TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319 |
Resumo: | Como sabemos, a criança é um sujeito social e que tem direito à infância, sendo um agente construtor do conhecimento, em que cria, aprende e fantasia através da sua imaginação e possui grande capacidade cognitiva. Este texto tem como objetivo refletir acerca da pedagogia freireana e sua contribuição para a educação infantil. Enfatizamos, portanto, o diálogo, que é um dos pressupostos abordados na pedagogia freireana como sendo de grande relevância na interação professor-criança, tendo como finalidade o desenvolvimento e aprendizagem destas. Para realização desse estudo, elegemos a pesquisa bibliografia respaldada nas obras de Paulo Freire e demais autores que tratam sobre a educação da infância, dentre eles: Freire (2000, 2002, 2006, 2009, 2013), Oliveira (2011), Kuhlmann Júnior (2015), Ariès (2017), Zabalza (2017). Além disso, consideramos as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, entre outros que norteiam a educação da infância, acerca da temática abordada, enfocando a importância da pedagogia freireana para essa etapa de ensino, levando em conta o tempo-espaço de aprendizagem, bem como as experiências advindas do contexto o qual está inserida. Portanto, esse estudo nos proporcionou refletir sobre a contribuição da pedagogia freireana na educação infantil no tocante ao diálogo como um dos aspectos relevantes na interação professor-criança, mediante às práticas pedagógicas, como sendo essencial no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças dessa faixa etária escolar. |
id |
CP2-1_56aa28dbbf57df488c3975639c4c2408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3319 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANAEducação Infantil. Pedagogia Freireana. Infância.Como sabemos, a criança é um sujeito social e que tem direito à infância, sendo um agente construtor do conhecimento, em que cria, aprende e fantasia através da sua imaginação e possui grande capacidade cognitiva. Este texto tem como objetivo refletir acerca da pedagogia freireana e sua contribuição para a educação infantil. Enfatizamos, portanto, o diálogo, que é um dos pressupostos abordados na pedagogia freireana como sendo de grande relevância na interação professor-criança, tendo como finalidade o desenvolvimento e aprendizagem destas. Para realização desse estudo, elegemos a pesquisa bibliografia respaldada nas obras de Paulo Freire e demais autores que tratam sobre a educação da infância, dentre eles: Freire (2000, 2002, 2006, 2009, 2013), Oliveira (2011), Kuhlmann Júnior (2015), Ariès (2017), Zabalza (2017). Além disso, consideramos as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, entre outros que norteiam a educação da infância, acerca da temática abordada, enfocando a importância da pedagogia freireana para essa etapa de ensino, levando em conta o tempo-espaço de aprendizagem, bem como as experiências advindas do contexto o qual está inserida. Portanto, esse estudo nos proporcionou refletir sobre a contribuição da pedagogia freireana na educação infantil no tocante ao diálogo como um dos aspectos relevantes na interação professor-criança, mediante às práticas pedagógicas, como sendo essencial no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças dessa faixa etária escolar. Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 27-372447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319/2245https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319/2246Bem, Geralda Mariada Silva, Cícero Nilton MoreiraReges, Maria Auricélia Gadelhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T16:53:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3319Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-22T16:53:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA |
title |
TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA |
spellingShingle |
TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA Bem, Geralda Maria Educação Infantil. Pedagogia Freireana. Infância. |
title_short |
TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA |
title_full |
TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA |
title_fullStr |
TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA |
title_full_unstemmed |
TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA |
title_sort |
TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA |
author |
Bem, Geralda Maria |
author_facet |
Bem, Geralda Maria da Silva, Cícero Nilton Moreira Reges, Maria Auricélia Gadelha |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Cícero Nilton Moreira Reges, Maria Auricélia Gadelha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bem, Geralda Maria da Silva, Cícero Nilton Moreira Reges, Maria Auricélia Gadelha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Pedagogia Freireana. Infância. |
topic |
Educação Infantil. Pedagogia Freireana. Infância. |
description |
Como sabemos, a criança é um sujeito social e que tem direito à infância, sendo um agente construtor do conhecimento, em que cria, aprende e fantasia através da sua imaginação e possui grande capacidade cognitiva. Este texto tem como objetivo refletir acerca da pedagogia freireana e sua contribuição para a educação infantil. Enfatizamos, portanto, o diálogo, que é um dos pressupostos abordados na pedagogia freireana como sendo de grande relevância na interação professor-criança, tendo como finalidade o desenvolvimento e aprendizagem destas. Para realização desse estudo, elegemos a pesquisa bibliografia respaldada nas obras de Paulo Freire e demais autores que tratam sobre a educação da infância, dentre eles: Freire (2000, 2002, 2006, 2009, 2013), Oliveira (2011), Kuhlmann Júnior (2015), Ariès (2017), Zabalza (2017). Além disso, consideramos as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, entre outros que norteiam a educação da infância, acerca da temática abordada, enfocando a importância da pedagogia freireana para essa etapa de ensino, levando em conta o tempo-espaço de aprendizagem, bem como as experiências advindas do contexto o qual está inserida. Portanto, esse estudo nos proporcionou refletir sobre a contribuição da pedagogia freireana na educação infantil no tocante ao diálogo como um dos aspectos relevantes na interação professor-criança, mediante às práticas pedagógicas, como sendo essencial no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças dessa faixa etária escolar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319/2245 https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319/2246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 27-37 2447-620X reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178333638656 |