GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Marcelo da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3520
Resumo: Originalmente uma comunicação oral apresentada no V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, em 2004, o texto parte de um trabalho etnográfico sobre juventude e grafite de muros, atendo-se, contudo, a apenas algumas de suas particularidades. As representações da linguagem visual do grafite de muros podem servir, entre outras tantas potencialidades, para fomentar certa modalidade de educação patrimonial. A partir de uma perspectiva antropológica, as discussões objetivam refletir sobre as particularidades da existência da referida manifestação visual nos espaços das cidades e suas interseções com o ensino de história. Desejamos, com isso, dizer que os grafites viabilizam uma forma de aprendizado, cujo objetivo é prospectivo e compõe práticas do fazer na produção de discursos, formas de pensamento e de comportamento sociais, promovendo uma nova memória visual do ambiente experimentado.
id CP2-1_5fc15ec8235edc6d4141198ec5719f7b
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3520
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA”Grafite de murosmemóriapatrimônioensino de históriaOriginalmente uma comunicação oral apresentada no V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, em 2004, o texto parte de um trabalho etnográfico sobre juventude e grafite de muros, atendo-se, contudo, a apenas algumas de suas particularidades. As representações da linguagem visual do grafite de muros podem servir, entre outras tantas potencialidades, para fomentar certa modalidade de educação patrimonial. A partir de uma perspectiva antropológica, as discussões objetivam refletir sobre as particularidades da existência da referida manifestação visual nos espaços das cidades e suas interseções com o ensino de história. Desejamos, com isso, dizer que os grafites viabilizam uma forma de aprendizado, cujo objetivo é prospectivo e compõe práticas do fazer na produção de discursos, formas de pensamento e de comportamento sociais, promovendo uma nova memória visual do ambiente experimentado.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3520Revista Encontros; Vol. 19 No. 36 (2021): REVISTA ENCONTROS; 75 - 88Revista Encontros; v. 19 n. 36 (2021): REVISTA ENCONTROS; 75 - 882447-61961807-3867reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3520/2171Araújo, Marcelo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-10T10:59:32Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3520Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-10T10:59:32Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA”
title GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA”
spellingShingle GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA”
Araújo, Marcelo da Silva
Grafite de muros
memória
patrimônio
ensino de história
title_short GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA”
title_full GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA”
title_fullStr GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA”
title_full_unstemmed GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA”
title_sort GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA”
author Araújo, Marcelo da Silva
author_facet Araújo, Marcelo da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Marcelo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Grafite de muros
memória
patrimônio
ensino de história
topic Grafite de muros
memória
patrimônio
ensino de história
description Originalmente uma comunicação oral apresentada no V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, em 2004, o texto parte de um trabalho etnográfico sobre juventude e grafite de muros, atendo-se, contudo, a apenas algumas de suas particularidades. As representações da linguagem visual do grafite de muros podem servir, entre outras tantas potencialidades, para fomentar certa modalidade de educação patrimonial. A partir de uma perspectiva antropológica, as discussões objetivam refletir sobre as particularidades da existência da referida manifestação visual nos espaços das cidades e suas interseções com o ensino de história. Desejamos, com isso, dizer que os grafites viabilizam uma forma de aprendizado, cujo objetivo é prospectivo e compõe práticas do fazer na produção de discursos, formas de pensamento e de comportamento sociais, promovendo uma nova memória visual do ambiente experimentado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3520
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3520/2171
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Revista Encontros; Vol. 19 No. 36 (2021): REVISTA ENCONTROS; 75 - 88
Revista Encontros; v. 19 n. 36 (2021): REVISTA ENCONTROS; 75 - 88
2447-6196
1807-3867
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042179780673536