GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3520 |
Resumo: | Originalmente uma comunicação oral apresentada no V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, em 2004, o texto parte de um trabalho etnográfico sobre juventude e grafite de muros, atendo-se, contudo, a apenas algumas de suas particularidades. As representações da linguagem visual do grafite de muros podem servir, entre outras tantas potencialidades, para fomentar certa modalidade de educação patrimonial. A partir de uma perspectiva antropológica, as discussões objetivam refletir sobre as particularidades da existência da referida manifestação visual nos espaços das cidades e suas interseções com o ensino de história. Desejamos, com isso, dizer que os grafites viabilizam uma forma de aprendizado, cujo objetivo é prospectivo e compõe práticas do fazer na produção de discursos, formas de pensamento e de comportamento sociais, promovendo uma nova memória visual do ambiente experimentado. |
id |
CP2-1_5fc15ec8235edc6d4141198ec5719f7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3520 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA”Grafite de murosmemóriapatrimônioensino de históriaOriginalmente uma comunicação oral apresentada no V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, em 2004, o texto parte de um trabalho etnográfico sobre juventude e grafite de muros, atendo-se, contudo, a apenas algumas de suas particularidades. As representações da linguagem visual do grafite de muros podem servir, entre outras tantas potencialidades, para fomentar certa modalidade de educação patrimonial. A partir de uma perspectiva antropológica, as discussões objetivam refletir sobre as particularidades da existência da referida manifestação visual nos espaços das cidades e suas interseções com o ensino de história. Desejamos, com isso, dizer que os grafites viabilizam uma forma de aprendizado, cujo objetivo é prospectivo e compõe práticas do fazer na produção de discursos, formas de pensamento e de comportamento sociais, promovendo uma nova memória visual do ambiente experimentado.Imperial Editora do Colégio Pedro II2021-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3520Revista Encontros; Vol. 19 No. 36 (2021): REVISTA ENCONTROS; 75 - 88Revista Encontros; v. 19 n. 36 (2021): REVISTA ENCONTROS; 75 - 882447-61961807-3867reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3520/2171Araújo, Marcelo da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-10T10:59:32Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3520Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-12-10T10:59:32Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA” |
title |
GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA” |
spellingShingle |
GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA” Araújo, Marcelo da Silva Grafite de muros memória patrimônio ensino de história |
title_short |
GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA” |
title_full |
GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA” |
title_fullStr |
GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA” |
title_full_unstemmed |
GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA” |
title_sort |
GRAFITES URBANOS COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO TRILHANDO OS “CAMINHOS DA HISTÓRIA IMAGINADA” |
author |
Araújo, Marcelo da Silva |
author_facet |
Araújo, Marcelo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Marcelo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grafite de muros memória patrimônio ensino de história |
topic |
Grafite de muros memória patrimônio ensino de história |
description |
Originalmente uma comunicação oral apresentada no V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, em 2004, o texto parte de um trabalho etnográfico sobre juventude e grafite de muros, atendo-se, contudo, a apenas algumas de suas particularidades. As representações da linguagem visual do grafite de muros podem servir, entre outras tantas potencialidades, para fomentar certa modalidade de educação patrimonial. A partir de uma perspectiva antropológica, as discussões objetivam refletir sobre as particularidades da existência da referida manifestação visual nos espaços das cidades e suas interseções com o ensino de história. Desejamos, com isso, dizer que os grafites viabilizam uma forma de aprendizado, cujo objetivo é prospectivo e compõe práticas do fazer na produção de discursos, formas de pensamento e de comportamento sociais, promovendo uma nova memória visual do ambiente experimentado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3520 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3520 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/encontros/article/view/3520/2171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Encontros; Vol. 19 No. 36 (2021): REVISTA ENCONTROS; 75 - 88 Revista Encontros; v. 19 n. 36 (2021): REVISTA ENCONTROS; 75 - 88 2447-6196 1807-3867 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042179780673536 |