A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1199 |
Resumo: | RESUMO O texto apresenta considerações a respeito da cultura lúdica como instrumento de criatividade para o ensino-aprendizagem da Educação Física escolar, bem como, apresenta levantamento da literatura referente à cultura lúdica da região amazônica como maneira de fomentar práticas criativas e de valorização dos jogos e brincadeiras da Região Amazônica no cotidiano das aulas de Educação Física. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a revisão bibliográfica sistemática, onde foram analisados artigos, teses e livros, publicados em revistas eletrônicas e/ou sites de pesquisa, bem como outros de acervo pessoal. A análise foi feita a partir de breve leitura dos resumos, após a seleção dos que caberiam aos objetivos do estudo, todos os materiais foram organizados de acordo com as categorias criadas anteriormente: cultura lúdica – jogo e aprendizagem – criatividade e Educação Física – cultura lúdica amazônica.Palavras-Chave: Cultura Lúdica; Cultura Lúdica Amazônica; Criatividade; Educação Física Escolar. |
id |
CP2-1_6f8994441872dc5328c15dcc25e91574 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1199 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVAEDUCAÇÃO FÍSICAEDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARCULTURA CORPORALRESUMO O texto apresenta considerações a respeito da cultura lúdica como instrumento de criatividade para o ensino-aprendizagem da Educação Física escolar, bem como, apresenta levantamento da literatura referente à cultura lúdica da região amazônica como maneira de fomentar práticas criativas e de valorização dos jogos e brincadeiras da Região Amazônica no cotidiano das aulas de Educação Física. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a revisão bibliográfica sistemática, onde foram analisados artigos, teses e livros, publicados em revistas eletrônicas e/ou sites de pesquisa, bem como outros de acervo pessoal. A análise foi feita a partir de breve leitura dos resumos, após a seleção dos que caberiam aos objetivos do estudo, todos os materiais foram organizados de acordo com as categorias criadas anteriormente: cultura lúdica – jogo e aprendizagem – criatividade e Educação Física – cultura lúdica amazônica.Palavras-Chave: Cultura Lúdica; Cultura Lúdica Amazônica; Criatividade; Educação Física Escolar. Imperial Editora do Colégio Pedro II2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionREVISÃO DE LITERATURAapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1199Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 24-412525-591610.33025/tefe.v4i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1199/pdf_11Marinho Pereira, Ana Hilgueninfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-23T18:57:52Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1199Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2019-08-23T18:57:52Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA |
title |
A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA |
spellingShingle |
A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA Marinho Pereira, Ana Hilguen EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CULTURA CORPORAL |
title_short |
A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA |
title_full |
A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA |
title_fullStr |
A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA |
title_full_unstemmed |
A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA |
title_sort |
A CULTURA LÚDICA AMAZÔNICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUAS FACES E INTERFACES NO JOGO DA APRENDIZAGEM CRIATIVA |
author |
Marinho Pereira, Ana Hilguen |
author_facet |
Marinho Pereira, Ana Hilguen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marinho Pereira, Ana Hilguen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CULTURA CORPORAL |
topic |
EDUCAÇÃO FÍSICA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR CULTURA CORPORAL |
description |
RESUMO O texto apresenta considerações a respeito da cultura lúdica como instrumento de criatividade para o ensino-aprendizagem da Educação Física escolar, bem como, apresenta levantamento da literatura referente à cultura lúdica da região amazônica como maneira de fomentar práticas criativas e de valorização dos jogos e brincadeiras da Região Amazônica no cotidiano das aulas de Educação Física. Utilizamos como instrumento de coleta de dados a revisão bibliográfica sistemática, onde foram analisados artigos, teses e livros, publicados em revistas eletrônicas e/ou sites de pesquisa, bem como outros de acervo pessoal. A análise foi feita a partir de breve leitura dos resumos, após a seleção dos que caberiam aos objetivos do estudo, todos os materiais foram organizados de acordo com as categorias criadas anteriormente: cultura lúdica – jogo e aprendizagem – criatividade e Educação Física – cultura lúdica amazônica.Palavras-Chave: Cultura Lúdica; Cultura Lúdica Amazônica; Criatividade; Educação Física Escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion REVISÃO DE LITERATURA |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1199 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/temasemedfisicaescolar/article/view/1199/pdf_11 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Imperial Editora do Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Temas em Educação Física Escolar; v. 4 n. 1 (2019): JAN/JUN 2019; 24-41 2525-5916 10.33025/tefe.v4i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042178373484544 |