O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3265 |
Resumo: | O podcast é um recurso tecnológico simples e poderoso, com capacidades pedagógicas, especialmente flexibilidade e mobilidade, para complementar o ensino presencial, mas ainda pouco explorado. Investigamos o uso dessa ferramenta através da produção de podcasts com conteúdo de biologia envolvendo estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio de um colégio público do estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos de coleta de dados e avaliação foram questionários sobre a vivência em tecnologia digital e sobre os conteúdos ministrados. Os resultados apontaram para a possibilidade de implementar uma aprendizagem colaborativa e calcada na abordagem investigativa. A utilização dos celulares foi indicada como um aspecto positivo da experiência. Esperamos assim contribuir com o estudo sobre tecnologias de informação e seu papel como recurso complementar ao processo de ensino-aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, avaliando o impacto do uso de podcasts na aprendizagem da disciplina biologia. |
id |
CP2-1_73171fe50465746e76a41034e7e8064e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3265 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino MédioO podcast é um recurso tecnológico simples e poderoso, com capacidades pedagógicas, especialmente flexibilidade e mobilidade, para complementar o ensino presencial, mas ainda pouco explorado. Investigamos o uso dessa ferramenta através da produção de podcasts com conteúdo de biologia envolvendo estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio de um colégio público do estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos de coleta de dados e avaliação foram questionários sobre a vivência em tecnologia digital e sobre os conteúdos ministrados. Os resultados apontaram para a possibilidade de implementar uma aprendizagem colaborativa e calcada na abordagem investigativa. A utilização dos celulares foi indicada como um aspecto positivo da experiência. Esperamos assim contribuir com o estudo sobre tecnologias de informação e seu papel como recurso complementar ao processo de ensino-aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, avaliando o impacto do uso de podcasts na aprendizagem da disciplina biologia.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2021-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3265Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 4 n. 4 (2021): Tecnologias & Processos Educacionais em Movimento2594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3265/2075Nunes, Artur Emíliode Lacerda, Fátima Kzam Damacenoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-16T13:40:43Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/3265Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-09-16T13:40:43Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio |
title |
O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio |
spellingShingle |
O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio Nunes, Artur Emílio |
title_short |
O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio |
title_full |
O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio |
title_fullStr |
O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio |
title_sort |
O uso de Podcast no ensino-aprendizagem de Biologia: um estudo com estudantes de Ensino Médio |
author |
Nunes, Artur Emílio |
author_facet |
Nunes, Artur Emílio de Lacerda, Fátima Kzam Damaceno |
author_role |
author |
author2 |
de Lacerda, Fátima Kzam Damaceno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Artur Emílio de Lacerda, Fátima Kzam Damaceno |
description |
O podcast é um recurso tecnológico simples e poderoso, com capacidades pedagógicas, especialmente flexibilidade e mobilidade, para complementar o ensino presencial, mas ainda pouco explorado. Investigamos o uso dessa ferramenta através da produção de podcasts com conteúdo de biologia envolvendo estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio de um colégio público do estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos de coleta de dados e avaliação foram questionários sobre a vivência em tecnologia digital e sobre os conteúdos ministrados. Os resultados apontaram para a possibilidade de implementar uma aprendizagem colaborativa e calcada na abordagem investigativa. A utilização dos celulares foi indicada como um aspecto positivo da experiência. Esperamos assim contribuir com o estudo sobre tecnologias de informação e seu papel como recurso complementar ao processo de ensino-aprendizagem, dentro e fora da sala de aula, avaliando o impacto do uso de podcasts na aprendizagem da disciplina biologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3265 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3265 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/3265/2075 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 4 n. 4 (2021): Tecnologias & Processos Educacionais em Movimento 2594-5580 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181826445312 |