O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Artur Emílio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Lacerda, Fátima Kzam Damaceno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3265
Resumo: O podcast é um recurso tecnológico simples e poderoso, com capacidades pedagógicas, especialmente flexibilidade e mobilidade, para complementar o ensino presencial, mas ainda pouco explorado. Investigamos o uso dessa ferramenta através da produção de podcasts com conteúdo de biologia envolvendo estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio de um colégio público do estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos de coleta de dados e avaliação foram questionários sobre a vivência em tecnologia digital e sobre os conteúdos ministrados. Os resultados apontaram para a possibilidade de implementar uma aprendizagem colaborativa e calcada na abordagem investigativa. A utilização dos celulares foi indicada como um aspecto positivo da experiência. Esperamos assim contribuir com o estudo sobre tecnologias de informação e seu papel como recurso complementar ao processo de ensino-aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, avaliando o impacto do uso de podcasts na aprendizagem da disciplina biologia.
id CP2-1_73171fe50465746e76a41034e7e8064e
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3265
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino MédioO podcast é um recurso tecnológico simples e poderoso, com capacidades pedagógicas, especialmente flexibilidade e mobilidade, para complementar o ensino presencial, mas ainda pouco explorado. Investigamos o uso dessa ferramenta através da produção de podcasts com conteúdo de biologia envolvendo estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio de um colégio público do estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos de coleta de dados e avaliação foram questionários sobre a vivência em tecnologia digital e sobre os conteúdos ministrados. Os resultados apontaram para a possibilidade de implementar uma aprendizagem colaborativa e calcada na abordagem investigativa. A utilização dos celulares foi indicada como um aspecto positivo da experiência. Esperamos assim contribuir com o estudo sobre tecnologias de informação e seu papel como recurso complementar ao processo de ensino-aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, avaliando o impacto do uso de podcasts na aprendizagem da disciplina biologia.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2021-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3265Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 4 n. 4 (2021): Tecnologias & Processos Educacionais em Movimento2594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3265/2075Nunes, Artur Emíliode Lacerda, Fátima Kzam Damacenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-16T13:40:43Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3265Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-16T13:40:43Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio
title O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio
spellingShingle O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio
Nunes, Artur Emílio
title_short O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio
title_full O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio
title_fullStr O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio
title_full_unstemmed O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio
title_sort O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio
author Nunes, Artur Emílio
author_facet Nunes, Artur Emílio
de Lacerda, Fátima Kzam Damaceno
author_role author
author2 de Lacerda, Fátima Kzam Damaceno
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Artur Emílio
de Lacerda, Fátima Kzam Damaceno
description O podcast é um recurso tecnológico simples e poderoso, com capacidades pedagógicas, especialmente flexibilidade e mobilidade, para complementar o ensino presencial, mas ainda pouco explorado. Investigamos o uso dessa ferramenta através da produção de podcasts com conteúdo de biologia envolvendo estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio de um colégio público do estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos de coleta de dados e avaliação foram questionários sobre a vivência em tecnologia digital e sobre os conteúdos ministrados. Os resultados apontaram para a possibilidade de implementar uma aprendizagem colaborativa e calcada na abordagem investigativa. A utilização dos celulares foi indicada como um aspecto positivo da experiência. Esperamos assim contribuir com o estudo sobre tecnologias de informação e seu papel como recurso complementar ao processo de ensino-aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, avaliando o impacto do uso de podcasts na aprendizagem da disciplina biologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3265
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3265/2075
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 4 n. 4 (2021): Tecnologias & Processos Educacionais em Movimento
2594-5580
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181826445312