Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4280 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é conhecer, através de uma revisão sistemática, as pesquisas relacionadas com trabalho docente e Atendimento Educacional Especializado, entre os anos de 2013 e 2016. Observou um aumento no número de pesquisas que relacionam esses 2 elementos. Entretanto, houve um predomínio dos estudos nas regiões Sul e Sudeste em detrimento das outras regiões do País. Foi possível perceber que os estudos encontrados sobre trabalho docente e AEE tiveram como foco os seguintes elementos: políticas públicas, prática pedagógica, formação de professores, tecnologias assistivas, discurso dos professores, identidade docente, bem-estar docente, avaliação e produção do conhecimento. Entre os instrumentos metodoló-gicos encontrados, ainda que variando em nomenclatura e abordagem, percebeu-se prioritariamente o uso da entrevista, presente em 30 estudos, seguido da análise documental em 13, da observação em 15, da análise documental em 13, do grupo focal em 9, do diário de campo e da dinâmica conversacional em 1 cada. |
id |
UNEB-3_ea8bb35d9384efbbc41cda558c86325d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4280 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016Trabalho docenteAtendimento educacional especializadoRevisãoO objetivo deste artigo é conhecer, através de uma revisão sistemática, as pesquisas relacionadas com trabalho docente e Atendimento Educacional Especializado, entre os anos de 2013 e 2016. Observou um aumento no número de pesquisas que relacionam esses 2 elementos. Entretanto, houve um predomínio dos estudos nas regiões Sul e Sudeste em detrimento das outras regiões do País. Foi possível perceber que os estudos encontrados sobre trabalho docente e AEE tiveram como foco os seguintes elementos: políticas públicas, prática pedagógica, formação de professores, tecnologias assistivas, discurso dos professores, identidade docente, bem-estar docente, avaliação e produção do conhecimento. Entre os instrumentos metodoló-gicos encontrados, ainda que variando em nomenclatura e abordagem, percebeu-se prioritariamente o uso da entrevista, presente em 30 estudos, seguido da análise documental em 13, da observação em 15, da análise documental em 13, do grupo focal em 9, do diário de campo e da dinâmica conversacional em 1 cada.UNEB2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/428010.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p225-239Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 50 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 225-2392358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n50reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4280/2677Copyright (c) 2017 Osni Oliveira Noberto Silva, Theresinha Guimarães Miranda, Miguel Angel Garcia Bordasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Osni Oliveira NobertoMiranda, Theresinha GuimarãesBordas, Miguel Angel Garcia2023-04-18T00:55:53Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4280Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:55:53Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016 |
title |
Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016 |
spellingShingle |
Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016 Silva, Osni Oliveira Noberto Trabalho docente Atendimento educacional especializado Revisão |
title_short |
Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016 |
title_full |
Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016 |
title_fullStr |
Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016 |
title_full_unstemmed |
Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016 |
title_sort |
Trabalho docente e atendimento educacional especializado: uma análise da produção acadêmica no portal de teses e dissertações da CAPES – 2013 a 2016 |
author |
Silva, Osni Oliveira Noberto |
author_facet |
Silva, Osni Oliveira Noberto Miranda, Theresinha Guimarães Bordas, Miguel Angel Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Miranda, Theresinha Guimarães Bordas, Miguel Angel Garcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Osni Oliveira Noberto Miranda, Theresinha Guimarães Bordas, Miguel Angel Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho docente Atendimento educacional especializado Revisão |
topic |
Trabalho docente Atendimento educacional especializado Revisão |
description |
O objetivo deste artigo é conhecer, através de uma revisão sistemática, as pesquisas relacionadas com trabalho docente e Atendimento Educacional Especializado, entre os anos de 2013 e 2016. Observou um aumento no número de pesquisas que relacionam esses 2 elementos. Entretanto, houve um predomínio dos estudos nas regiões Sul e Sudeste em detrimento das outras regiões do País. Foi possível perceber que os estudos encontrados sobre trabalho docente e AEE tiveram como foco os seguintes elementos: políticas públicas, prática pedagógica, formação de professores, tecnologias assistivas, discurso dos professores, identidade docente, bem-estar docente, avaliação e produção do conhecimento. Entre os instrumentos metodoló-gicos encontrados, ainda que variando em nomenclatura e abordagem, percebeu-se prioritariamente o uso da entrevista, presente em 30 estudos, seguido da análise documental em 13, da observação em 15, da análise documental em 13, do grupo focal em 9, do diário de campo e da dinâmica conversacional em 1 cada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4280 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p225-239 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4280 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p225-239 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4280/2677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 50 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 225-239 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956372934656 |