RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2781 |
Resumo: | A resolução CNE/CEB nº 2/2001 oportunizou o acesso às escolas regulares para pessoas com deficiência, mas a promoção de uma educação de qualidade para todos ainda é um grande desafio para a educação brasileira, mesmo após quase 20 anos desta resolução. Considerando as adversidades que são enfrentadas no cotidiano das escolas na busca pela educação inclusiva, este trabalho tem como objetivo identificar os recursos e materiais didáticos utilizados pelos docentes do ensino médio integrado em um campus do IFMG, no processo de ensino-aprendizagem de alunos que possuem deficiência visual. Para isso, foi adotada a técnica de análise de dados descritiva, que visa confrontar os resultados obtidos por um questionário aplicado aos docentes e por uma entrevista semiestruturada com um aluno que possui deficiência visual. Ao final deste trabalho, foi possível observar a eficiência de alguns recursos e materiais didáticos utilizados pelos docentes e que podem ser utilizados por outros professores do ensino médio. Constatou-se também a importância da adequação dos recursos e materiais didáticos às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência visual, o que permite ultrapassar diversas barreiras no processo de aprendizagem do estudante, e ainda a importância das ações desenvolvidas pelo setor pedagógico para auxiliar no processo efetivo de inclusão escolar deste aluno. |
id |
CP2-1_67f030390b93925612009c35757705e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2781 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADORecursos didáticosMateriais didáticosEnsino-aprendizagemDeficiência visualEducação inclusiva.A resolução CNE/CEB nº 2/2001 oportunizou o acesso às escolas regulares para pessoas com deficiência, mas a promoção de uma educação de qualidade para todos ainda é um grande desafio para a educação brasileira, mesmo após quase 20 anos desta resolução. Considerando as adversidades que são enfrentadas no cotidiano das escolas na busca pela educação inclusiva, este trabalho tem como objetivo identificar os recursos e materiais didáticos utilizados pelos docentes do ensino médio integrado em um campus do IFMG, no processo de ensino-aprendizagem de alunos que possuem deficiência visual. Para isso, foi adotada a técnica de análise de dados descritiva, que visa confrontar os resultados obtidos por um questionário aplicado aos docentes e por uma entrevista semiestruturada com um aluno que possui deficiência visual. Ao final deste trabalho, foi possível observar a eficiência de alguns recursos e materiais didáticos utilizados pelos docentes e que podem ser utilizados por outros professores do ensino médio. Constatou-se também a importância da adequação dos recursos e materiais didáticos às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência visual, o que permite ultrapassar diversas barreiras no processo de aprendizagem do estudante, e ainda a importância das ações desenvolvidas pelo setor pedagógico para auxiliar no processo efetivo de inclusão escolar deste aluno.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2781Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 55-762525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2781/2276Silveira, Ingrid MachadoFaêda, Felippe MoreiraGuanãbens, Patrícia Ferreira Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2781Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title |
RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
spellingShingle |
RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO Silveira, Ingrid Machado Recursos didáticos Materiais didáticos Ensino-aprendizagem Deficiência visual Educação inclusiva. |
title_short |
RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title_full |
RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title_fullStr |
RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title_full_unstemmed |
RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
title_sort |
RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO |
author |
Silveira, Ingrid Machado |
author_facet |
Silveira, Ingrid Machado Faêda, Felippe Moreira Guanãbens, Patrícia Ferreira Santos |
author_role |
author |
author2 |
Faêda, Felippe Moreira Guanãbens, Patrícia Ferreira Santos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Ingrid Machado Faêda, Felippe Moreira Guanãbens, Patrícia Ferreira Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recursos didáticos Materiais didáticos Ensino-aprendizagem Deficiência visual Educação inclusiva. |
topic |
Recursos didáticos Materiais didáticos Ensino-aprendizagem Deficiência visual Educação inclusiva. |
description |
A resolução CNE/CEB nº 2/2001 oportunizou o acesso às escolas regulares para pessoas com deficiência, mas a promoção de uma educação de qualidade para todos ainda é um grande desafio para a educação brasileira, mesmo após quase 20 anos desta resolução. Considerando as adversidades que são enfrentadas no cotidiano das escolas na busca pela educação inclusiva, este trabalho tem como objetivo identificar os recursos e materiais didáticos utilizados pelos docentes do ensino médio integrado em um campus do IFMG, no processo de ensino-aprendizagem de alunos que possuem deficiência visual. Para isso, foi adotada a técnica de análise de dados descritiva, que visa confrontar os resultados obtidos por um questionário aplicado aos docentes e por uma entrevista semiestruturada com um aluno que possui deficiência visual. Ao final deste trabalho, foi possível observar a eficiência de alguns recursos e materiais didáticos utilizados pelos docentes e que podem ser utilizados por outros professores do ensino médio. Constatou-se também a importância da adequação dos recursos e materiais didáticos às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência visual, o que permite ultrapassar diversas barreiras no processo de aprendizagem do estudante, e ainda a importância das ações desenvolvidas pelo setor pedagógico para auxiliar no processo efetivo de inclusão escolar deste aluno. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2781 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2781/2276 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 55-76 2525-2879 2525-2879 10.33025/ceb.v7i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042180560814080 |