A Matriz Cultural Africana sob a Ótica de Elementos Geométricos Presentes em sua Arte – Implementando a Lei 10.639/2003

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Kosme
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/983
Resumo: Este é um artigo através do qual contemplamos a Geometria, as Artes Visuais, a Arquitetura e a História, tendo como sujeito o homem africano trazido para o Brasil na condição de escravo. Nele fazemos alusão à hodierna situação dos afrodescendentes em nosso país e elegemos a Educação como veículo propício para promover a democratização das relações étnico-raciais e as transformações que se fazem necessárias ao bem da cidadania de todos os envolvidos. Por acreditarmos que o conhecimento da arte e da geometria africana pode contribuir para a efetivação das políticas de afirmação que acenam para as mudanças desejadas, relatamos uma experiência que realizamos no Colégio Pedro II – Rio de Janeiro, e finalizamos delineando atividades que estamos a iniciar em nosso projeto de dedicação exclusiva nessa instituição, objetivando ir ao encontro dos objetivos supracitados. 
id CP2-1_615df3a54fdafcef43499fd9103ba372
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/983
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A Matriz Cultural Africana sob a Ótica de Elementos Geométricos Presentes em sua Arte – Implementando a Lei 10.639/2003DesenhoArteLei-10639/2003AfricanidadesEducação.Este é um artigo através do qual contemplamos a Geometria, as Artes Visuais, a Arquitetura e a História, tendo como sujeito o homem africano trazido para o Brasil na condição de escravo. Nele fazemos alusão à hodierna situação dos afrodescendentes em nosso país e elegemos a Educação como veículo propício para promover a democratização das relações étnico-raciais e as transformações que se fazem necessárias ao bem da cidadania de todos os envolvidos. Por acreditarmos que o conhecimento da arte e da geometria africana pode contribuir para a efetivação das políticas de afirmação que acenam para as mudanças desejadas, relatamos uma experiência que realizamos no Colégio Pedro II – Rio de Janeiro, e finalizamos delineando atividades que estamos a iniciar em nosso projeto de dedicação exclusiva nessa instituição, objetivando ir ao encontro dos objetivos supracitados. Imperial Editora do Colégio Pedro II2017-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/983Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 1 (2017): Diferenças na Educação; 24-352525-28792525-287910.33025/ceb.v2i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/983/707dos Santos, Kosmeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-13T17:10:16Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/983Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-08-13T17:10:16Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Matriz Cultural Africana sob a Ótica de Elementos Geométricos Presentes em sua Arte – Implementando a Lei 10.639/2003
title A Matriz Cultural Africana sob a Ótica de Elementos Geométricos Presentes em sua Arte – Implementando a Lei 10.639/2003
spellingShingle A Matriz Cultural Africana sob a Ótica de Elementos Geométricos Presentes em sua Arte – Implementando a Lei 10.639/2003
dos Santos, Kosme
Desenho
Arte
Lei-10639/2003
Africanidades
Educação.
title_short A Matriz Cultural Africana sob a Ótica de Elementos Geométricos Presentes em sua Arte – Implementando a Lei 10.639/2003
title_full A Matriz Cultural Africana sob a Ótica de Elementos Geométricos Presentes em sua Arte – Implementando a Lei 10.639/2003
title_fullStr A Matriz Cultural Africana sob a Ótica de Elementos Geométricos Presentes em sua Arte – Implementando a Lei 10.639/2003
title_full_unstemmed A Matriz Cultural Africana sob a Ótica de Elementos Geométricos Presentes em sua Arte – Implementando a Lei 10.639/2003
title_sort A Matriz Cultural Africana sob a Ótica de Elementos Geométricos Presentes em sua Arte – Implementando a Lei 10.639/2003
author dos Santos, Kosme
author_facet dos Santos, Kosme
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Kosme
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Arte
Lei-10639/2003
Africanidades
Educação.
topic Desenho
Arte
Lei-10639/2003
Africanidades
Educação.
description Este é um artigo através do qual contemplamos a Geometria, as Artes Visuais, a Arquitetura e a História, tendo como sujeito o homem africano trazido para o Brasil na condição de escravo. Nele fazemos alusão à hodierna situação dos afrodescendentes em nosso país e elegemos a Educação como veículo propício para promover a democratização das relações étnico-raciais e as transformações que se fazem necessárias ao bem da cidadania de todos os envolvidos. Por acreditarmos que o conhecimento da arte e da geometria africana pode contribuir para a efetivação das políticas de afirmação que acenam para as mudanças desejadas, relatamos uma experiência que realizamos no Colégio Pedro II – Rio de Janeiro, e finalizamos delineando atividades que estamos a iniciar em nosso projeto de dedicação exclusiva nessa instituição, objetivando ir ao encontro dos objetivos supracitados. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/983
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/983/707
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 2 n. 1 (2017): Diferenças na Educação; 24-35
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v2i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180173889536