A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Encontros |
Texto Completo: | https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1496 |
Resumo: | Este artigo traz reflexões sobre o papel da música e, como resultado das conexões por ela estabelecidas, sobre os rumos e possibilidades da educação musical na escola regular e na transformação social em pleno século XXI. Para tanto, promove breves diálogos entre educadores e pesquisadores, tais como Keith Swanwick, Stuart Hall, Moema Craveiro Campos, Christopher Small, entre outros. A mídia e a globalização são alguns dos temas enfocados que interferem diretamente no ensino da música, passando pelo fazer musical, pelo educando, enquanto ser hábil no manejo da sintaxe musical, pelo prazer no aprender, pela motivação e ainda pela composição, como instrumento imprescindível na construção e na solidificação de conceitos relevantes na aprendizagem musical, que convergem, por fim, para um novo panorama e um novo paradigma do ensino da música. |
id |
CP2-1_78045e7f5060bf5039e8bdae49293c5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1496 |
network_acronym_str |
CP2-1 |
network_name_str |
Revista Encontros |
repository_id_str |
|
spelling |
A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma?Músicaeducação musicalensino da músicaparadigma musical.Este artigo traz reflexões sobre o papel da música e, como resultado das conexões por ela estabelecidas, sobre os rumos e possibilidades da educação musical na escola regular e na transformação social em pleno século XXI. Para tanto, promove breves diálogos entre educadores e pesquisadores, tais como Keith Swanwick, Stuart Hall, Moema Craveiro Campos, Christopher Small, entre outros. A mídia e a globalização são alguns dos temas enfocados que interferem diretamente no ensino da música, passando pelo fazer musical, pelo educando, enquanto ser hábil no manejo da sintaxe musical, pelo prazer no aprender, pela motivação e ainda pela composição, como instrumento imprescindível na construção e na solidificação de conceitos relevantes na aprendizagem musical, que convergem, por fim, para um novo panorama e um novo paradigma do ensino da música.Colégio Pedro II2018-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1496Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2010): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 67-782594407X2236121910.33025/irdemcp2.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1496/1087Stepheson, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-28T21:48:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1496Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-28T21:48:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma? |
title |
A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma? |
spellingShingle |
A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma? Stepheson, Roberto Música educação musical ensino da música paradigma musical. |
title_short |
A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma? |
title_full |
A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma? |
title_fullStr |
A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma? |
title_full_unstemmed |
A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma? |
title_sort |
A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma? |
author |
Stepheson, Roberto |
author_facet |
Stepheson, Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Stepheson, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música educação musical ensino da música paradigma musical. |
topic |
Música educação musical ensino da música paradigma musical. |
description |
Este artigo traz reflexões sobre o papel da música e, como resultado das conexões por ela estabelecidas, sobre os rumos e possibilidades da educação musical na escola regular e na transformação social em pleno século XXI. Para tanto, promove breves diálogos entre educadores e pesquisadores, tais como Keith Swanwick, Stuart Hall, Moema Craveiro Campos, Christopher Small, entre outros. A mídia e a globalização são alguns dos temas enfocados que interferem diretamente no ensino da música, passando pelo fazer musical, pelo educando, enquanto ser hábil no manejo da sintaxe musical, pelo prazer no aprender, pela motivação e ainda pela composição, como instrumento imprescindível na construção e na solidificação de conceitos relevantes na aprendizagem musical, que convergem, por fim, para um novo panorama e um novo paradigma do ensino da música. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1496 |
url |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1496/1087 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Pedro II |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2010): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 67-78 2594407X 22361219 10.33025/irdemcp2.v1i1 reponame:Revista Encontros instname:Colégio Pedro II instacron:CP2 |
instname_str |
Colégio Pedro II |
instacron_str |
CP2 |
institution |
CP2 |
reponame_str |
Revista Encontros |
collection |
Revista Encontros |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Encontros - Colégio Pedro II |
repository.mail.fl_str_mv |
||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br |
_version_ |
1808042181028478976 |