RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Ingrid Machado
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Faêda, Felippe Moreira, Guanãbens, Patrícia Ferreira Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2781
Resumo: A resolução CNE/CEB nº 2/2001 oportunizou o acesso às escolas regulares para pessoas com deficiência, mas a promoção de uma educação de qualidade para todos ainda é um grande desafio para a educação brasileira, mesmo após quase 20 anos desta resolução. Considerando as adversidades que são enfrentadas no cotidiano das escolas na busca pela educação inclusiva, este trabalho tem como objetivo identificar os recursos e materiais didáticos utilizados pelos docentes do ensino médio integrado em um campus do IFMG, no processo de ensino-aprendizagem de alunos que possuem deficiência visual. Para isso, foi adotada a técnica de análise de dados descritiva, que visa confrontar os resultados obtidos por um questionário aplicado aos docentes e por uma entrevista semiestruturada com um aluno que possui deficiência visual. Ao final deste trabalho, foi possível observar a eficiência de alguns recursos e materiais didáticos utilizados pelos docentes e que podem ser utilizados por outros professores do ensino médio. Constatou-se também a importância da adequação dos recursos e materiais didáticos às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência visual, o que permite ultrapassar diversas barreiras no processo de aprendizagem do estudante, e ainda a importância das ações desenvolvidas pelo setor pedagógico para auxiliar no processo efetivo de inclusão escolar deste aluno.
id CP2-1_67f030390b93925612009c35757705e2
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2781
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADORecursos didáticosMateriais didáticosEnsino-aprendizagemDeficiência visualEducação inclusiva.A resolução CNE/CEB nº 2/2001 oportunizou o acesso às escolas regulares para pessoas com deficiência, mas a promoção de uma educação de qualidade para todos ainda é um grande desafio para a educação brasileira, mesmo após quase 20 anos desta resolução. Considerando as adversidades que são enfrentadas no cotidiano das escolas na busca pela educação inclusiva, este trabalho tem como objetivo identificar os recursos e materiais didáticos utilizados pelos docentes do ensino médio integrado em um campus do IFMG, no processo de ensino-aprendizagem de alunos que possuem deficiência visual. Para isso, foi adotada a técnica de análise de dados descritiva, que visa confrontar os resultados obtidos por um questionário aplicado aos docentes e por uma entrevista semiestruturada com um aluno que possui deficiência visual. Ao final deste trabalho, foi possível observar a eficiência de alguns recursos e materiais didáticos utilizados pelos docentes e que podem ser utilizados por outros professores do ensino médio. Constatou-se também a importância da adequação dos recursos e materiais didáticos às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência visual, o que permite ultrapassar diversas barreiras no processo de aprendizagem do estudante, e ainda a importância das ações desenvolvidas pelo setor pedagógico para auxiliar no processo efetivo de inclusão escolar deste aluno.Imperial Editora do Colégio Pedro II2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2781Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 55-762525-28792525-287910.33025/ceb.v7i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2781/2276Silveira, Ingrid MachadoFaêda, Felippe MoreiraGuanãbens, Patrícia Ferreira Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-20T16:26:05Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2781Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2022-05-20T16:26:05Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
title RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
spellingShingle RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Silveira, Ingrid Machado
Recursos didáticos
Materiais didáticos
Ensino-aprendizagem
Deficiência visual
Educação inclusiva.
title_short RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
title_full RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
title_fullStr RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
title_full_unstemmed RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
title_sort RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
author Silveira, Ingrid Machado
author_facet Silveira, Ingrid Machado
Faêda, Felippe Moreira
Guanãbens, Patrícia Ferreira Santos
author_role author
author2 Faêda, Felippe Moreira
Guanãbens, Patrícia Ferreira Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Ingrid Machado
Faêda, Felippe Moreira
Guanãbens, Patrícia Ferreira Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos didáticos
Materiais didáticos
Ensino-aprendizagem
Deficiência visual
Educação inclusiva.
topic Recursos didáticos
Materiais didáticos
Ensino-aprendizagem
Deficiência visual
Educação inclusiva.
description A resolução CNE/CEB nº 2/2001 oportunizou o acesso às escolas regulares para pessoas com deficiência, mas a promoção de uma educação de qualidade para todos ainda é um grande desafio para a educação brasileira, mesmo após quase 20 anos desta resolução. Considerando as adversidades que são enfrentadas no cotidiano das escolas na busca pela educação inclusiva, este trabalho tem como objetivo identificar os recursos e materiais didáticos utilizados pelos docentes do ensino médio integrado em um campus do IFMG, no processo de ensino-aprendizagem de alunos que possuem deficiência visual. Para isso, foi adotada a técnica de análise de dados descritiva, que visa confrontar os resultados obtidos por um questionário aplicado aos docentes e por uma entrevista semiestruturada com um aluno que possui deficiência visual. Ao final deste trabalho, foi possível observar a eficiência de alguns recursos e materiais didáticos utilizados pelos docentes e que podem ser utilizados por outros professores do ensino médio. Constatou-se também a importância da adequação dos recursos e materiais didáticos às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência visual, o que permite ultrapassar diversas barreiras no processo de aprendizagem do estudante, e ainda a importância das ações desenvolvidas pelo setor pedagógico para auxiliar no processo efetivo de inclusão escolar deste aluno.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2781
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/2781/2276
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Educação Básica; v. 7 n. 1 (2022); 55-76
2525-2879
2525-2879
10.33025/ceb.v7i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042180560814080