Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Lucas Antonio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Segatto, Breno Rodrigues, Ferracioli, Laércio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3050
Resumo: O presente artigo relata o uso da heurística de Gowin, no formato de Diagrama V, como método científico em projetos de Física para a Feira de Ciências da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio situada no município de Piúma-ES.  A escola apresenta um histórico de 35 anos de realização do evento científico. O uso do Diagrama V ocorreu por meio de oficinas pedagógicas, planejadas e estruturadas. A proposta de utilização do diagrama no contexto experimental objetiva promover a ruptura de práticas de roteiros tradicionais e maior engajamento de professores e alunos na Feira de Ciências. Dos dez grupos de alunos das três séries do ensino médio que utilizaram o Diagrama V como instrumento norteador para os experimentos pode-se inferir que os resultados se revelaram promissores, pois perceberam a importância do método científico.
id CP2-1_4dc138da17910fee134725bed3d776a9
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3050
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológicaO presente artigo relata o uso da heurística de Gowin, no formato de Diagrama V, como método científico em projetos de Física para a Feira de Ciências da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio situada no município de Piúma-ES.  A escola apresenta um histórico de 35 anos de realização do evento científico. O uso do Diagrama V ocorreu por meio de oficinas pedagógicas, planejadas e estruturadas. A proposta de utilização do diagrama no contexto experimental objetiva promover a ruptura de práticas de roteiros tradicionais e maior engajamento de professores e alunos na Feira de Ciências. Dos dez grupos de alunos das três séries do ensino médio que utilizaram o Diagrama V como instrumento norteador para os experimentos pode-se inferir que os resultados se revelaram promissores, pois perceberam a importância do método científico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3050Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 4-242525-28792525-287910.33025/ceb.v5i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3050/1899Xavier, Lucas AntonioSegatto, Breno RodriguesFerracioli, Laércioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T15:27:36Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3050Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-02-12T15:27:36Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica
title Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica
spellingShingle Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica
Xavier, Lucas Antonio
title_short Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica
title_full Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica
title_fullStr Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica
title_full_unstemmed Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica
title_sort Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica
author Xavier, Lucas Antonio
author_facet Xavier, Lucas Antonio
Segatto, Breno Rodrigues
Ferracioli, Laércio
author_role author
author2 Segatto, Breno Rodrigues
Ferracioli, Laércio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Lucas Antonio
Segatto, Breno Rodrigues
Ferracioli, Laércio
description O presente artigo relata o uso da heurística de Gowin, no formato de Diagrama V, como método científico em projetos de Física para a Feira de Ciências da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio situada no município de Piúma-ES.  A escola apresenta um histórico de 35 anos de realização do evento científico. O uso do Diagrama V ocorreu por meio de oficinas pedagógicas, planejadas e estruturadas. A proposta de utilização do diagrama no contexto experimental objetiva promover a ruptura de práticas de roteiros tradicionais e maior engajamento de professores e alunos na Feira de Ciências. Dos dez grupos de alunos das três séries do ensino médio que utilizaram o Diagrama V como instrumento norteador para os experimentos pode-se inferir que os resultados se revelaram promissores, pois perceberam a importância do método científico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3050
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3050/1899
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 5 n. 3 (2020); 4-24
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v5i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180608000000