A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stepheson, Roberto
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Encontros
Texto Completo: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1496
Resumo: Este artigo traz reflexões sobre o papel da música e, como resultado das conexões por ela estabelecidas, sobre os rumos e possibilidades da educação musical na escola regular e na transformação social em pleno século XXI. Para tanto, promove breves diálogos entre educadores e pesquisadores, tais como Keith Swanwick, Stuart Hall, Moema Craveiro Campos, Christopher Small, entre outros. A mídia e a globalização são alguns dos temas enfocados que interferem diretamente no ensino da música, passando pelo fazer musical, pelo educando, enquanto ser hábil no manejo da sintaxe musical, pelo prazer no aprender, pela motivação e ainda pela composição, como instrumento imprescindível na construção e na solidificação de conceitos relevantes na aprendizagem musical, que convergem, por fim, para um novo panorama e um novo paradigma do ensino da música.
id CP2-1_78045e7f5060bf5039e8bdae49293c5f
oai_identifier_str oai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1496
network_acronym_str CP2-1
network_name_str Revista Encontros
repository_id_str
spelling A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma?Músicaeducação musicalensino da músicaparadigma musical.Este artigo traz reflexões sobre o papel da música e, como resultado das conexões por ela estabelecidas, sobre os rumos e possibilidades da educação musical na escola regular e na transformação social em pleno século XXI. Para tanto, promove breves diálogos entre educadores e pesquisadores, tais como Keith Swanwick, Stuart Hall, Moema Craveiro Campos, Christopher Small, entre outros. A mídia e a globalização são alguns dos temas enfocados que interferem diretamente no ensino da música, passando pelo fazer musical, pelo educando, enquanto ser hábil no manejo da sintaxe musical, pelo prazer no aprender, pela motivação e ainda pela composição, como instrumento imprescindível na construção e na solidificação de conceitos relevantes na aprendizagem musical, que convergem, por fim, para um novo panorama e um novo paradigma do ensino da música.Colégio Pedro II2018-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1496Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2010): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 67-782594407X2236121910.33025/irdemcp2.v1i1reponame:Revista Encontrosinstname:Colégio Pedro IIinstacron:CP2porhttps://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1496/1087Stepheson, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-28T21:48:46Zoai:ojs.www.cp2.g12.br:article/1496Revistahttps://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontrosPUBhttp://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros/oai||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br2447-61961807-3867opendoar:2020-07-28T21:48:46Revista Encontros - Colégio Pedro IIfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma?
title A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma?
spellingShingle A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma?
Stepheson, Roberto
Música
educação musical
ensino da música
paradigma musical.
title_short A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma?
title_full A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma?
title_fullStr A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma?
title_full_unstemmed A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma?
title_sort A Música e o seu Ensino na Escola Regular: adequação ou novo paradigma?
author Stepheson, Roberto
author_facet Stepheson, Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stepheson, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Música
educação musical
ensino da música
paradigma musical.
topic Música
educação musical
ensino da música
paradigma musical.
description Este artigo traz reflexões sobre o papel da música e, como resultado das conexões por ela estabelecidas, sobre os rumos e possibilidades da educação musical na escola regular e na transformação social em pleno século XXI. Para tanto, promove breves diálogos entre educadores e pesquisadores, tais como Keith Swanwick, Stuart Hall, Moema Craveiro Campos, Christopher Small, entre outros. A mídia e a globalização são alguns dos temas enfocados que interferem diretamente no ensino da música, passando pelo fazer musical, pelo educando, enquanto ser hábil no manejo da sintaxe musical, pelo prazer no aprender, pela motivação e ainda pela composição, como instrumento imprescindível na construção e na solidificação de conceitos relevantes na aprendizagem musical, que convergem, por fim, para um novo panorama e um novo paradigma do ensino da música.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1496
url https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1496
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/interludio/article/view/1496/1087
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
publisher.none.fl_str_mv Colégio Pedro II
dc.source.none.fl_str_mv Interlúdio - Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; v. 1 n. 1 (2010): Interlúdio: Revista do Departamento de Educação Musical do Colégio Pedro II; 67-78
2594407X
22361219
10.33025/irdemcp2.v1i1
reponame:Revista Encontros
instname:Colégio Pedro II
instacron:CP2
instname_str Colégio Pedro II
instacron_str CP2
institution CP2
reponame_str Revista Encontros
collection Revista Encontros
repository.name.fl_str_mv Revista Encontros - Colégio Pedro II
repository.mail.fl_str_mv ||ribasanam@gmail.com||anaprofa@terra.com.br||sbandoli@uol.com.br
_version_ 1808042181028478976