Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bogossian, Thiago
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Daflon, Emanoel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2877
Resumo: A aula de Geografia é vista por muitas crianças e adolescentes como possibilidade de conhecer melhor o mundo. Nossa disciplina oferece oportunidade para aprender sobre diferentes espaços e lugares do planeta e muitos dos nossos alunos já chegam à escola com diversos questionamentos sobre esses lugares.  Na maior parte das vezes suas questões são expressas por meio de perguntas, que revelam um profundo apetite de querer entender como ou por que certos fenômenos ocorrem. Baseado em pressupostos teóricos e epistemológicos do pedagogo estadunidense John Dewey que propunha uma pedagogia em que os estudantes eram agentes ativos na busca do conhecimento, o presente artigo argumenta que as perguntas e indagações dessas crianças e adolescentes podem servir como ferramenta para aproximá-las de uma etapa do processo pedagógico que é tradicionalmente reconhecida como exclusiva dos professores: o planejamento de ensino. Para tanto, revisitamos notas autoetnográficas de nossas práticas de planejamento participativo em uma escola privada de Niterói. Com esse artigo pretendemos inspirar educadores do campo da Geografia e de outros saberes para incluir melhor a voz e a participação ativa das crianças e adolescentes no processo pedagógico.
id CP2-1_518f057be3ea8bb89189c630ebe41801
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2877
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John DeweyPedagogia AtivaDemocraciaDeweyPlanejamentoParticipacão.Ensino de GeografiaA aula de Geografia é vista por muitas crianças e adolescentes como possibilidade de conhecer melhor o mundo. Nossa disciplina oferece oportunidade para aprender sobre diferentes espaços e lugares do planeta e muitos dos nossos alunos já chegam à escola com diversos questionamentos sobre esses lugares.  Na maior parte das vezes suas questões são expressas por meio de perguntas, que revelam um profundo apetite de querer entender como ou por que certos fenômenos ocorrem. Baseado em pressupostos teóricos e epistemológicos do pedagogo estadunidense John Dewey que propunha uma pedagogia em que os estudantes eram agentes ativos na busca do conhecimento, o presente artigo argumenta que as perguntas e indagações dessas crianças e adolescentes podem servir como ferramenta para aproximá-las de uma etapa do processo pedagógico que é tradicionalmente reconhecida como exclusiva dos professores: o planejamento de ensino. Para tanto, revisitamos notas autoetnográficas de nossas práticas de planejamento participativo em uma escola privada de Niterói. Com esse artigo pretendemos inspirar educadores do campo da Geografia e de outros saberes para incluir melhor a voz e a participação ativa das crianças e adolescentes no processo pedagógico.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2877Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 67-752358-446710.33025/grgcp2.v8i14reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2877/1987Bogossian, ThiagoDaflon, Emanoelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-31T18:25:22Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2877Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-03-31T18:25:22Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey
title Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey
spellingShingle Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey
Bogossian, Thiago
Pedagogia Ativa
Democracia
Dewey
Planejamento
Participacão.
Ensino de Geografia
title_short Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey
title_full Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey
title_fullStr Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey
title_full_unstemmed Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey
title_sort Planejamento participativo em Geografia: contribuições de John Dewey
author Bogossian, Thiago
author_facet Bogossian, Thiago
Daflon, Emanoel
author_role author
author2 Daflon, Emanoel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bogossian, Thiago
Daflon, Emanoel
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Ativa
Democracia
Dewey
Planejamento
Participacão.
Ensino de Geografia
topic Pedagogia Ativa
Democracia
Dewey
Planejamento
Participacão.
Ensino de Geografia
description A aula de Geografia é vista por muitas crianças e adolescentes como possibilidade de conhecer melhor o mundo. Nossa disciplina oferece oportunidade para aprender sobre diferentes espaços e lugares do planeta e muitos dos nossos alunos já chegam à escola com diversos questionamentos sobre esses lugares.  Na maior parte das vezes suas questões são expressas por meio de perguntas, que revelam um profundo apetite de querer entender como ou por que certos fenômenos ocorrem. Baseado em pressupostos teóricos e epistemológicos do pedagogo estadunidense John Dewey que propunha uma pedagogia em que os estudantes eram agentes ativos na busca do conhecimento, o presente artigo argumenta que as perguntas e indagações dessas crianças e adolescentes podem servir como ferramenta para aproximá-las de uma etapa do processo pedagógico que é tradicionalmente reconhecida como exclusiva dos professores: o planejamento de ensino. Para tanto, revisitamos notas autoetnográficas de nossas práticas de planejamento participativo em uma escola privada de Niterói. Com esse artigo pretendemos inspirar educadores do campo da Geografia e de outros saberes para incluir melhor a voz e a participação ativa das crianças e adolescentes no processo pedagógico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2877
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2877
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2877/1987
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 7 n. 14 (2020): GIRAMUNDO, DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO; 67-75
2358-4467
10.33025/grgcp2.v8i14
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042177130921984