Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Letícia Martins
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marinho, Juliana dos Santos Lopes, Silva, Aline Rodrigues Cezario da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2326
Resumo: Uma das maiores dificuldades que o professor encara no processo educativo é ter a verdadeira ciência de que forma está se processando a aprendizagem do aluno. Ter acesso a um feedback imediato do aluno, com o objetivo de melhorar seu desempenho, é crucial no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a experiência da utilização da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa do curso de Bioestatística. No final do semestre, um questionário foi distribuído aos estudantes com o objetivo de investigar suas opiniões sobre a eficácia do uso da ferramenta na avaliação formativa. O Plickers é um sistema de respostas inovador e de baixo custo. Cada aluno recebe um cartão com um código estilo QR, contendo em cada lado uma letra A, B, C ou D. Após a apresentação de um pergunta de múltipla escolha ou verdadeiro/falso, cada aluno segura o cartão com a resposta indicada no topo. O professor faz a leitura das respostas instantaneamente por meio de um smartphone com câmera e o aplicativo Plickers instalado. Apesar das dificuldades encontradas com o uso de tecnologias digitais, Plickers se mostrou adequado como ferramenta de avaliação formativa. Foi possível observar um maior envolvimento dos alunos, levando à criação de um ambiente de aprendizado eficaz. Além disso, a ferramenta ajudou a fornecer um aprendizado individualizado, tornando as aulas mais interessantes, divertidas e informativas. Foi uma experiência considerada de sucesso e que se encontra em ação no período atual.
id CP2-1_7756c5494b56f6d6f7bdc454fc1614c8
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2326
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de BioestatísticaUma das maiores dificuldades que o professor encara no processo educativo é ter a verdadeira ciência de que forma está se processando a aprendizagem do aluno. Ter acesso a um feedback imediato do aluno, com o objetivo de melhorar seu desempenho, é crucial no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a experiência da utilização da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa do curso de Bioestatística. No final do semestre, um questionário foi distribuído aos estudantes com o objetivo de investigar suas opiniões sobre a eficácia do uso da ferramenta na avaliação formativa. O Plickers é um sistema de respostas inovador e de baixo custo. Cada aluno recebe um cartão com um código estilo QR, contendo em cada lado uma letra A, B, C ou D. Após a apresentação de um pergunta de múltipla escolha ou verdadeiro/falso, cada aluno segura o cartão com a resposta indicada no topo. O professor faz a leitura das respostas instantaneamente por meio de um smartphone com câmera e o aplicativo Plickers instalado. Apesar das dificuldades encontradas com o uso de tecnologias digitais, Plickers se mostrou adequado como ferramenta de avaliação formativa. Foi possível observar um maior envolvimento dos alunos, levando à criação de um ambiente de aprendizado eficaz. Além disso, a ferramenta ajudou a fornecer um aprendizado individualizado, tornando as aulas mais interessantes, divertidas e informativas. Foi uma experiência considerada de sucesso e que se encontra em ação no período atual.Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2326Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 20192594-5580reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2326/1570Raposo, Letícia MartinsMarinho, Juliana dos Santos LopesSilva, Aline Rodrigues Cezario dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-10T10:46:49Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/2326Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2021-11-10T10:46:49Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística
title Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística
spellingShingle Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística
Raposo, Letícia Martins
title_short Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística
title_full Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística
title_fullStr Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística
title_full_unstemmed Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística
title_sort Uso da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa no curso de Bioestatística
author Raposo, Letícia Martins
author_facet Raposo, Letícia Martins
Marinho, Juliana dos Santos Lopes
Silva, Aline Rodrigues Cezario da
author_role author
author2 Marinho, Juliana dos Santos Lopes
Silva, Aline Rodrigues Cezario da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raposo, Letícia Martins
Marinho, Juliana dos Santos Lopes
Silva, Aline Rodrigues Cezario da
description Uma das maiores dificuldades que o professor encara no processo educativo é ter a verdadeira ciência de que forma está se processando a aprendizagem do aluno. Ter acesso a um feedback imediato do aluno, com o objetivo de melhorar seu desempenho, é crucial no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a experiência da utilização da ferramenta Plickers como tecnologia avaliativa do curso de Bioestatística. No final do semestre, um questionário foi distribuído aos estudantes com o objetivo de investigar suas opiniões sobre a eficácia do uso da ferramenta na avaliação formativa. O Plickers é um sistema de respostas inovador e de baixo custo. Cada aluno recebe um cartão com um código estilo QR, contendo em cada lado uma letra A, B, C ou D. Após a apresentação de um pergunta de múltipla escolha ou verdadeiro/falso, cada aluno segura o cartão com a resposta indicada no topo. O professor faz a leitura das respostas instantaneamente por meio de um smartphone com câmera e o aplicativo Plickers instalado. Apesar das dificuldades encontradas com o uso de tecnologias digitais, Plickers se mostrou adequado como ferramenta de avaliação formativa. Foi possível observar um maior envolvimento dos alunos, levando à criação de um ambiente de aprendizado eficaz. Além disso, a ferramenta ajudou a fornecer um aprendizado individualizado, tornando as aulas mais interessantes, divertidas e informativas. Foi uma experiência considerada de sucesso e que se encontra em ação no período atual.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2326
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/parceriasdigitais/article/view/2326/1570
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
publisher.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar Parcerias Digitais; v. 2 n. 2 (2020): Seminário Mídias e Educação 2019
2594-5580
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181789745152