Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/fisicaemrevista/article/view/1384 |
Resumo: | Neste estudo é proposta uma sequência de atividades investigativas para se trabalhar o conteúdo de Hidrostática no Ensino Médio (EM), com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade (C-T-S). Ao longo do estudo são discutidos os referenciais teóricos adotados; são apresentados os temas que compõem o estudo da Hidrostática no EM; é feita uma descrição detalhada de cada atividade proposta; são apresentados dados e registros fotográficos obtidos a partir da aplicação de tais atividades em escola da rede federal de Ensino Médio do Rio de Janeiro, com consequente análise; e por fim são apresentadas as considerações finais. Os resultados obtidos se mostraram bastante animadores, uma vez que, estima-se, Atividades Investigativas contribuem para um aprendizado mais efetivo para o aluno; o enfoque C-T-S também atua nesse sentido, haja vista que se trabalha Ciência de uma maneira mais próxima da realidade do aluno, utilizando situações reais. |
id |
CP2-1_5335bfd5b58a6a064db96ee0bbb9a3f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1384 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-SEnsino de FísicaHidrostáticaAtividades InvestigativasC-T-SNeste estudo é proposta uma sequência de atividades investigativas para se trabalhar o conteúdo de Hidrostática no Ensino Médio (EM), com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade (C-T-S). Ao longo do estudo são discutidos os referenciais teóricos adotados; são apresentados os temas que compõem o estudo da Hidrostática no EM; é feita uma descrição detalhada de cada atividade proposta; são apresentados dados e registros fotográficos obtidos a partir da aplicação de tais atividades em escola da rede federal de Ensino Médio do Rio de Janeiro, com consequente análise; e por fim são apresentadas as considerações finais. Os resultados obtidos se mostraram bastante animadores, uma vez que, estima-se, Atividades Investigativas contribuem para um aprendizado mais efetivo para o aluno; o enfoque C-T-S também atua nesse sentido, haja vista que se trabalha Ciência de uma maneira mais próxima da realidade do aluno, utilizando situações reais.FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa em Ensino de Físicaapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/fisicaemrevista/article/view/1384FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II; v. 1 n. 1 (2017): FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II; 152594-5599 reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/fisicaemrevista/article/view/1384/1017Sales, Vitor Cossich de HolandaVianna, Deise Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-31T02:56:31Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1384Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-31T02:56:31Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S |
title |
Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S |
spellingShingle |
Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S Sales, Vitor Cossich de Holanda Ensino de Física Hidrostática Atividades Investigativas C-T-S |
title_short |
Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S |
title_full |
Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S |
title_fullStr |
Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S |
title_sort |
Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S |
author |
Sales, Vitor Cossich de Holanda |
author_facet |
Sales, Vitor Cossich de Holanda Vianna, Deise Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Vianna, Deise Miranda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Vitor Cossich de Holanda Vianna, Deise Miranda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Hidrostática Atividades Investigativas C-T-S |
topic |
Ensino de Física Hidrostática Atividades Investigativas C-T-S |
description |
Neste estudo é proposta uma sequência de atividades investigativas para se trabalhar o conteúdo de Hidrostática no Ensino Médio (EM), com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade (C-T-S). Ao longo do estudo são discutidos os referenciais teóricos adotados; são apresentados os temas que compõem o estudo da Hidrostática no EM; é feita uma descrição detalhada de cada atividade proposta; são apresentados dados e registros fotográficos obtidos a partir da aplicação de tais atividades em escola da rede federal de Ensino Médio do Rio de Janeiro, com consequente análise; e por fim são apresentadas as considerações finais. Os resultados obtidos se mostraram bastante animadores, uma vez que, estima-se, Atividades Investigativas contribuem para um aprendizado mais efetivo para o aluno; o enfoque C-T-S também atua nesse sentido, haja vista que se trabalha Ciência de uma maneira mais próxima da realidade do aluno, utilizando situações reais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa em Ensino de Física |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/fisicaemrevista/article/view/1384 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/fisicaemrevista/article/view/1384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/fisicaemrevista/article/view/1384/1017 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II |
publisher.none.fl_str_mv |
FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II |
dc.source.none.fl_str_mv |
FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II; v. 1 n. 1 (2017): FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II; 15 2594-5599 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042179806887936 |