Avaliação na educação infantil sob a pedagogia freireana: a proposta da rede municipal de Concórdia – SC.
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130521 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil. |
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Avaliação na educação infantil sob a pedagogia freireana: a proposta da rede municipal de Concórdia – SC.Educação infantilavaliação na educaçãopedagogia freireanaTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.Desde o ano de 2001 a rede municipal de Concórdia – SC experimenta a construção de uma proposta educacional alicerçada na perspectiva critica fundamentalmente na pedagogia freireana. Ao longo desses anos, muitos desafios foram vencidos e outros tantos foram se colocando. Entre eles, a organização da ação pedagógica na educação infantil sob os aportes da pedagogia da libertação e, no bojo desse processo, a construção de um novo e revolucionário olhar sobre a avaliação das crianças. Este artigo traduz uma reflexão empreendida durante a realização de observação decorrente de trabalho final de curso de especialização em educação infantil, que teve a temática da avaliação experenciada na rede municipal de educação. O foco no processo de avaliação que ocorre na ação educativa na educação infantil, permeou aspectos de toda a organização pedagógica com as crianças, como a rotina, o planejamento docente, as reuniões pedagógicas como espaços coletivos de julgamento e tomada de decisões sobre a caminhada feita pelo conjunto e por cada uma das crianças, das docentes e da gestão escolar. É sobre esse movimento construído sob as bases de uma política pública pautada por princípios de democracia e amorosidade (no sentido freireano), que se colocam as reflexões desse artigo.Florianópolis, SCAlves, Solange MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaBee, Vera Lúcia2015-03-12T12:50:50Z2015-03-12T12:50:50Z2012-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis13 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130521porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-12T12:50:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130521Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-12T12:50:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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