A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/205 |
Resumo: | Nos últimos anos estamos assistindo a uma mudança de paradigma educativo. A inclusão de novas tecnologias nas aulas está transformando as formas de ensinar e transmitir conhecimentos, assim como o modo em que os alunos utilizam os conteúdos e os aplicam em sua vida diária. É fundamental, portanto, dotar essas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) de um papel concreto na educação com propostas de inserção em atividades para trabalhar, por exemplo, nas ciências sociais. O presente artigo, fruto de práticas realizadas nas aulas em contextos escolares e universitários no Brasil e na Espanha, pretende apresentar os resultados da utilização da produção de documentários no ensino das ciências sociais. O documentário permite a incorporação de diversos recursos que inseridos em uma história audiovisual concreta assim como trabalhar uma infinidade de aspectos tradicionalmente reservados aos livros didáticos. O artigo apresentará, portanto, exemplos da aplicação dessa metodologia explicando nas diferentes partes do trabalho os principais pontos desde sua produção até a avaliação. Isso possibilitará conhecer uma proposta concreta de trabalho dentro da didática das ciências sociais, cuja aplicação gerou aspectos muito positivos onde foi levada a cabo. |
id |
CP2-1_6b2c3bfa4f4ed5c7d06c406d1f8a7f80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/205 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalhoTrabalho ColaborativoProdução de DocumentáriosTecnologias da Informação e Comunicação.Tecnologias no ensinoNos últimos anos estamos assistindo a uma mudança de paradigma educativo. A inclusão de novas tecnologias nas aulas está transformando as formas de ensinar e transmitir conhecimentos, assim como o modo em que os alunos utilizam os conteúdos e os aplicam em sua vida diária. É fundamental, portanto, dotar essas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) de um papel concreto na educação com propostas de inserção em atividades para trabalhar, por exemplo, nas ciências sociais. O presente artigo, fruto de práticas realizadas nas aulas em contextos escolares e universitários no Brasil e na Espanha, pretende apresentar os resultados da utilização da produção de documentários no ensino das ciências sociais. O documentário permite a incorporação de diversos recursos que inseridos em uma história audiovisual concreta assim como trabalhar uma infinidade de aspectos tradicionalmente reservados aos livros didáticos. O artigo apresentará, portanto, exemplos da aplicação dessa metodologia explicando nas diferentes partes do trabalho os principais pontos desde sua produção até a avaliação. Isso possibilitará conhecer uma proposta concreta de trabalho dentro da didática das ciências sociais, cuja aplicação gerou aspectos muito positivos onde foi levada a cabo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/205Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 31-382358-446710.33025/grgcp2.v2i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/205/202Colomer Rubio, Juan CarlosNavarro, Yaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T12:22:20Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/205Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T12:22:20Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho |
title |
A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho |
spellingShingle |
A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho Colomer Rubio, Juan Carlos Trabalho Colaborativo Produção de Documentários Tecnologias da Informação e Comunicação. Tecnologias no ensino |
title_short |
A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho |
title_full |
A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho |
title_fullStr |
A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho |
title_full_unstemmed |
A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho |
title_sort |
A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho |
author |
Colomer Rubio, Juan Carlos |
author_facet |
Colomer Rubio, Juan Carlos Navarro, Yan |
author_role |
author |
author2 |
Navarro, Yan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Colomer Rubio, Juan Carlos Navarro, Yan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Colaborativo Produção de Documentários Tecnologias da Informação e Comunicação. Tecnologias no ensino |
topic |
Trabalho Colaborativo Produção de Documentários Tecnologias da Informação e Comunicação. Tecnologias no ensino |
description |
Nos últimos anos estamos assistindo a uma mudança de paradigma educativo. A inclusão de novas tecnologias nas aulas está transformando as formas de ensinar e transmitir conhecimentos, assim como o modo em que os alunos utilizam os conteúdos e os aplicam em sua vida diária. É fundamental, portanto, dotar essas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) de um papel concreto na educação com propostas de inserção em atividades para trabalhar, por exemplo, nas ciências sociais. O presente artigo, fruto de práticas realizadas nas aulas em contextos escolares e universitários no Brasil e na Espanha, pretende apresentar os resultados da utilização da produção de documentários no ensino das ciências sociais. O documentário permite a incorporação de diversos recursos que inseridos em uma história audiovisual concreta assim como trabalhar uma infinidade de aspectos tradicionalmente reservados aos livros didáticos. O artigo apresentará, portanto, exemplos da aplicação dessa metodologia explicando nas diferentes partes do trabalho os principais pontos desde sua produção até a avaliação. Isso possibilitará conhecer uma proposta concreta de trabalho dentro da didática das ciências sociais, cuja aplicação gerou aspectos muito positivos onde foi levada a cabo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/205 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/205/202 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 31-38 2358-4467 10.33025/grgcp2.v2i3 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042176620265472 |