Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2877 |
Resumo: | A aula de Geografia é vista por muitas crianças e adolescentes como possibilidade de conhecer melhor o mundo. Nossa disciplina oferece oportunidade para aprender sobre diferentes espaços e lugares do planeta e muitos dos nossos alunos já chegam à escola com diversos questionamentos sobre esses lugares. Na maior parte das vezes suas questões são expressas por meio de perguntas, que revelam um profundo apetite de querer entender como ou por que certos fenômenos ocorrem. Baseado em pressupostos teóricos e epistemológicos do pedagogo estadunidense John Dewey que propunha uma pedagogia em que os estudantes eram agentes ativos na busca do conhecimento, o presente artigo argumenta que as perguntas e indagações dessas crianças e adolescentes podem servir como ferramenta para aproximá-las de uma etapa do processo pedagógico que é tradicionalmente reconhecida como exclusiva dos professores: o planejamento de ensino. Para tanto, revisitamos notas autoetnográficas de nossas práticas de planejamento participativo em uma escola privada de Niterói. Com esse artigo pretendemos inspirar educadores do campo da Geografia e de outros saberes para incluir melhor a voz e a participação ativa das crianças e adolescentes no processo pedagógico. |
id |
CP2-1_518f057be3ea8bb89189c630ebe41801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2877 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John DeweyPedagogia AtivaDemocraciaDeweyPlanejamentoParticipacão.Ensino de GeografiaA aula de Geografia é vista por muitas crianças e adolescentes como possibilidade de conhecer melhor o mundo. Nossa disciplina oferece oportunidade para aprender sobre diferentes espaços e lugares do planeta e muitos dos nossos alunos já chegam à escola com diversos questionamentos sobre esses lugares. Na maior parte das vezes suas questões são expressas por meio de perguntas, que revelam um profundo apetite de querer entender como ou por que certos fenômenos ocorrem. Baseado em pressupostos teóricos e epistemológicos do pedagogo estadunidense John Dewey que propunha uma pedagogia em que os estudantes eram agentes ativos na busca do conhecimento, o presente artigo argumenta que as perguntas e indagações dessas crianças e adolescentes podem servir como ferramenta para aproximá-las de uma etapa do processo pedagógico que é tradicionalmente reconhecida como exclusiva dos professores: o planejamento de ensino. Para tanto, revisitamos notas autoetnográficas de nossas práticas de planejamento participativo em uma escola privada de Niterói. Com esse artigo pretendemos inspirar educadores do campo da Geografia e de outros saberes para incluir melhor a voz e a participação ativa das crianças e adolescentes no processo pedagógico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2877Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 67-752358-446710.33025/grgcp2.v8i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2877/1987Bogossian, ThiagoDaflon, Emanoelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T18:25:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2877Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-31T18:25:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey |
title |
Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey |
spellingShingle |
Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey Bogossian, Thiago Pedagogia Ativa Democracia Dewey Planejamento Participacão. Ensino de Geografia |
title_short |
Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey |
title_full |
Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey |
title_fullStr |
Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey |
title_full_unstemmed |
Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey |
title_sort |
Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey |
author |
Bogossian, Thiago |
author_facet |
Bogossian, Thiago Daflon, Emanoel |
author_role |
author |
author2 |
Daflon, Emanoel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bogossian, Thiago Daflon, Emanoel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Ativa Democracia Dewey Planejamento Participacão. Ensino de Geografia |
topic |
Pedagogia Ativa Democracia Dewey Planejamento Participacão. Ensino de Geografia |
description |
A aula de Geografia é vista por muitas crianças e adolescentes como possibilidade de conhecer melhor o mundo. Nossa disciplina oferece oportunidade para aprender sobre diferentes espaços e lugares do planeta e muitos dos nossos alunos já chegam à escola com diversos questionamentos sobre esses lugares. Na maior parte das vezes suas questões são expressas por meio de perguntas, que revelam um profundo apetite de querer entender como ou por que certos fenômenos ocorrem. Baseado em pressupostos teóricos e epistemológicos do pedagogo estadunidense John Dewey que propunha uma pedagogia em que os estudantes eram agentes ativos na busca do conhecimento, o presente artigo argumenta que as perguntas e indagações dessas crianças e adolescentes podem servir como ferramenta para aproximá-las de uma etapa do processo pedagógico que é tradicionalmente reconhecida como exclusiva dos professores: o planejamento de ensino. Para tanto, revisitamos notas autoetnográficas de nossas práticas de planejamento participativo em uma escola privada de Niterói. Com esse artigo pretendemos inspirar educadores do campo da Geografia e de outros saberes para incluir melhor a voz e a participação ativa das crianças e adolescentes no processo pedagógico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2877 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2877/1987 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 67-75 2358-4467 10.33025/grgcp2.v8i14 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042177130921984 |