TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bem, Geralda Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Cícero Nilton Moreira, Reges, Maria Auricélia Gadelha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319
Resumo: Como sabemos, a criança é um sujeito social e que tem direito à infância, sendo um agente construtor do conhecimento, em que cria, aprende e fantasia através da sua imaginação e possui grande capacidade cognitiva. Este texto tem como objetivo refletir acerca da pedagogia freireana e sua contribuição para a educação infantil. Enfatizamos, portanto, o diálogo, que é um dos pressupostos abordados na pedagogia freireana como sendo de grande relevância na interação professor-criança, tendo como finalidade o desenvolvimento e aprendizagem destas. Para realização desse estudo, elegemos a pesquisa bibliografia respaldada nas obras de Paulo Freire e demais autores que tratam sobre a educação da infância, dentre eles: Freire (2000, 2002, 2006, 2009, 2013), Oliveira (2011), Kuhlmann Júnior (2015), Ariès (2017), Zabalza (2017). Além disso, consideramos as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, entre outros que norteiam a educação da infância, acerca da temática abordada, enfocando a importância da pedagogia freireana para essa etapa de ensino, levando em conta o tempo-espaço de aprendizagem, bem como as experiências advindas do contexto o qual está inserida. Portanto, esse estudo nos proporcionou refletir sobre a contribuição da pedagogia freireana na educação infantil no tocante ao diálogo como um dos aspectos relevantes na interação professor-criança, mediante às práticas pedagógicas, como sendo essencial no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças dessa faixa etária escolar. 
id CP2-1_56aa28dbbf57df488c3975639c4c2408
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3319
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANAEducação Infantil. Pedagogia Freireana. Infância.Como sabemos, a criança é um sujeito social e que tem direito à infância, sendo um agente construtor do conhecimento, em que cria, aprende e fantasia através da sua imaginação e possui grande capacidade cognitiva. Este texto tem como objetivo refletir acerca da pedagogia freireana e sua contribuição para a educação infantil. Enfatizamos, portanto, o diálogo, que é um dos pressupostos abordados na pedagogia freireana como sendo de grande relevância na interação professor-criança, tendo como finalidade o desenvolvimento e aprendizagem destas. Para realização desse estudo, elegemos a pesquisa bibliografia respaldada nas obras de Paulo Freire e demais autores que tratam sobre a educação da infância, dentre eles: Freire (2000, 2002, 2006, 2009, 2013), Oliveira (2011), Kuhlmann Júnior (2015), Ariès (2017), Zabalza (2017). Além disso, consideramos as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, entre outros que norteiam a educação da infância, acerca da temática abordada, enfocando a importância da pedagogia freireana para essa etapa de ensino, levando em conta o tempo-espaço de aprendizagem, bem como as experiências advindas do contexto o qual está inserida. Portanto, esse estudo nos proporcionou refletir sobre a contribuição da pedagogia freireana na educação infantil no tocante ao diálogo como um dos aspectos relevantes na interação professor-criança, mediante às práticas pedagógicas, como sendo essencial no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças dessa faixa etária escolar. Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 27-372447-620Xreponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319/2245https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319/2246Bem, Geralda Mariada Silva, Cícero Nilton MoreiraReges, Maria Auricélia Gadelhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-22T16:53:40Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3319Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-22T16:53:40Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA
title TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA
spellingShingle TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA
Bem, Geralda Maria
Educação Infantil. Pedagogia Freireana. Infância.
title_short TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA
title_full TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA
title_fullStr TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA
title_full_unstemmed TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA
title_sort TECENDO REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA FREIRIANA
author Bem, Geralda Maria
author_facet Bem, Geralda Maria
da Silva, Cícero Nilton Moreira
Reges, Maria Auricélia Gadelha
author_role author
author2 da Silva, Cícero Nilton Moreira
Reges, Maria Auricélia Gadelha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bem, Geralda Maria
da Silva, Cícero Nilton Moreira
Reges, Maria Auricélia Gadelha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Pedagogia Freireana. Infância.
topic Educação Infantil. Pedagogia Freireana. Infância.
description Como sabemos, a criança é um sujeito social e que tem direito à infância, sendo um agente construtor do conhecimento, em que cria, aprende e fantasia através da sua imaginação e possui grande capacidade cognitiva. Este texto tem como objetivo refletir acerca da pedagogia freireana e sua contribuição para a educação infantil. Enfatizamos, portanto, o diálogo, que é um dos pressupostos abordados na pedagogia freireana como sendo de grande relevância na interação professor-criança, tendo como finalidade o desenvolvimento e aprendizagem destas. Para realização desse estudo, elegemos a pesquisa bibliografia respaldada nas obras de Paulo Freire e demais autores que tratam sobre a educação da infância, dentre eles: Freire (2000, 2002, 2006, 2009, 2013), Oliveira (2011), Kuhlmann Júnior (2015), Ariès (2017), Zabalza (2017). Além disso, consideramos as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, entre outros que norteiam a educação da infância, acerca da temática abordada, enfocando a importância da pedagogia freireana para essa etapa de ensino, levando em conta o tempo-espaço de aprendizagem, bem como as experiências advindas do contexto o qual está inserida. Portanto, esse estudo nos proporcionou refletir sobre a contribuição da pedagogia freireana na educação infantil no tocante ao diálogo como um dos aspectos relevantes na interação professor-criança, mediante às práticas pedagógicas, como sendo essencial no processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças dessa faixa etária escolar. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319/2245
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/praticasei/article/view/3319/2246
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Práticas em Educação Infantil; v. 6 n. 7 (2021): 100 ANOS DE PAULO FREIRE: ENSINARAPRENDER COM/NAS INFÂNCIAS; 27-37
2447-620X
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178333638656