Plickers como ferramenta de avaliação de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sónia Dias de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3276
Resumo: As atuais orientações do Ministério da Educação apontam para uma escola que crie um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências. Esta escola terá de realizar uma reconfiguração, de modo a ir ao encontro das exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas. Para que ocorra essa reconfiguração, existe um vasto corpo de autores que defende o uso das ferramentas da web 2.0 na sala de aula. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação torna as aulas mais interessantes, motivantes e torna o aluno mais ativo na sua aprendizagem. No entanto, existe um longo percurso a percorrer nas nossas escolas para alterar a metodologia de ensino/aprendizagem/avaliação. Neste sentido, este trabalho procurou investigar se o uso de ferramentas da web 2.0, a ferramenta Plickers, facilita e/ou melhora a avaliação diagnóstica e formativa na disciplina de Ciências Naturais. Também, se pretende investigar se o feedback fornecido pela ferramenta é importante para o aluno aprender a aprender. Para atingir os objetivos da investigação, utilizou-se uma investigação qualitativa, usando estudo de caso como modalidade de pesquisa, com alunos de duas turmas do 6.º ano de Ciências Naturais, de um Agrupamento de Vila Franca de Xira. Os resultados sugerem que a ferramenta utilizada facilitou as avaliações, uma vez que o feedback dado automaticamente, contribuiu para que os alunos tivessem noção das suas lacunas, facilitando uma aprendizagem mais eficiente. A ferramenta melhorou a avaliação, tendo em conta que, os alunos ao saberem as suas lacunas, facilmente construíam conhecimento e desconstruíam conceitos errados. A interação estabelecida com a ferramenta sugere que esta, enquanto tecnologia avaliativa, é relevante para colocar o aluno no centro da aprendizagem, oferecendo motivação e facilita a aprendizagem.
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