Recurso didático acessível sobre processos de separação de misturas para alunos com deficiência visual / Accessible didactic resource on mixing separation processes for visually impaired students
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23243 |
Resumo: | Recursos didáticos acessíveis são muito importantes para alunos com deficiência visual. Na área de Química há uma escassez de materiais adaptados para alunos com baixa visão e de materiais em braille para alunos cegos. O presente trabalho versa sobre a produção de um material didático acessível para alunos com deficiência visual na temática dos processos de separação de misturas e dialoga com pesquisadores como Almeida, Sassaki, Cerqueira e Ferreira, que dissertam sobre a importância do material adaptado para pessoas cegas e com baixa visão, e das suas respectivas avaliações. O recurso didático elaborado é ampliado para alunos com baixa visão, contendo contrastes adequados e fonte especializada. Além disso, esse material também é impresso em braille para contemplar alunos cegos e as figuras são apresentadas em relevo com diferentes texturas utilizadas em sua confecção. O material produzido foi avaliado por dois revisores cegos e, posteriormente, por seis alunos em sala de aula, todos do Instituto Benjamin Constant (IBC). O recurso didático gerado foi bem aceito pelo público envolvido na pesquisa e profícuo no entendimento de todos os processos de separação de misturas. Por ter sido aprovado, o material foi depositado na Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME) do IBC, compondo a listagem de materiais da instituição, a fim de que seja solicitado por instituições públicas de ensino que atendam alunos com deficiência visual. |
id |
VERACRUZ-0_c09a310ab05e36aa006aec442af49c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23243 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Recurso didático acessível sobre processos de separação de misturas para alunos com deficiência visual / Accessible didactic resource on mixing separation processes for visually impaired studentsDeficiência visualEnsino de QuímicaRecurso didáticoEducação Inclusiva.Recursos didáticos acessíveis são muito importantes para alunos com deficiência visual. Na área de Química há uma escassez de materiais adaptados para alunos com baixa visão e de materiais em braille para alunos cegos. O presente trabalho versa sobre a produção de um material didático acessível para alunos com deficiência visual na temática dos processos de separação de misturas e dialoga com pesquisadores como Almeida, Sassaki, Cerqueira e Ferreira, que dissertam sobre a importância do material adaptado para pessoas cegas e com baixa visão, e das suas respectivas avaliações. O recurso didático elaborado é ampliado para alunos com baixa visão, contendo contrastes adequados e fonte especializada. Além disso, esse material também é impresso em braille para contemplar alunos cegos e as figuras são apresentadas em relevo com diferentes texturas utilizadas em sua confecção. O material produzido foi avaliado por dois revisores cegos e, posteriormente, por seis alunos em sala de aula, todos do Instituto Benjamin Constant (IBC). O recurso didático gerado foi bem aceito pelo público envolvido na pesquisa e profícuo no entendimento de todos os processos de separação de misturas. Por ter sido aprovado, o material foi depositado na Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME) do IBC, compondo a listagem de materiais da instituição, a fim de que seja solicitado por instituições públicas de ensino que atendam alunos com deficiência visual. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2324310.34117/bjdv7n1-399Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021)Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021)Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021)2525-876110.34117/bjdv.v7i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23243/18669Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aires da ConceiçãoCid, Thamiris PereiraRocha, Anne Caroline da SilvaPenco, Vanessa de Souza NogueiraEstevão, Ana Paula Sodré da Silva2021-09-21T10:44:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/23243Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:51.865565Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recurso didático acessível sobre processos de separação de misturas para alunos com deficiência visual / Accessible didactic resource on mixing separation processes for visually impaired students |
title |
Recurso didático acessível sobre processos de separação de misturas para alunos com deficiência visual / Accessible didactic resource on mixing separation processes for visually impaired students |
spellingShingle |
Recurso didático acessível sobre processos de separação de misturas para alunos com deficiência visual / Accessible didactic resource on mixing separation processes for visually impaired students Silva, Aires da Conceição Deficiência visual Ensino de Química Recurso didático Educação Inclusiva. |
title_short |
Recurso didático acessível sobre processos de separação de misturas para alunos com deficiência visual / Accessible didactic resource on mixing separation processes for visually impaired students |
title_full |
Recurso didático acessível sobre processos de separação de misturas para alunos com deficiência visual / Accessible didactic resource on mixing separation processes for visually impaired students |
title_fullStr |
Recurso didático acessível sobre processos de separação de misturas para alunos com deficiência visual / Accessible didactic resource on mixing separation processes for visually impaired students |
title_full_unstemmed |
Recurso didático acessível sobre processos de separação de misturas para alunos com deficiência visual / Accessible didactic resource on mixing separation processes for visually impaired students |
title_sort |
Recurso didático acessível sobre processos de separação de misturas para alunos com deficiência visual / Accessible didactic resource on mixing separation processes for visually impaired students |
author |
Silva, Aires da Conceição |
author_facet |
Silva, Aires da Conceição Cid, Thamiris Pereira Rocha, Anne Caroline da Silva Penco, Vanessa de Souza Nogueira Estevão, Ana Paula Sodré da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Cid, Thamiris Pereira Rocha, Anne Caroline da Silva Penco, Vanessa de Souza Nogueira Estevão, Ana Paula Sodré da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Aires da Conceição Cid, Thamiris Pereira Rocha, Anne Caroline da Silva Penco, Vanessa de Souza Nogueira Estevão, Ana Paula Sodré da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência visual Ensino de Química Recurso didático Educação Inclusiva. |
topic |
Deficiência visual Ensino de Química Recurso didático Educação Inclusiva. |
description |
Recursos didáticos acessíveis são muito importantes para alunos com deficiência visual. Na área de Química há uma escassez de materiais adaptados para alunos com baixa visão e de materiais em braille para alunos cegos. O presente trabalho versa sobre a produção de um material didático acessível para alunos com deficiência visual na temática dos processos de separação de misturas e dialoga com pesquisadores como Almeida, Sassaki, Cerqueira e Ferreira, que dissertam sobre a importância do material adaptado para pessoas cegas e com baixa visão, e das suas respectivas avaliações. O recurso didático elaborado é ampliado para alunos com baixa visão, contendo contrastes adequados e fonte especializada. Além disso, esse material também é impresso em braille para contemplar alunos cegos e as figuras são apresentadas em relevo com diferentes texturas utilizadas em sua confecção. O material produzido foi avaliado por dois revisores cegos e, posteriormente, por seis alunos em sala de aula, todos do Instituto Benjamin Constant (IBC). O recurso didático gerado foi bem aceito pelo público envolvido na pesquisa e profícuo no entendimento de todos os processos de separação de misturas. Por ter sido aprovado, o material foi depositado na Divisão de Desenvolvimento e Produção de Material Especializado (DPME) do IBC, compondo a listagem de materiais da instituição, a fim de que seja solicitado por instituições públicas de ensino que atendam alunos com deficiência visual. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23243 10.34117/bjdv7n1-399 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23243 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n1-399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/23243/18669 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 1 (2021) Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 1 (2021) Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 1 (2021) 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645505885896704 |