UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA: A AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Centa, Fernanda Gall
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Terrazzan, Eduardo Adolfo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2812
Resumo: Neste trabalho, temos como objetivo geral apresentamos um Estudo de Revisão de Literatura Especializada (ERLE) referente à produção científica publicada nacionalmente sobre a temática “Autonomia Docente” da área de Educação. Analisamos trabalhos publicados entre 2014 e 2019 em periódicos científicos acadêmicos, extraídos das listas Qualis/CAPES A1 e A2 da área Educação. A escolha por esse recorte – Qualis/CAPES A1e A2 – deve-se ao fato de que estes são considerados indicativos de periódicos de qualidade mais elevada, segundo alguns critérios estabelecidos por um conjunto de procedimentos utilizados para estratificação da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Para realizarmos a coleta de informações, utilizamos um roteiro de análise textual elaborado para avaliação dos artigos presentes na amostragem. Como se trata de uma pesquisa mais ampla, em termos de detalhamento, na sequência, apresentamos as análises a partir das informações coletadas no que se refere ao foco, objetivo, fonte para coleta de informação. Verificamos que há um grande número de produções voltadas para a educação superior; as que apresentam aspectos relacionados à educação básica referem-se à educação infantil e/ou ao ensino fundamental. Assim, encontramos um número reduzido de produções voltadas para autonomia docente no Ensino Médio, onze artigos o que consideramos um número pequeno e mostra que a temática autonomia docente vem sendo pouco explorada pelas pesquisas. Poucos trabalhos amostrados tiveram como foco principal essa temática – grande parte está apenas relacionando aspectos/características dessa temática com outras questões educacionais.
id CP2-1_4edf4d97d965fe9d5b7a3524c31c383a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2812
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA: A AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIOAutonomia Docente. Estudo de Revisão de Literatura Especializada (ERLE). Ensino MédioNeste trabalho, temos como objetivo geral apresentamos um Estudo de Revisão de Literatura Especializada (ERLE) referente à produção científica publicada nacionalmente sobre a temática “Autonomia Docente” da área de Educação. Analisamos trabalhos publicados entre 2014 e 2019 em periódicos científicos acadêmicos, extraídos das listas Qualis/CAPES A1 e A2 da área Educação. A escolha por esse recorte – Qualis/CAPES A1e A2 – deve-se ao fato de que estes são considerados indicativos de periódicos de qualidade mais elevada, segundo alguns critérios estabelecidos por um conjunto de procedimentos utilizados para estratificação da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Para realizarmos a coleta de informações, utilizamos um roteiro de análise textual elaborado para avaliação dos artigos presentes na amostragem. Como se trata de uma pesquisa mais ampla, em termos de detalhamento, na sequência, apresentamos as análises a partir das informações coletadas no que se refere ao foco, objetivo, fonte para coleta de informação. Verificamos que há um grande número de produções voltadas para a educação superior; as que apresentam aspectos relacionados à educação básica referem-se à educação infantil e/ou ao ensino fundamental. Assim, encontramos um número reduzido de produções voltadas para autonomia docente no Ensino Médio, onze artigos o que consideramos um número pequeno e mostra que a temática autonomia docente vem sendo pouco explorada pelas pesquisas. Poucos trabalhos amostrados tiveram como foco principal essa temática – grande parte está apenas relacionando aspectos/características dessa temática com outras questões educacionais.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-05-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2812Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 76-962525-28792525-287910.33025/ceb.v6i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2812/2013Centa, Fernanda GallTerrazzan, Eduardo Adolfoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-28T16:05:10Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2812Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-05-28T16:05:10Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA: A AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
title UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA: A AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
spellingShingle UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA: A AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
Centa, Fernanda Gall
Autonomia Docente. Estudo de Revisão de Literatura Especializada (ERLE). Ensino Médio
title_short UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA: A AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
title_full UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA: A AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
title_fullStr UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA: A AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA: A AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
title_sort UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA: A AUTONOMIA DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
author Centa, Fernanda Gall
author_facet Centa, Fernanda Gall
Terrazzan, Eduardo Adolfo
author_role author
author2 Terrazzan, Eduardo Adolfo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Centa, Fernanda Gall
Terrazzan, Eduardo Adolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia Docente. Estudo de Revisão de Literatura Especializada (ERLE). Ensino Médio
topic Autonomia Docente. Estudo de Revisão de Literatura Especializada (ERLE). Ensino Médio
description Neste trabalho, temos como objetivo geral apresentamos um Estudo de Revisão de Literatura Especializada (ERLE) referente à produção científica publicada nacionalmente sobre a temática “Autonomia Docente” da área de Educação. Analisamos trabalhos publicados entre 2014 e 2019 em periódicos científicos acadêmicos, extraídos das listas Qualis/CAPES A1 e A2 da área Educação. A escolha por esse recorte – Qualis/CAPES A1e A2 – deve-se ao fato de que estes são considerados indicativos de periódicos de qualidade mais elevada, segundo alguns critérios estabelecidos por um conjunto de procedimentos utilizados para estratificação da produção intelectual dos programas de pós-graduação. Para realizarmos a coleta de informações, utilizamos um roteiro de análise textual elaborado para avaliação dos artigos presentes na amostragem. Como se trata de uma pesquisa mais ampla, em termos de detalhamento, na sequência, apresentamos as análises a partir das informações coletadas no que se refere ao foco, objetivo, fonte para coleta de informação. Verificamos que há um grande número de produções voltadas para a educação superior; as que apresentam aspectos relacionados à educação básica referem-se à educação infantil e/ou ao ensino fundamental. Assim, encontramos um número reduzido de produções voltadas para autonomia docente no Ensino Médio, onze artigos o que consideramos um número pequeno e mostra que a temática autonomia docente vem sendo pouco explorada pelas pesquisas. Poucos trabalhos amostrados tiveram como foco principal essa temática – grande parte está apenas relacionando aspectos/características dessa temática com outras questões educacionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2812
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2812/2013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 6 n. 1 (2021); 76-96
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v6i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180571299840