A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho Pereira, Ana Hilguen
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1199
Resumo: RESUMO O texto apresenta considerações a respeito da cultura lúdica como instrumento de criatividade para o ensino-aprendizagem da Educação Física escolar, bem como, apresenta levantamento da literatura referente à cultura lúdica da região amazônica como maneira de fomentar práticas criativas e de valorização dos jogos e brincadeiras da Região Amazônica no cotidiano das aulas de Educação Física. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a revisão bibliográfica sistemática, onde foram analisados artigos, teses e livros, publicados em revistas eletrônicas e/ou sites de pesquisa, bem como outros de acervo pessoal. A análise foi feita a partir de breve leitura dos resumos, após a seleção dos que caberiam aos objetivos do estudo, todos os materiais foram organizados de acordo com as categorias criadas anteriormente: cultura lúdica – jogo e aprendizagem – criatividade e Educação Física – cultura lúdica amazônica.Palavras-Chave: Cultura Lúdica; Cultura Lúdica Amazônica; Criatividade; Educação Física Escolar. 
id CP2-1_6f8994441872dc5328c15dcc25e91574
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1199
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVAEDUCAÇÃO FÍSICAEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARCULTURA CORPORALRESUMO O texto apresenta considerações a respeito da cultura lúdica como instrumento de criatividade para o ensino-aprendizagem da Educação Física escolar, bem como, apresenta levantamento da literatura referente à cultura lúdica da região amazônica como maneira de fomentar práticas criativas e de valorização dos jogos e brincadeiras da Região Amazônica no cotidiano das aulas de Educação Física. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a revisão bibliográfica sistemática, onde foram analisados artigos, teses e livros, publicados em revistas eletrônicas e/ou sites de pesquisa, bem como outros de acervo pessoal. A análise foi feita a partir de breve leitura dos resumos, após a seleção dos que caberiam aos objetivos do estudo, todos os materiais foram organizados de acordo com as categorias criadas anteriormente: cultura lúdica – jogo e aprendizagem – criatividade e Educação Física – cultura lúdica amazônica.Palavras-Chave: Cultura Lúdica; Cultura Lúdica Amazônica; Criatividade; Educação Física Escolar. Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionREVISÃO DE LITERATURAapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1199Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 24-412525-591610.33025/tefe.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1199/pdf_11Marinho Pereira, Ana Hilgueninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T18:57:52Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1199Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-08-23T18:57:52Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
title A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
spellingShingle A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
Marinho Pereira, Ana Hilguen
EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CULTURA CORPORAL
title_short A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
title_full A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
title_fullStr A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
title_full_unstemmed A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
title_sort A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
author Marinho Pereira, Ana Hilguen
author_facet Marinho Pereira, Ana Hilguen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho Pereira, Ana Hilguen
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CULTURA CORPORAL
topic EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
CULTURA CORPORAL
description RESUMO O texto apresenta considerações a respeito da cultura lúdica como instrumento de criatividade para o ensino-aprendizagem da Educação Física escolar, bem como, apresenta levantamento da literatura referente à cultura lúdica da região amazônica como maneira de fomentar práticas criativas e de valorização dos jogos e brincadeiras da Região Amazônica no cotidiano das aulas de Educação Física. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a revisão bibliográfica sistemática, onde foram analisados artigos, teses e livros, publicados em revistas eletrônicas e/ou sites de pesquisa, bem como outros de acervo pessoal. A análise foi feita a partir de breve leitura dos resumos, após a seleção dos que caberiam aos objetivos do estudo, todos os materiais foram organizados de acordo com as categorias criadas anteriormente: cultura lúdica – jogo e aprendizagem – criatividade e Educação Física – cultura lúdica amazônica.Palavras-Chave: Cultura Lúdica; Cultura Lúdica Amazônica; Criatividade; Educação Física Escolar. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
REVISÃO DE LITERATURA
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1199
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1199/pdf_11
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Imperial Editora do Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 24-41
2525-5916
10.33025/tefe.v4i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042178373484544