A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colomer Rubio, Juan Carlos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Navarro, Yan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/205
Resumo: Nos últimos anos estamos assistindo a uma mudança de paradigma educativo. A inclusão de novas tecnologias nas aulas está transformando as formas de ensinar e transmitir conhecimentos, assim como o modo em que os alunos utilizam os conteúdos e os aplicam em sua vida diária. É fundamental, portanto, dotar essas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) de um papel concreto na educação com propostas de inserção em atividades para trabalhar, por exemplo, nas ciências sociais. O presente artigo, fruto de práticas realizadas nas aulas em contextos escolares e universitários no Brasil e na Espanha, pretende apresentar os resultados da utilização da produção de documentários no ensino das ciências sociais. O documentário permite a incorporação de diversos recursos que inseridos em uma história audiovisual concreta assim como trabalhar uma infinidade de aspectos tradicionalmente reservados aos livros didáticos. O artigo apresentará, portanto, exemplos da aplicação dessa metodologia explicando nas diferentes partes do trabalho os principais pontos desde sua produção até a avaliação. Isso possibilitará conhecer uma proposta concreta de trabalho dentro da didática das ciências sociais, cuja aplicação gerou aspectos muito positivos onde foi levada a cabo.
id CP2-1_6b2c3bfa4f4ed5c7d06c406d1f8a7f80
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/205
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalhoTrabalho ColaborativoProdução de DocumentáriosTecnologias da Informação e Comunicação.Tecnologias no ensinoNos últimos anos estamos assistindo a uma mudança de paradigma educativo. A inclusão de novas tecnologias nas aulas está transformando as formas de ensinar e transmitir conhecimentos, assim como o modo em que os alunos utilizam os conteúdos e os aplicam em sua vida diária. É fundamental, portanto, dotar essas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) de um papel concreto na educação com propostas de inserção em atividades para trabalhar, por exemplo, nas ciências sociais. O presente artigo, fruto de práticas realizadas nas aulas em contextos escolares e universitários no Brasil e na Espanha, pretende apresentar os resultados da utilização da produção de documentários no ensino das ciências sociais. O documentário permite a incorporação de diversos recursos que inseridos em uma história audiovisual concreta assim como trabalhar uma infinidade de aspectos tradicionalmente reservados aos livros didáticos. O artigo apresentará, portanto, exemplos da aplicação dessa metodologia explicando nas diferentes partes do trabalho os principais pontos desde sua produção até a avaliação. Isso possibilitará conhecer uma proposta concreta de trabalho dentro da didática das ciências sociais, cuja aplicação gerou aspectos muito positivos onde foi levada a cabo.Imperial Editora do Colégio Pedro II2015-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/205Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 31-382358-446710.33025/grgcp2.v2i3reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/205/202Colomer Rubio, Juan CarlosNavarro, Yaninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-06T12:22:20Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/205Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2016-04-06T12:22:20Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho
title A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho
spellingShingle A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho
Colomer Rubio, Juan Carlos
Trabalho Colaborativo
Produção de Documentários
Tecnologias da Informação e Comunicação.
Tecnologias no ensino
title_short A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho
title_full A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho
title_fullStr A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho
title_full_unstemmed A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho
title_sort A produção de documentários como recurso didático TIC para o ensino de geografia e história: metodologia e proposta de trabalho
author Colomer Rubio, Juan Carlos
author_facet Colomer Rubio, Juan Carlos
Navarro, Yan
author_role author
author2 Navarro, Yan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colomer Rubio, Juan Carlos
Navarro, Yan
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Colaborativo
Produção de Documentários
Tecnologias da Informação e Comunicação.
Tecnologias no ensino
topic Trabalho Colaborativo
Produção de Documentários
Tecnologias da Informação e Comunicação.
Tecnologias no ensino
description Nos últimos anos estamos assistindo a uma mudança de paradigma educativo. A inclusão de novas tecnologias nas aulas está transformando as formas de ensinar e transmitir conhecimentos, assim como o modo em que os alunos utilizam os conteúdos e os aplicam em sua vida diária. É fundamental, portanto, dotar essas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) de um papel concreto na educação com propostas de inserção em atividades para trabalhar, por exemplo, nas ciências sociais. O presente artigo, fruto de práticas realizadas nas aulas em contextos escolares e universitários no Brasil e na Espanha, pretende apresentar os resultados da utilização da produção de documentários no ensino das ciências sociais. O documentário permite a incorporação de diversos recursos que inseridos em uma história audiovisual concreta assim como trabalhar uma infinidade de aspectos tradicionalmente reservados aos livros didáticos. O artigo apresentará, portanto, exemplos da aplicação dessa metodologia explicando nas diferentes partes do trabalho os principais pontos desde sua produção até a avaliação. Isso possibilitará conhecer uma proposta concreta de trabalho dentro da didática das ciências sociais, cuja aplicação gerou aspectos muito positivos onde foi levada a cabo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/205
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/205/202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II; v. 2 n. 3 (2015): GIRAMUNDO, TERCEIRA EDIÇÃO; 31-38
2358-4467
10.33025/grgcp2.v2i3
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042176620265472