Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3050 |
Resumo: | O presente artigo relata o uso da heurística de Gowin, no formato de Diagrama V, como método científico em projetos de Física para a Feira de Ciências da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio situada no município de Piúma-ES. A escola apresenta um histórico de 35 anos de realização do evento científico. O uso do Diagrama V ocorreu por meio de oficinas pedagógicas, planejadas e estruturadas. A proposta de utilização do diagrama no contexto experimental objetiva promover a ruptura de práticas de roteiros tradicionais e maior engajamento de professores e alunos na Feira de Ciências. Dos dez grupos de alunos das três séries do ensino médio que utilizaram o Diagrama V como instrumento norteador para os experimentos pode-se inferir que os resultados se revelaram promissores, pois perceberam a importância do método científico. |
id |
CP2-1_4dc138da17910fee134725bed3d776a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3050 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológicaO presente artigo relata o uso da heurística de Gowin, no formato de Diagrama V, como método científico em projetos de Física para a Feira de Ciências da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio situada no município de Piúma-ES. A escola apresenta um histórico de 35 anos de realização do evento científico. O uso do Diagrama V ocorreu por meio de oficinas pedagógicas, planejadas e estruturadas. A proposta de utilização do diagrama no contexto experimental objetiva promover a ruptura de práticas de roteiros tradicionais e maior engajamento de professores e alunos na Feira de Ciências. Dos dez grupos de alunos das três séries do ensino médio que utilizaram o Diagrama V como instrumento norteador para os experimentos pode-se inferir que os resultados se revelaram promissores, pois perceberam a importância do método científico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3050Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 4-242525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3050/1899Xavier, Lucas AntonioSegatto, Breno RodriguesFerracioli, Laércioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T15:27:36Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3050Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-12T15:27:36Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica |
title |
Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica |
spellingShingle |
Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica Xavier, Lucas Antonio |
title_short |
Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica |
title_full |
Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica |
title_fullStr |
Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica |
title_full_unstemmed |
Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica |
title_sort |
Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica |
author |
Xavier, Lucas Antonio |
author_facet |
Xavier, Lucas Antonio Segatto, Breno Rodrigues Ferracioli, Laércio |
author_role |
author |
author2 |
Segatto, Breno Rodrigues Ferracioli, Laércio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Lucas Antonio Segatto, Breno Rodrigues Ferracioli, Laércio |
description |
O presente artigo relata o uso da heurística de Gowin, no formato de Diagrama V, como método científico em projetos de Física para a Feira de Ciências da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio situada no município de Piúma-ES. A escola apresenta um histórico de 35 anos de realização do evento científico. O uso do Diagrama V ocorreu por meio de oficinas pedagógicas, planejadas e estruturadas. A proposta de utilização do diagrama no contexto experimental objetiva promover a ruptura de práticas de roteiros tradicionais e maior engajamento de professores e alunos na Feira de Ciências. Dos dez grupos de alunos das três séries do ensino médio que utilizaram o Diagrama V como instrumento norteador para os experimentos pode-se inferir que os resultados se revelaram promissores, pois perceberam a importância do método científico. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3050 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3050/1899 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 4-24 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v5i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180608000000 |