A INTOLERÂNCIA COM PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARCELLOS, Joycimar
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2230
Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender, a partir da concepção de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, como a religião se expressa no cotidiano escolar. Os entrevistados fazem parte de três grupos: professores de ensino religioso, professores polivalentes cujas turmas têm aulas de ensino religioso e professores polivalentes cujas turmas não tem aulas de ensino religioso. Na pesquisa, a questão da intolerância com os praticantes das religiões de matriz afro-brasileira ganhou bastante notoriedade. Este texto visa apresentar os resultados e análises desta temática a partir dos conceitos de preconceito, discriminação e intolerância e discutir, ainda, o processo que leva à demonização do desconhecido. Por fim, discute-se os desdobramentos dessas temáticas no contexto das escolas públicas e aponta caminhos possíveis para a condução do trabalho docente.
id CP2-1_6725648d05e2248f9630ee6ef82793aa
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2230
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A INTOLERÂNCIA COM PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLARpreconceitodiscriminaçãointolerância religiosa.Este artigo é parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender, a partir da concepção de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, como a religião se expressa no cotidiano escolar. Os entrevistados fazem parte de três grupos: professores de ensino religioso, professores polivalentes cujas turmas têm aulas de ensino religioso e professores polivalentes cujas turmas não tem aulas de ensino religioso. Na pesquisa, a questão da intolerância com os praticantes das religiões de matriz afro-brasileira ganhou bastante notoriedade. Este texto visa apresentar os resultados e análises desta temática a partir dos conceitos de preconceito, discriminação e intolerância e discutir, ainda, o processo que leva à demonização do desconhecido. Por fim, discute-se os desdobramentos dessas temáticas no contexto das escolas públicas e aponta caminhos possíveis para a condução do trabalho docente.Anos Iniciais em Revista2019-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2230Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”2526-7191reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2230/1527BARCELLOS, Joycimarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-10T13:42:15Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2230Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-12-10T13:42:15Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A INTOLERÂNCIA COM PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR
title A INTOLERÂNCIA COM PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR
spellingShingle A INTOLERÂNCIA COM PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR
BARCELLOS, Joycimar
preconceito
discriminação
intolerância religiosa.
title_short A INTOLERÂNCIA COM PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR
title_full A INTOLERÂNCIA COM PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR
title_fullStr A INTOLERÂNCIA COM PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR
title_full_unstemmed A INTOLERÂNCIA COM PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR
title_sort A INTOLERÂNCIA COM PRATICANTES DE RELIGIÕES DE MATRIZ AFRO-BRASILEIRA E SEUS DESDOBRAMENTOS NO COTIDIANO ESCOLAR
author BARCELLOS, Joycimar
author_facet BARCELLOS, Joycimar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARCELLOS, Joycimar
dc.subject.por.fl_str_mv preconceito
discriminação
intolerância religiosa.
topic preconceito
discriminação
intolerância religiosa.
description Este artigo é parte de uma pesquisa que teve como objetivo compreender, a partir da concepção de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal da cidade do Rio de Janeiro, como a religião se expressa no cotidiano escolar. Os entrevistados fazem parte de três grupos: professores de ensino religioso, professores polivalentes cujas turmas têm aulas de ensino religioso e professores polivalentes cujas turmas não tem aulas de ensino religioso. Na pesquisa, a questão da intolerância com os praticantes das religiões de matriz afro-brasileira ganhou bastante notoriedade. Este texto visa apresentar os resultados e análises desta temática a partir dos conceitos de preconceito, discriminação e intolerância e discutir, ainda, o processo que leva à demonização do desconhecido. Por fim, discute-se os desdobramentos dessas temáticas no contexto das escolas públicas e aponta caminhos possíveis para a condução do trabalho docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2230
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/anosiniciais/article/view/2230/1527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
publisher.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Anos Iniciais em Revista; v. 3 n. 3 (2019): DOSSIÊ “Anos Iniciais: estrutura, diversidade, democracia e carreira docente”
2526-7191
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180117266432