Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2326 |
Resumo: | Uma das maiores dificuldades que o professor encara no processo educativo é ter a verdadeira ciência de que forma está se processando a aprendizagem do aluno. Ter acesso a um feedback imediato do aluno, com o objetivo de melhorar seu desempenho, é crucial no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a experiência da utilização da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa do curso de Bioestatística. No final do semestre, um questionário foi distribuído aos estudantes com o objetivo de investigar suas opiniões sobre a eficácia do uso da ferramenta na avaliação formativa. O Plickers é um sistema de respostas inovador e de baixo custo. Cada aluno recebe um cartão com um código estilo QR, contendo em cada lado uma letra A, B, C ou D. Após a apresentação de um pergunta de múltipla escolha ou verdadeiro/falso, cada aluno segura o cartão com a resposta indicada no topo. O professor faz a leitura das respostas instantaneamente por meio de um smartphone com câmera e o aplicativo Plickers instalado. Apesar das dificuldades encontradas com o uso de tecnologias digitais, Plickers se mostrou adequado como ferramenta de avaliação formativa. Foi possível observar um maior envolvimento dos alunos, levando à criação de um ambiente de aprendizado eficaz. Além disso, a ferramenta ajudou a fornecer um aprendizado individualizado, tornando as aulas mais interessantes, divertidas e informativas. Foi uma experiência considerada de sucesso e que se encontra em ação no período atual. |
id |
CP2-1_7756c5494b56f6d6f7bdc454fc1614c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2326 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de BioestatísticaUma das maiores dificuldades que o professor encara no processo educativo é ter a verdadeira ciência de que forma está se processando a aprendizagem do aluno. Ter acesso a um feedback imediato do aluno, com o objetivo de melhorar seu desempenho, é crucial no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a experiência da utilização da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa do curso de Bioestatística. No final do semestre, um questionário foi distribuído aos estudantes com o objetivo de investigar suas opiniões sobre a eficácia do uso da ferramenta na avaliação formativa. O Plickers é um sistema de respostas inovador e de baixo custo. Cada aluno recebe um cartão com um código estilo QR, contendo em cada lado uma letra A, B, C ou D. Após a apresentação de um pergunta de múltipla escolha ou verdadeiro/falso, cada aluno segura o cartão com a resposta indicada no topo. O professor faz a leitura das respostas instantaneamente por meio de um smartphone com câmera e o aplicativo Plickers instalado. Apesar das dificuldades encontradas com o uso de tecnologias digitais, Plickers se mostrou adequado como ferramenta de avaliação formativa. Foi possível observar um maior envolvimento dos alunos, levando à criação de um ambiente de aprendizado eficaz. Além disso, a ferramenta ajudou a fornecer um aprendizado individualizado, tornando as aulas mais interessantes, divertidas e informativas. Foi uma experiência considerada de sucesso e que se encontra em ação no período atual.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2326Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2326/1570Raposo, Letícia MartinsMarinho, Juliana dos Santos LopesSilva, Aline Rodrigues Cezario dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2326Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística |
title |
Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística |
spellingShingle |
Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística Raposo, Letícia Martins |
title_short |
Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística |
title_full |
Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística |
title_fullStr |
Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística |
title_full_unstemmed |
Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística |
title_sort |
Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística |
author |
Raposo, Letícia Martins |
author_facet |
Raposo, Letícia Martins Marinho, Juliana dos Santos Lopes Silva, Aline Rodrigues Cezario da |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Juliana dos Santos Lopes Silva, Aline Rodrigues Cezario da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Raposo, Letícia Martins Marinho, Juliana dos Santos Lopes Silva, Aline Rodrigues Cezario da |
description |
Uma das maiores dificuldades que o professor encara no processo educativo é ter a verdadeira ciência de que forma está se processando a aprendizagem do aluno. Ter acesso a um feedback imediato do aluno, com o objetivo de melhorar seu desempenho, é crucial no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a experiência da utilização da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa do curso de Bioestatística. No final do semestre, um questionário foi distribuído aos estudantes com o objetivo de investigar suas opiniões sobre a eficácia do uso da ferramenta na avaliação formativa. O Plickers é um sistema de respostas inovador e de baixo custo. Cada aluno recebe um cartão com um código estilo QR, contendo em cada lado uma letra A, B, C ou D. Após a apresentação de um pergunta de múltipla escolha ou verdadeiro/falso, cada aluno segura o cartão com a resposta indicada no topo. O professor faz a leitura das respostas instantaneamente por meio de um smartphone com câmera e o aplicativo Plickers instalado. Apesar das dificuldades encontradas com o uso de tecnologias digitais, Plickers se mostrou adequado como ferramenta de avaliação formativa. Foi possível observar um maior envolvimento dos alunos, levando à criação de um ambiente de aprendizado eficaz. Além disso, a ferramenta ajudou a fornecer um aprendizado individualizado, tornando as aulas mais interessantes, divertidas e informativas. Foi uma experiência considerada de sucesso e que se encontra em ação no período atual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2326 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2326/1570 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019 2594-5580 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181789745152 |