Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Eliana Duarte
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11459
Resumo: Dissertação (mestrado)
id FURG_157478a9ed2c1553130a3c8cfac3de1d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/11459
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visualTeaching History and the use of podcast for visually impaired studentsEnsino de HistóriaPrática de EnsinoEducação InclusivaDeficiência VisualPodcastHistory teachingTeaching PracticeInclusive educationVisual impairmentPodcastDissertação (mestrado)Esta pesquisa faz parte de estudos realizados no Mestrado Profissional em História, pela Universidade Federal do Rio Grande. Trata da relação entre o Ensino de História, a aprendizagem de estudantes com deficiência visual e as possibilidades do uso de podcast nas aulas de História como ferramenta na construção do conhecimento histórico destes educandos. O objetivo principal é verificar a presença e o uso de podcast em sala de aula pelos professores de História. Para isso, a metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo, desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica e de uma entrevista com um professor de História de uma escola estadual da cidade do Rio Grande/RS, a fim de apreender suas experiências com estudantes com deficiência visual e a viabilidade do uso de podcasts em suas aulas. O produto final apresentado nesta pesquisa é um podcast que apresenta reflexões sobre o ensino de História e as TICs; Educação Inclusiva e Especial e por fim uma discussão sobre a inclusão de um estudante com deficiência visual numa escola estadual da cidade do Rio Grande/RS, a partir da entrevista realizada com o professor de História.This research is part of studies carried out in the Professional Master's Degree in History, at the Federal University of Rio Grande. It deals with the relationship between History Teaching, the learning of visually impaired students and the possibilities of using podcasts in History classes as a tool in the construction of these students' historical knowledge. The main objective is to verify the presence and use of podcast in the classroom by History teachers. For this, the research methodology is of a qualitative nature, developed from a bibliographic review and an interview with a History teacher from a state school in the city of Rio Grande/RS, in order to apprehend his experiences with students with disabilities. visual and the feasibility of using podcasts in their classes. The final product presented in this research is a podcast that presents about teaching history and ICTs; Inclusive and Special Education and presents a question about the inclusion of a student with visual impairment in a state school in the city of Rio Grande/RS, based on the interview with the History teacher.Santos, Rita de Cassia Grecco dosNunes, Eliana Duarte2024-02-15T02:54:49Z2024-02-15T02:54:49Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, Eliana Duarte. Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022.https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2024-02-15T02:54:50Zoai:repositorio.furg.br:123456789/11459Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2024-02-15T02:54:50Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual
Teaching History and the use of podcast for visually impaired students
title Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual
spellingShingle Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual
Nunes, Eliana Duarte
Ensino de História
Prática de Ensino
Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Podcast
History teaching
Teaching Practice
Inclusive education
Visual impairment
Podcast
title_short Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual
title_full Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual
title_fullStr Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual
title_full_unstemmed Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual
title_sort Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual
author Nunes, Eliana Duarte
author_facet Nunes, Eliana Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Rita de Cassia Grecco dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Eliana Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Prática de Ensino
Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Podcast
History teaching
Teaching Practice
Inclusive education
Visual impairment
Podcast
topic Ensino de História
Prática de Ensino
Educação Inclusiva
Deficiência Visual
Podcast
History teaching
Teaching Practice
Inclusive education
Visual impairment
Podcast
description Dissertação (mestrado)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-02-15T02:54:49Z
2024-02-15T02:54:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Eliana Duarte. Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022.
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11459
identifier_str_mv NUNES, Eliana Duarte. Ensino de História e o uso do podcast para estudantes com deficiência visual. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022.
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813187233897775104