Sociabilidade, estereótipos e percepções: abordando a 'cultura do medo' na Sociologia da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Paloma Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3076
Resumo: Neste artigo, tratarei do processo de elaboração e ministração de uma aula sobre violência urbana para alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública do Rio de Janeiro. A partir da noção sociológica de “Cultura do Medo”, apresentada pelo sociólogo Barry Glassner (2013), procuramos levar os alunos e alunas a uma desnaturalização de suas pré-noções a respeito da violência urbana, a partir de uma perspectiva sociológica, discutindo como o sentimento de medo, algo tão íntimo e pessoal, pode ser construído socialmente e utilizado como justificativa para ações repressivas do Estado, aumento da mercantilização da segurança privada, criação de novas configurações de ocupação do espaço urbano, produzindo, desse modo, novas formas de sociabilidade que contribuem para a segregação socioespacial e a manutenção de estereótipos sociais. Ao desenvolvermos e ministrarmos esta aula sobre a cultura do medo difundida pela mídia, verificamos o quanto esse tema pode ser proveitoso para levar os alunos e alunas a um exercício de estranhamento e desnaturalização de suas percepções sobre a violência urbana. Assim, tendo como ponto de partida o sentimento do medo, comum a todos nós, encontramos um caminho alternativo para abordar um assunto tão sensível e ao mesmo tão presente em nossa sociedade.
id CP2-1_5cca8fb0b5745d06ff6afaa2cb3e3fbe
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3076
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Sociabilidade, estereótipos e percepções: abordando a 'cultura do medo' na Sociologia da educação básicaNeste artigo, tratarei do processo de elaboração e ministração de uma aula sobre violência urbana para alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública do Rio de Janeiro. A partir da noção sociológica de “Cultura do Medo”, apresentada pelo sociólogo Barry Glassner (2013), procuramos levar os alunos e alunas a uma desnaturalização de suas pré-noções a respeito da violência urbana, a partir de uma perspectiva sociológica, discutindo como o sentimento de medo, algo tão íntimo e pessoal, pode ser construído socialmente e utilizado como justificativa para ações repressivas do Estado, aumento da mercantilização da segurança privada, criação de novas configurações de ocupação do espaço urbano, produzindo, desse modo, novas formas de sociabilidade que contribuem para a segregação socioespacial e a manutenção de estereótipos sociais. Ao desenvolvermos e ministrarmos esta aula sobre a cultura do medo difundida pela mídia, verificamos o quanto esse tema pode ser proveitoso para levar os alunos e alunas a um exercício de estranhamento e desnaturalização de suas percepções sobre a violência urbana. Assim, tendo como ponto de partida o sentimento do medo, comum a todos nós, encontramos um caminho alternativo para abordar um assunto tão sensível e ao mesmo tão presente em nossa sociedade.Imperial Editora do Colégio Pedro II2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3076Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 26: Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico; 119-1301983-007610.33025/rps.v0i26reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3076/1922Augusto, Paloma Maria Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-23T16:57:03Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3076Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-12-23T16:57:03Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Sociabilidade, estereótipos e percepções: abordando a 'cultura do medo' na Sociologia da educação básica
title Sociabilidade, estereótipos e percepções: abordando a 'cultura do medo' na Sociologia da educação básica
spellingShingle Sociabilidade, estereótipos e percepções: abordando a 'cultura do medo' na Sociologia da educação básica
Augusto, Paloma Maria Rodrigues
title_short Sociabilidade, estereótipos e percepções: abordando a 'cultura do medo' na Sociologia da educação básica
title_full Sociabilidade, estereótipos e percepções: abordando a 'cultura do medo' na Sociologia da educação básica
title_fullStr Sociabilidade, estereótipos e percepções: abordando a 'cultura do medo' na Sociologia da educação básica
title_full_unstemmed Sociabilidade, estereótipos e percepções: abordando a 'cultura do medo' na Sociologia da educação básica
title_sort Sociabilidade, estereótipos e percepções: abordando a 'cultura do medo' na Sociologia da educação básica
author Augusto, Paloma Maria Rodrigues
author_facet Augusto, Paloma Maria Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Paloma Maria Rodrigues
description Neste artigo, tratarei do processo de elaboração e ministração de uma aula sobre violência urbana para alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública do Rio de Janeiro. A partir da noção sociológica de “Cultura do Medo”, apresentada pelo sociólogo Barry Glassner (2013), procuramos levar os alunos e alunas a uma desnaturalização de suas pré-noções a respeito da violência urbana, a partir de uma perspectiva sociológica, discutindo como o sentimento de medo, algo tão íntimo e pessoal, pode ser construído socialmente e utilizado como justificativa para ações repressivas do Estado, aumento da mercantilização da segurança privada, criação de novas configurações de ocupação do espaço urbano, produzindo, desse modo, novas formas de sociabilidade que contribuem para a segregação socioespacial e a manutenção de estereótipos sociais. Ao desenvolvermos e ministrarmos esta aula sobre a cultura do medo difundida pela mídia, verificamos o quanto esse tema pode ser proveitoso para levar os alunos e alunas a um exercício de estranhamento e desnaturalização de suas percepções sobre a violência urbana. Assim, tendo como ponto de partida o sentimento do medo, comum a todos nós, encontramos um caminho alternativo para abordar um assunto tão sensível e ao mesmo tão presente em nossa sociedade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3076
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/PS/article/view/3076/1922
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia; n. 26: Além do senso comum: ensino de Sociologia e conhecimento científico; 119-130
1983-0076
10.33025/rps.v0i26
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176184057856