O estereótipo da rebeldia na adolescência: uma abordagem sociológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8BNSLH |
Resumo: | Este trabalho analisa o comportamento adolescente, inspirado principalmente na noção foucaultiana de poder disciplinar como relação que visa produzir indivíduos autônomos, considerando a adolescência como período em que a conquista da autonomia é superestimada e estimulada para a formação de indivíduos aptos à vida em sociedade. A rebeldia comumente atribuída aos adolescentes estaria associada não somente a tentativas de afirmação de autonomia, mas também à separação estrutural e institucional entre o mundo social mais amplo (reservado aos adultos) e o mundo infanto-juvenil, onde indivíduos são preparados para a vida em sociedade, mas sem participar plenamente dela. Tal separação assume seu aspecto mais estrutural nas instituições de ensino, que se ocupam fundamentalmente em formar indivíduos, transmitindo saberes majoritariamente teóricos sobre o mundo, estimulando uma abordagem reflexiva da realidade e fornecendo conhecimentos mínimos para que o indivíduo sinta-se capaz de definir o papel social que assumirá ao entrar na vida produtiva. Com estes saberes e outros adquiridos em relações e mídias diversas, os adolescentes discutem fundamentos mais práticos da vida em sociedade com referenciais teóricos e ideológicos, contestando o funcionamento e as imposições da sociedade, principalmente aquelas que se apresentam como restrições ao exercício de sua autonomia. Ao longo deste trabalho, observando estudantes do ensino médio em duas escolas e reunindo material bibliográfico diverso sobre disposições comportamentais, reprodução de normas e valores e comportamento desviante, argumento que a rebeldia atribuída aos adolescentes é mais uma classificação externa do que um caráter intrínseco a estes atores, sendo, muitas vezes, pouco reconhecido e reproduzido por eles. |
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Paulo Henrique Ozorio CoelhoAlexandre Antonio CardosoRenarde Freire NobreTulio Cunha Rossi2019-08-12T16:57:53Z2019-08-12T16:57:53Z2007-03-23http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8BNSLHEste trabalho analisa o comportamento adolescente, inspirado principalmente na noção foucaultiana de poder disciplinar como relação que visa produzir indivíduos autônomos, considerando a adolescência como período em que a conquista da autonomia é superestimada e estimulada para a formação de indivíduos aptos à vida em sociedade. A rebeldia comumente atribuída aos adolescentes estaria associada não somente a tentativas de afirmação de autonomia, mas também à separação estrutural e institucional entre o mundo social mais amplo (reservado aos adultos) e o mundo infanto-juvenil, onde indivíduos são preparados para a vida em sociedade, mas sem participar plenamente dela. Tal separação assume seu aspecto mais estrutural nas instituições de ensino, que se ocupam fundamentalmente em formar indivíduos, transmitindo saberes majoritariamente teóricos sobre o mundo, estimulando uma abordagem reflexiva da realidade e fornecendo conhecimentos mínimos para que o indivíduo sinta-se capaz de definir o papel social que assumirá ao entrar na vida produtiva. Com estes saberes e outros adquiridos em relações e mídias diversas, os adolescentes discutem fundamentos mais práticos da vida em sociedade com referenciais teóricos e ideológicos, contestando o funcionamento e as imposições da sociedade, principalmente aquelas que se apresentam como restrições ao exercício de sua autonomia. Ao longo deste trabalho, observando estudantes do ensino médio em duas escolas e reunindo material bibliográfico diverso sobre disposições comportamentais, reprodução de normas e valores e comportamento desviante, argumento que a rebeldia atribuída aos adolescentes é mais uma classificação externa do que um caráter intrínseco a estes atores, sendo, muitas vezes, pouco reconhecido e reproduzido por eles.This work analyses the adolescent behavior mainly inspired by the foucaultian notion of disciplinary power as a relation that aims to produce autonomous individuals, considering adolescence as a period when the conquer of autonomy is super estimated and stimulated to the formation of suitable individuals for social life. The revolt commonly attributed to adolescents would be associated not only to attempts of autonomy affirmation, but also to the structural and institutional separation between the ampler social world (reserved to adults) and the infant-youthful word, where individuals are prepared to life in society, but without participating of it. Such separation takes its more structural aspect in the educational institutions, which occupy themselves, fundamentally, of shaping individuals, transmitting mainly theoretical knowledge about the world, stimulating a reflexive boarding of reality and supplying minimal knowledges for making the individual feels capable of defining the social role that he will take in productive life. With these knowledges and others acquired in relations and diverse medias, the adolescents argue more practical beddings of the life in society with theoretical and ideological references, contesting the functioning and the impositions of the society, mainly those that present themselves as restrictions to the exercise of their autonomy. Throughout this work, observing students of average education in two schools and congregating diversified bibliographical material on mannering disposals, reproduction of norms and values and deviant behavior, I argument that the revolt attributed to adolescents is more an external classification than an intrinsic character of these actors, being, many times, not much recognized and reproduced by them.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaAntropologiaAdolescênciaDisposições comportamentaisSocializaçãoRebeldiaPoder disciplinarAutonomiaO estereótipo da rebeldia na adolescência: uma abordagem sociológicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf430755https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-8BNSLH/1/disserta__o.pdf9de8aa6ba0d199ec9a756737d8de8c54MD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain254956https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-8BNSLH/2/disserta__o.pdf.txt7e9a4ac4f26f4b6808d2160b1901d142MD521843/VCSA-8BNSLH2019-11-14 18:51:14.691oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-8BNSLHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:51:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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