infantil e formação de professores para infância: reflexões iniciais
spellingShingle Currículo na educação infantil e formação de professores para infância: reflexões iniciais
Arruda, Jeniffer de [UNESP]
Educação infantil
Docência
Currículo
title_short Currículo na educação infantil e formação de professores para infância: reflexões iniciais
title_full Currículo na educação infantil e formação de professores para infância: reflexões iniciais
title_fullStr Currículo na educação infantil e formação de professores para infância: reflexões iniciais
title_full_unstemmed Currículo na educação infantil e formação de professores para infância: reflexões iniciais
title_sort Currículo na educação infantil e formação de professores para infância: reflexões iniciais
author Arruda, Jeniffer de [UNESP]
author_facet Arruda, Jeniffer de [UNESP]
Akuri, Juliana Guimarães Marcelino
Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
author_role author
author2 Akuri, Juliana Guimarães Marcelino
Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Escola Municipal de Marília
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Jeniffer de [UNESP]
Akuri, Juliana Guimarães Marcelino
Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Docência
Currículo
topic Educação infantil
Docência
Currículo
description Neste texto, a reflexão embasa-se em ações de projetos de pesquisa pertencentes ao programa de estudos e pesquisas “Especificidades da Docência na Educação Infantil” coordenado pela Drª. Elieuza Ap. de Lima na Unesp de Marília. Um dos projetos intitula-se: “Docência na Educação Infantil: percepções de professores de bebês de um município do interior paulista” (ARRUDA, 2013) e tem como principal objetivo identificar se, para os professores investigados, o trabalho realizado com os bebês tem especificidades em relação às ações educativas em outros níveis da Educação Básica; para isso utiliza-se da pesquisa bibliográfica e de campo. O outro projeto, “Currículo da (na) Educação Infantil: contribuições da Psicologia Histórico-Cultural” (AKURI, 2013), tem como principal finalidade localizar, reunir e sistematizar proposições de livros, artigos, teses e dissertações com base na denominada Psicologia Histórico-Cultural, e, para isso, se embasa em pesquisa bibliográfica. Tais projetos buscam, em linhas gerais, contribuir para a qualificação da Educação Infantil, bem como colaborar com reflexões pertinentes a formação de professores para a educação na infância. Por se tratar de pesquisas em andamento, os resultados apresentados são preliminares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:28Z
2016-07-19T12:59:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2116-2126
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141556
ISSN2357-7819-2014-2116-2126.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141556
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2116-2126
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-2116-2126.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2116-2126
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128165963366400