Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Vitor Cossich de Holanda
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vianna, Deise Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/fisicaemrevista/article/view/1384
Resumo: Neste estudo é proposta uma sequência de atividades investigativas para se trabalhar o conteúdo de Hidrostática no Ensino Médio (EM), com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade (C-T-S). Ao longo do estudo são discutidos os referenciais teóricos adotados; são apresentados os temas que compõem o estudo da Hidrostática no EM; é feita uma descrição detalhada de cada atividade proposta; são apresentados dados e registros fotográficos obtidos a partir da aplicação de tais atividades em escola da rede federal de Ensino Médio do Rio de Janeiro, com consequente análise; e por fim são apresentadas as considerações finais. Os resultados obtidos se mostraram bastante animadores, uma vez que, estima-se, Atividades Investigativas contribuem para um aprendizado mais efetivo para o aluno; o enfoque C-T-S também atua nesse sentido, haja vista que se trabalha Ciência de uma maneira mais próxima da realidade do aluno, utilizando situações reais.
id CP2-1_5335bfd5b58a6a064db96ee0bbb9a3f6
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1384
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-SEnsino de FísicaHidrostáticaAtividades InvestigativasC-T-SNeste estudo é proposta uma sequência de atividades investigativas para se trabalhar o conteúdo de Hidrostática no Ensino Médio (EM), com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade (C-T-S). Ao longo do estudo são discutidos os referenciais teóricos adotados; são apresentados os temas que compõem o estudo da Hidrostática no EM; é feita uma descrição detalhada de cada atividade proposta; são apresentados dados e registros fotográficos obtidos a partir da aplicação de tais atividades em escola da rede federal de Ensino Médio do Rio de Janeiro, com consequente análise; e por fim são apresentadas as considerações finais. Os resultados obtidos se mostraram bastante animadores, uma vez que, estima-se, Atividades Investigativas contribuem para um aprendizado mais efetivo para o aluno; o enfoque C-T-S também atua nesse sentido, haja vista que se trabalha Ciência de uma maneira mais próxima da realidade do aluno, utilizando situações reais.FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II2017-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa em Ensino de Físicaapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/fisicaemrevista/article/view/1384FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II; v. 1 n. 1 (2017): FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II; 152594-5599 reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/fisicaemrevista/article/view/1384/1017Sales, Vitor Cossich de HolandaVianna, Deise Mirandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-31T02:56:31Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1384Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2017-10-31T02:56:31Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S
title Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S
spellingShingle Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S
Sales, Vitor Cossich de Holanda
Ensino de Física
Hidrostática
Atividades Investigativas
C-T-S
title_short Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S
title_full Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S
title_fullStr Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S
title_sort Uma proposta para o ensino de hidrostática através de atividades investigativas com enfoque C-T-S
author Sales, Vitor Cossich de Holanda
author_facet Sales, Vitor Cossich de Holanda
Vianna, Deise Miranda
author_role author
author2 Vianna, Deise Miranda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Vitor Cossich de Holanda
Vianna, Deise Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Hidrostática
Atividades Investigativas
C-T-S
topic Ensino de Física
Hidrostática
Atividades Investigativas
C-T-S
description Neste estudo é proposta uma sequência de atividades investigativas para se trabalhar o conteúdo de Hidrostática no Ensino Médio (EM), com enfoque em Ciência-Tecnologia-Sociedade (C-T-S). Ao longo do estudo são discutidos os referenciais teóricos adotados; são apresentados os temas que compõem o estudo da Hidrostática no EM; é feita uma descrição detalhada de cada atividade proposta; são apresentados dados e registros fotográficos obtidos a partir da aplicação de tais atividades em escola da rede federal de Ensino Médio do Rio de Janeiro, com consequente análise; e por fim são apresentadas as considerações finais. Os resultados obtidos se mostraram bastante animadores, uma vez que, estima-se, Atividades Investigativas contribuem para um aprendizado mais efetivo para o aluno; o enfoque C-T-S também atua nesse sentido, haja vista que se trabalha Ciência de uma maneira mais próxima da realidade do aluno, utilizando situações reais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa em Ensino de Física
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/fisicaemrevista/article/view/1384
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/fisicaemrevista/article/view/1384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/fisicaemrevista/article/view/1384/1017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II
publisher.none.fl_str_mv FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II
dc.source.none.fl_str_mv FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II; v. 1 n. 1 (2017): FÍSICA EM REVISTA - CADERNOS DE ENSINO DO COLÉGIO PEDRO II; 15
2594-5599 
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042179806887936